MATRICIAMENTO EM SAÚDE MENTAL SEGUNDO PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pegoraro,Renata Fabiana
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cassimiro,Tiago José Luiz, Leão,Nara Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722014000400621
Resumo: O objetivo desta pesquisa consistiu em compreender o sentido do apoio matricial em saúde mental oferecido pela equipe de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) segundo profissionais que atuavam em três unidades da Estratégia de Saude da Família (ESF) em Goiânia, Goiás. Foram entrevistados doze profissionais a partir de um roteiro semiestruturado, formado por questões abertas e fechadas, que investigou dados sociodemográficos dos participantes, formação profissional, tempo de trabalho na ESF e compreensão sobre o apoio matricial. Os dados apontaram a realização de atividades conjuntas entre as equipes do CAPS e da Saúde da Família, sendo o psiquiatra e o psicólogo os profissionais do CAPS mais frequentemente associados ao matriciamento. O estudo ainda identificou que era solicitado apoio matricial para usuários que necessitavam de revisão de medicação e que possuíam diagnóstico psiquiátrico prévio ou comportamentos inadequados. Para os entrevistados, a importância da revisão da medicação e a presença do CAPS no território foram pontos positivos do matriciamento, o que denota a existência do saber médico como orientador das condutas e um cuidado distante da integralidade. Conclui-se que as equipes de Saúde da Família reconhecem a contribuição da lógica do apoio matricial, mas que esta lógica encontra-se centrada em uma compreensão de caráter biologicista sobre o sofrimento psíquico.
id PUC_RIO-24_ffda35754a4daaae7be2af2d5d09dee4
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722014000400621
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling MATRICIAMENTO EM SAÚDE MENTAL SEGUNDO PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIAApoio matricialcentro de atenção psicossocialsaúde da famíliaO objetivo desta pesquisa consistiu em compreender o sentido do apoio matricial em saúde mental oferecido pela equipe de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) segundo profissionais que atuavam em três unidades da Estratégia de Saude da Família (ESF) em Goiânia, Goiás. Foram entrevistados doze profissionais a partir de um roteiro semiestruturado, formado por questões abertas e fechadas, que investigou dados sociodemográficos dos participantes, formação profissional, tempo de trabalho na ESF e compreensão sobre o apoio matricial. Os dados apontaram a realização de atividades conjuntas entre as equipes do CAPS e da Saúde da Família, sendo o psiquiatra e o psicólogo os profissionais do CAPS mais frequentemente associados ao matriciamento. O estudo ainda identificou que era solicitado apoio matricial para usuários que necessitavam de revisão de medicação e que possuíam diagnóstico psiquiátrico prévio ou comportamentos inadequados. Para os entrevistados, a importância da revisão da medicação e a presença do CAPS no território foram pontos positivos do matriciamento, o que denota a existência do saber médico como orientador das condutas e um cuidado distante da integralidade. Conclui-se que as equipes de Saúde da Família reconhecem a contribuição da lógica do apoio matricial, mas que esta lógica encontra-se centrada em uma compreensão de caráter biologicista sobre o sofrimento psíquico.Universidade Estadual de Maringá2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722014000400621Psicologia em Estudo v.19 n.4 2014reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/1413-73722348905info:eu-repo/semantics/openAccessPegoraro,Renata FabianaCassimiro,Tiago José LuizLeão,Nara Cristinapor2015-03-06T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722014000400621Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2015-03-06T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv MATRICIAMENTO EM SAÚDE MENTAL SEGUNDO PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA
title MATRICIAMENTO EM SAÚDE MENTAL SEGUNDO PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA
spellingShingle MATRICIAMENTO EM SAÚDE MENTAL SEGUNDO PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA
Pegoraro,Renata Fabiana
Apoio matricial
centro de atenção psicossocial
saúde da família
title_short MATRICIAMENTO EM SAÚDE MENTAL SEGUNDO PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA
title_full MATRICIAMENTO EM SAÚDE MENTAL SEGUNDO PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA
title_fullStr MATRICIAMENTO EM SAÚDE MENTAL SEGUNDO PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA
title_full_unstemmed MATRICIAMENTO EM SAÚDE MENTAL SEGUNDO PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA
title_sort MATRICIAMENTO EM SAÚDE MENTAL SEGUNDO PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA
author Pegoraro,Renata Fabiana
author_facet Pegoraro,Renata Fabiana
Cassimiro,Tiago José Luiz
Leão,Nara Cristina
author_role author
author2 Cassimiro,Tiago José Luiz
Leão,Nara Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pegoraro,Renata Fabiana
Cassimiro,Tiago José Luiz
Leão,Nara Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Apoio matricial
centro de atenção psicossocial
saúde da família
topic Apoio matricial
centro de atenção psicossocial
saúde da família
description O objetivo desta pesquisa consistiu em compreender o sentido do apoio matricial em saúde mental oferecido pela equipe de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) segundo profissionais que atuavam em três unidades da Estratégia de Saude da Família (ESF) em Goiânia, Goiás. Foram entrevistados doze profissionais a partir de um roteiro semiestruturado, formado por questões abertas e fechadas, que investigou dados sociodemográficos dos participantes, formação profissional, tempo de trabalho na ESF e compreensão sobre o apoio matricial. Os dados apontaram a realização de atividades conjuntas entre as equipes do CAPS e da Saúde da Família, sendo o psiquiatra e o psicólogo os profissionais do CAPS mais frequentemente associados ao matriciamento. O estudo ainda identificou que era solicitado apoio matricial para usuários que necessitavam de revisão de medicação e que possuíam diagnóstico psiquiátrico prévio ou comportamentos inadequados. Para os entrevistados, a importância da revisão da medicação e a presença do CAPS no território foram pontos positivos do matriciamento, o que denota a existência do saber médico como orientador das condutas e um cuidado distante da integralidade. Conclui-se que as equipes de Saúde da Família reconhecem a contribuição da lógica do apoio matricial, mas que esta lógica encontra-se centrada em uma compreensão de caráter biologicista sobre o sofrimento psíquico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722014000400621
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722014000400621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1413-73722348905
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.19 n.4 2014
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127906409086976