Antecedentes da Reconceituação Latino-Americana na Escola de Porto Alegre – RS / Latin American Reconceituation Antecedents in the School of Porto Alegre – RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Graziela Scheffer
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Closs, Thaisa Teixeira, Zacarias, Inez Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Textos & contextos (Porto Alegre)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/30390
Resumo: Este artigo apresenta resultados da pesquisa “Serviço Social, memória e reconceituação latino-americana: antecedentes e expressões na escola de Porto Alegre – RS”. A metodologia utilizada foi a análise documental do acervo histórico da escola, englobando os currículos, os planos de disciplinas e a categorização de 517 trabalhos de conclusão de curso, no período de 1948 a 1975. A partir dos resultados, verifica-se que a influência do desenvolvimentismo na escola foi impulsionada pela realização de Seminários Internacionais em Porto Alegre na década de 1950, sendo intensificada no início da década de 1960 no quadro da conjuntura política do governo Leonel Brizola. No período que antecede a realização do I Seminário Latino-Americano de 1965, sediado nesta escola, verificam-se duas tendências de renovação profissional, quais sejam: a estrutural-participativa, articulada pelo docente Seno Cornely, marcada pela influência do pensamento cepalino, pela técnica de Seminários na mobilização de comunidades, integrando DC, planejamento e política social no âmbito do Departamento de Assistência Social; e a pedagógico-cultural, vinculada ao movimento de Cultura Popular, articulada pelas docentes Lucia Castillo e Zilah Totta sob a influência da esquerda católica, em articulação com a Secretaria de Cultura, sob a influência intelectual de Ernani Fiori.
id PUC_RS-13_32056bbc61a2360a7489e5de9b9485dc
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/30390
network_acronym_str PUC_RS-13
network_name_str Textos & contextos (Porto Alegre)
repository_id_str
spelling Antecedentes da Reconceituação Latino-Americana na Escola de Porto Alegre – RS / Latin American Reconceituation Antecedents in the School of Porto Alegre – RSFundamentos do Serviço SocialDesenvolvimentismoReconceituação latino-americanaRio Grande do Sul.Este artigo apresenta resultados da pesquisa “Serviço Social, memória e reconceituação latino-americana: antecedentes e expressões na escola de Porto Alegre – RS”. A metodologia utilizada foi a análise documental do acervo histórico da escola, englobando os currículos, os planos de disciplinas e a categorização de 517 trabalhos de conclusão de curso, no período de 1948 a 1975. A partir dos resultados, verifica-se que a influência do desenvolvimentismo na escola foi impulsionada pela realização de Seminários Internacionais em Porto Alegre na década de 1950, sendo intensificada no início da década de 1960 no quadro da conjuntura política do governo Leonel Brizola. No período que antecede a realização do I Seminário Latino-Americano de 1965, sediado nesta escola, verificam-se duas tendências de renovação profissional, quais sejam: a estrutural-participativa, articulada pelo docente Seno Cornely, marcada pela influência do pensamento cepalino, pela técnica de Seminários na mobilização de comunidades, integrando DC, planejamento e política social no âmbito do Departamento de Assistência Social; e a pedagógico-cultural, vinculada ao movimento de Cultura Popular, articulada pelas docentes Lucia Castillo e Zilah Totta sob a influência da esquerda católica, em articulação com a Secretaria de Cultura, sob a influência intelectual de Ernani Fiori.Editora da PUCRS - ediPUCRS2018-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/3039010.15448/1677-9509.2018.1.30390Textos & Contextos (Porto Alegre); Vol. 17 No. 1 (2018); 67 - 80Textos & Contextos (Porto Alegre); v. 17 n. 1 (2018); 67 - 801677-950910.15448/1677-9509.2018.1reponame:Textos & contextos (Porto Alegre)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/30390/17153Copyright (c) 2018 Textos & Contextos (Porto Alegre)info:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Graziela SchefferCloss, Thaisa TeixeiraZacarias, Inez Rocha2018-08-22T19:19:15Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/30390Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fassPUBhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/oaitextos@pucrs.br1677-95091677-9509opendoar:2018-08-22T19:19:15Textos & contextos (Porto Alegre) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)false
dc.title.none.fl_str_mv Antecedentes da Reconceituação Latino-Americana na Escola de Porto Alegre – RS / Latin American Reconceituation Antecedents in the School of Porto Alegre – RS
title Antecedentes da Reconceituação Latino-Americana na Escola de Porto Alegre – RS / Latin American Reconceituation Antecedents in the School of Porto Alegre – RS
spellingShingle Antecedentes da Reconceituação Latino-Americana na Escola de Porto Alegre – RS / Latin American Reconceituation Antecedents in the School of Porto Alegre – RS
Machado, Graziela Scheffer
Fundamentos do Serviço Social
Desenvolvimentismo
Reconceituação latino-americana
Rio Grande do Sul.
title_short Antecedentes da Reconceituação Latino-Americana na Escola de Porto Alegre – RS / Latin American Reconceituation Antecedents in the School of Porto Alegre – RS
title_full Antecedentes da Reconceituação Latino-Americana na Escola de Porto Alegre – RS / Latin American Reconceituation Antecedents in the School of Porto Alegre – RS
title_fullStr Antecedentes da Reconceituação Latino-Americana na Escola de Porto Alegre – RS / Latin American Reconceituation Antecedents in the School of Porto Alegre – RS
title_full_unstemmed Antecedentes da Reconceituação Latino-Americana na Escola de Porto Alegre – RS / Latin American Reconceituation Antecedents in the School of Porto Alegre – RS
title_sort Antecedentes da Reconceituação Latino-Americana na Escola de Porto Alegre – RS / Latin American Reconceituation Antecedents in the School of Porto Alegre – RS
author Machado, Graziela Scheffer
author_facet Machado, Graziela Scheffer
Closs, Thaisa Teixeira
Zacarias, Inez Rocha
author_role author
author2 Closs, Thaisa Teixeira
Zacarias, Inez Rocha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Graziela Scheffer
Closs, Thaisa Teixeira
Zacarias, Inez Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Fundamentos do Serviço Social
Desenvolvimentismo
Reconceituação latino-americana
Rio Grande do Sul.
topic Fundamentos do Serviço Social
Desenvolvimentismo
Reconceituação latino-americana
Rio Grande do Sul.
description Este artigo apresenta resultados da pesquisa “Serviço Social, memória e reconceituação latino-americana: antecedentes e expressões na escola de Porto Alegre – RS”. A metodologia utilizada foi a análise documental do acervo histórico da escola, englobando os currículos, os planos de disciplinas e a categorização de 517 trabalhos de conclusão de curso, no período de 1948 a 1975. A partir dos resultados, verifica-se que a influência do desenvolvimentismo na escola foi impulsionada pela realização de Seminários Internacionais em Porto Alegre na década de 1950, sendo intensificada no início da década de 1960 no quadro da conjuntura política do governo Leonel Brizola. No período que antecede a realização do I Seminário Latino-Americano de 1965, sediado nesta escola, verificam-se duas tendências de renovação profissional, quais sejam: a estrutural-participativa, articulada pelo docente Seno Cornely, marcada pela influência do pensamento cepalino, pela técnica de Seminários na mobilização de comunidades, integrando DC, planejamento e política social no âmbito do Departamento de Assistência Social; e a pedagógico-cultural, vinculada ao movimento de Cultura Popular, articulada pelas docentes Lucia Castillo e Zilah Totta sob a influência da esquerda católica, em articulação com a Secretaria de Cultura, sob a influência intelectual de Ernani Fiori.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/30390
10.15448/1677-9509.2018.1.30390
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/30390
identifier_str_mv 10.15448/1677-9509.2018.1.30390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/30390/17153
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Textos & Contextos (Porto Alegre)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Textos & Contextos (Porto Alegre)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Textos & Contextos (Porto Alegre); Vol. 17 No. 1 (2018); 67 - 80
Textos & Contextos (Porto Alegre); v. 17 n. 1 (2018); 67 - 80
1677-9509
10.15448/1677-9509.2018.1
reponame:Textos & contextos (Porto Alegre)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Textos & contextos (Porto Alegre)
collection Textos & contextos (Porto Alegre)
repository.name.fl_str_mv Textos & contextos (Porto Alegre) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)
repository.mail.fl_str_mv textos@pucrs.br
_version_ 1799128638884413440