“Um cômodo para decorar e uma boa história para contar”: análise de programas sobre decoração
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FAMECOS: Mídia cultura e tecnologia |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/26897 |
Resumo: | Na última década, a televisão por assinatura no Brasil passou a exibir uma gama de programas relacionados ao universo da casa. São programas, nacionais e estrangeiros, que veiculam não somente determinadas formas de morar e de decorar uma casa, mas que divulgam estilos de vida. Essas produções televisivas fazem parte daquilo que Bell & Hollows (2005) classificaram como lifestyle media. Partindo do levantamento dos programas exibidos na TV por assinatura foi possível construir duas categorias de programas: os “realities de transformação” e os “documentais”. Tratou-se de analisar, através da etnografia de tela, um “reality de transformação” em particular: o Decora, produção brasileira sobre reforma e decoração. Em Decora, os aspectos de conflito, constitutivos dos “realities de transformação”, estão na essência da produção, pois o conflito entre a família e a casa é aquilo que leva os participantes a se inscreverem no programa e a demandarem a reforma, mas, diferentes de outros realities, o conflito não se estende à relação apresentador-participante. |
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“Um cômodo para decorar e uma boa história para contar”: análise de programas sobre decoraçãoTelevisãoLifestyle mediaEtnografia de telamídiaetnografia de telaNa última década, a televisão por assinatura no Brasil passou a exibir uma gama de programas relacionados ao universo da casa. São programas, nacionais e estrangeiros, que veiculam não somente determinadas formas de morar e de decorar uma casa, mas que divulgam estilos de vida. Essas produções televisivas fazem parte daquilo que Bell & Hollows (2005) classificaram como lifestyle media. Partindo do levantamento dos programas exibidos na TV por assinatura foi possível construir duas categorias de programas: os “realities de transformação” e os “documentais”. Tratou-se de analisar, através da etnografia de tela, um “reality de transformação” em particular: o Decora, produção brasileira sobre reforma e decoração. Em Decora, os aspectos de conflito, constitutivos dos “realities de transformação”, estão na essência da produção, pois o conflito entre a família e a casa é aquilo que leva os participantes a se inscreverem no programa e a demandarem a reforma, mas, diferentes de outros realities, o conflito não se estende à relação apresentador-participante.Editora da PUCRS - ediPUCRS2018-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/2689710.15448/1980-3729.2018.1.26897Revista FAMECOS; Vol. 25 No. 1 (2018); ID26897Revista FAMECOS; Vol. 25 Núm. 1 (2018); ID26897Revista FAMECOS; v. 25 n. 1 (2018); ID268971980-37291415-054910.15448/1980-3729.2018.1reponame:Revista FAMECOS: Mídia cultura e tecnologiainstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/26897/16242Copyright (c) 2017 Revista FAMECOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrea, Silvia Borges2018-01-01T14:10:37Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/26897Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecosPRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/oai||revistafamecos@gmail.com1980-37291980-3729opendoar:2018-01-01T14:10:37Revista FAMECOS: Mídia cultura e tecnologia - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
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