“Um cômodo para decorar e uma boa história para contar”: análise de programas sobre decoração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correa, Silvia Borges
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FAMECOS: Mídia cultura e tecnologia
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/26897
Resumo: Na última década, a televisão por assinatura no Brasil passou a exibir uma gama de programas relacionados ao universo da casa. São programas, nacionais e estrangeiros, que veiculam não somente determinadas formas de morar e de decorar uma casa, mas que divulgam estilos de vida. Essas produções televisivas fazem parte daquilo que Bell & Hollows (2005) classificaram como lifestyle media. Partindo do levantamento dos programas exibidos na TV por assinatura foi possível construir duas categorias de programas: os “realities de transformação” e os “documentais”. Tratou-se de analisar, através da etnografia de tela, um “reality de transformação” em particular: o Decora, produção brasileira sobre reforma e decoração. Em Decora, os aspectos de conflito, constitutivos dos “realities de transformação”, estão na essência da produção, pois o conflito entre a família e a casa é aquilo que leva os participantes a se inscreverem no programa e a demandarem a reforma, mas, diferentes de outros realities, o conflito não se estende à relação apresentador-participante.
id PUC_RS-12_6d4dfd501bb9d61a1001a38cd9a6d2ed
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/26897
network_acronym_str PUC_RS-12
network_name_str Revista FAMECOS: Mídia cultura e tecnologia
repository_id_str
spelling “Um cômodo para decorar e uma boa história para contar”: análise de programas sobre decoraçãoTelevisãoLifestyle mediaEtnografia de telamídiaetnografia de telaNa última década, a televisão por assinatura no Brasil passou a exibir uma gama de programas relacionados ao universo da casa. São programas, nacionais e estrangeiros, que veiculam não somente determinadas formas de morar e de decorar uma casa, mas que divulgam estilos de vida. Essas produções televisivas fazem parte daquilo que Bell & Hollows (2005) classificaram como lifestyle media. Partindo do levantamento dos programas exibidos na TV por assinatura foi possível construir duas categorias de programas: os “realities de transformação” e os “documentais”. Tratou-se de analisar, através da etnografia de tela, um “reality de transformação” em particular: o Decora, produção brasileira sobre reforma e decoração. Em Decora, os aspectos de conflito, constitutivos dos “realities de transformação”, estão na essência da produção, pois o conflito entre a família e a casa é aquilo que leva os participantes a se inscreverem no programa e a demandarem a reforma, mas, diferentes de outros realities, o conflito não se estende à relação apresentador-participante.Editora da PUCRS - ediPUCRS2018-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/2689710.15448/1980-3729.2018.1.26897Revista FAMECOS; Vol. 25 No. 1 (2018); ID26897Revista FAMECOS; Vol. 25 Núm. 1 (2018); ID26897Revista FAMECOS; v. 25 n. 1 (2018); ID268971980-37291415-054910.15448/1980-3729.2018.1reponame:Revista FAMECOS: Mídia cultura e tecnologiainstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/26897/16242Copyright (c) 2017 Revista FAMECOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrea, Silvia Borges2018-01-01T14:10:37Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/26897Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecosPRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/oai||revistafamecos@gmail.com1980-37291980-3729opendoar:2018-01-01T14:10:37Revista FAMECOS: Mídia cultura e tecnologia - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv “Um cômodo para decorar e uma boa história para contar”: análise de programas sobre decoração
title “Um cômodo para decorar e uma boa história para contar”: análise de programas sobre decoração
spellingShingle “Um cômodo para decorar e uma boa história para contar”: análise de programas sobre decoração
Correa, Silvia Borges
Televisão
Lifestyle media
Etnografia de tela
mídia
etnografia de tela
title_short “Um cômodo para decorar e uma boa história para contar”: análise de programas sobre decoração
title_full “Um cômodo para decorar e uma boa história para contar”: análise de programas sobre decoração
title_fullStr “Um cômodo para decorar e uma boa história para contar”: análise de programas sobre decoração
title_full_unstemmed “Um cômodo para decorar e uma boa história para contar”: análise de programas sobre decoração
title_sort “Um cômodo para decorar e uma boa história para contar”: análise de programas sobre decoração
author Correa, Silvia Borges
author_facet Correa, Silvia Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correa, Silvia Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão
Lifestyle media
Etnografia de tela
mídia
etnografia de tela
topic Televisão
Lifestyle media
Etnografia de tela
mídia
etnografia de tela
description Na última década, a televisão por assinatura no Brasil passou a exibir uma gama de programas relacionados ao universo da casa. São programas, nacionais e estrangeiros, que veiculam não somente determinadas formas de morar e de decorar uma casa, mas que divulgam estilos de vida. Essas produções televisivas fazem parte daquilo que Bell & Hollows (2005) classificaram como lifestyle media. Partindo do levantamento dos programas exibidos na TV por assinatura foi possível construir duas categorias de programas: os “realities de transformação” e os “documentais”. Tratou-se de analisar, através da etnografia de tela, um “reality de transformação” em particular: o Decora, produção brasileira sobre reforma e decoração. Em Decora, os aspectos de conflito, constitutivos dos “realities de transformação”, estão na essência da produção, pois o conflito entre a família e a casa é aquilo que leva os participantes a se inscreverem no programa e a demandarem a reforma, mas, diferentes de outros realities, o conflito não se estende à relação apresentador-participante.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/26897
10.15448/1980-3729.2018.1.26897
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/26897
identifier_str_mv 10.15448/1980-3729.2018.1.26897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/26897/16242
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista FAMECOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista FAMECOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Revista FAMECOS; Vol. 25 No. 1 (2018); ID26897
Revista FAMECOS; Vol. 25 Núm. 1 (2018); ID26897
Revista FAMECOS; v. 25 n. 1 (2018); ID26897
1980-3729
1415-0549
10.15448/1980-3729.2018.1
reponame:Revista FAMECOS: Mídia cultura e tecnologia
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Revista FAMECOS: Mídia cultura e tecnologia
collection Revista FAMECOS: Mídia cultura e tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista FAMECOS: Mídia cultura e tecnologia - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistafamecos@gmail.com
_version_ 1799128663232348160