Antecedentes da Reconceituação Latino-Americana na Escola de Porto Alegre – RS / Latin American Reconceituation Antecedents in the School of Porto Alegre – RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Textos & contextos (Porto Alegre) |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/30390 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados da pesquisa “Serviço Social, memória e reconceituação latino-americana: antecedentes e expressões na escola de Porto Alegre – RS”. A metodologia utilizada foi a análise documental do acervo histórico da escola, englobando os currículos, os planos de disciplinas e a categorização de 517 trabalhos de conclusão de curso, no período de 1948 a 1975. A partir dos resultados, verifica-se que a influência do desenvolvimentismo na escola foi impulsionada pela realização de Seminários Internacionais em Porto Alegre na década de 1950, sendo intensificada no início da década de 1960 no quadro da conjuntura política do governo Leonel Brizola. No período que antecede a realização do I Seminário Latino-Americano de 1965, sediado nesta escola, verificam-se duas tendências de renovação profissional, quais sejam: a estrutural-participativa, articulada pelo docente Seno Cornely, marcada pela influência do pensamento cepalino, pela técnica de Seminários na mobilização de comunidades, integrando DC, planejamento e política social no âmbito do Departamento de Assistência Social; e a pedagógico-cultural, vinculada ao movimento de Cultura Popular, articulada pelas docentes Lucia Castillo e Zilah Totta sob a influência da esquerda católica, em articulação com a Secretaria de Cultura, sob a influência intelectual de Ernani Fiori. |
id |
PUC_RS-13_32056bbc61a2360a7489e5de9b9485dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/30390 |
network_acronym_str |
PUC_RS-13 |
network_name_str |
Textos & contextos (Porto Alegre) |
repository_id_str |
|
spelling |
Antecedentes da Reconceituação Latino-Americana na Escola de Porto Alegre – RS / Latin American Reconceituation Antecedents in the School of Porto Alegre – RSFundamentos do Serviço SocialDesenvolvimentismoReconceituação latino-americanaRio Grande do Sul.Este artigo apresenta resultados da pesquisa “Serviço Social, memória e reconceituação latino-americana: antecedentes e expressões na escola de Porto Alegre – RS”. A metodologia utilizada foi a análise documental do acervo histórico da escola, englobando os currículos, os planos de disciplinas e a categorização de 517 trabalhos de conclusão de curso, no período de 1948 a 1975. A partir dos resultados, verifica-se que a influência do desenvolvimentismo na escola foi impulsionada pela realização de Seminários Internacionais em Porto Alegre na década de 1950, sendo intensificada no início da década de 1960 no quadro da conjuntura política do governo Leonel Brizola. No período que antecede a realização do I Seminário Latino-Americano de 1965, sediado nesta escola, verificam-se duas tendências de renovação profissional, quais sejam: a estrutural-participativa, articulada pelo docente Seno Cornely, marcada pela influência do pensamento cepalino, pela técnica de Seminários na mobilização de comunidades, integrando DC, planejamento e política social no âmbito do Departamento de Assistência Social; e a pedagógico-cultural, vinculada ao movimento de Cultura Popular, articulada pelas docentes Lucia Castillo e Zilah Totta sob a influência da esquerda católica, em articulação com a Secretaria de Cultura, sob a influência intelectual de Ernani Fiori.Editora da PUCRS - ediPUCRS2018-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/3039010.15448/1677-9509.2018.1.30390Textos & Contextos (Porto Alegre); Vol. 17 No. 1 (2018); 67 - 80Textos & Contextos (Porto Alegre); v. 17 n. 1 (2018); 67 - 801677-950910.15448/1677-9509.2018.1reponame:Textos & contextos (Porto Alegre)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/30390/17153Copyright (c) 2018 Textos & Contextos (Porto Alegre)info:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Graziela SchefferCloss, Thaisa TeixeiraZacarias, Inez Rocha2018-08-22T19:19:15Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/30390Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fassPUBhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/oaitextos@pucrs.br1677-95091677-9509opendoar:2018-08-22T19:19:15Textos & contextos (Porto Alegre) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Antecedentes da Reconceituação Latino-Americana na Escola de Porto Alegre – RS / Latin American Reconceituation Antecedents in the School of Porto Alegre – RS |
title |
Antecedentes da Reconceituação Latino-Americana na Escola de Porto Alegre – RS / Latin American Reconceituation Antecedents in the School of Porto Alegre – RS |
spellingShingle |
Antecedentes da Reconceituação Latino-Americana na Escola de Porto Alegre – RS / Latin American Reconceituation Antecedents in the School of Porto Alegre – RS Machado, Graziela Scheffer Fundamentos do Serviço Social Desenvolvimentismo Reconceituação latino-americana Rio Grande do Sul. |
title_short |
Antecedentes da Reconceituação Latino-Americana na Escola de Porto Alegre – RS / Latin American Reconceituation Antecedents in the School of Porto Alegre – RS |
title_full |
Antecedentes da Reconceituação Latino-Americana na Escola de Porto Alegre – RS / Latin American Reconceituation Antecedents in the School of Porto Alegre – RS |
title_fullStr |
Antecedentes da Reconceituação Latino-Americana na Escola de Porto Alegre – RS / Latin American Reconceituation Antecedents in the School of Porto Alegre – RS |
title_full_unstemmed |
Antecedentes da Reconceituação Latino-Americana na Escola de Porto Alegre – RS / Latin American Reconceituation Antecedents in the School of Porto Alegre – RS |
title_sort |
Antecedentes da Reconceituação Latino-Americana na Escola de Porto Alegre – RS / Latin American Reconceituation Antecedents in the School of Porto Alegre – RS |
author |
Machado, Graziela Scheffer |
author_facet |
Machado, Graziela Scheffer Closs, Thaisa Teixeira Zacarias, Inez Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Closs, Thaisa Teixeira Zacarias, Inez Rocha |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Graziela Scheffer Closs, Thaisa Teixeira Zacarias, Inez Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fundamentos do Serviço Social Desenvolvimentismo Reconceituação latino-americana Rio Grande do Sul. |
topic |
Fundamentos do Serviço Social Desenvolvimentismo Reconceituação latino-americana Rio Grande do Sul. |
description |
Este artigo apresenta resultados da pesquisa “Serviço Social, memória e reconceituação latino-americana: antecedentes e expressões na escola de Porto Alegre – RS”. A metodologia utilizada foi a análise documental do acervo histórico da escola, englobando os currículos, os planos de disciplinas e a categorização de 517 trabalhos de conclusão de curso, no período de 1948 a 1975. A partir dos resultados, verifica-se que a influência do desenvolvimentismo na escola foi impulsionada pela realização de Seminários Internacionais em Porto Alegre na década de 1950, sendo intensificada no início da década de 1960 no quadro da conjuntura política do governo Leonel Brizola. No período que antecede a realização do I Seminário Latino-Americano de 1965, sediado nesta escola, verificam-se duas tendências de renovação profissional, quais sejam: a estrutural-participativa, articulada pelo docente Seno Cornely, marcada pela influência do pensamento cepalino, pela técnica de Seminários na mobilização de comunidades, integrando DC, planejamento e política social no âmbito do Departamento de Assistência Social; e a pedagógico-cultural, vinculada ao movimento de Cultura Popular, articulada pelas docentes Lucia Castillo e Zilah Totta sob a influência da esquerda católica, em articulação com a Secretaria de Cultura, sob a influência intelectual de Ernani Fiori. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/30390 10.15448/1677-9509.2018.1.30390 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/30390 |
identifier_str_mv |
10.15448/1677-9509.2018.1.30390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/30390/17153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Textos & Contextos (Porto Alegre) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Textos & Contextos (Porto Alegre) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Textos & Contextos (Porto Alegre); Vol. 17 No. 1 (2018); 67 - 80 Textos & Contextos (Porto Alegre); v. 17 n. 1 (2018); 67 - 80 1677-9509 10.15448/1677-9509.2018.1 reponame:Textos & contextos (Porto Alegre) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Textos & contextos (Porto Alegre) |
collection |
Textos & contextos (Porto Alegre) |
repository.name.fl_str_mv |
Textos & contextos (Porto Alegre) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS) |
repository.mail.fl_str_mv |
textos@pucrs.br |
_version_ |
1799128638884413440 |