Graduação e pós-graduação em serviço social no Brasil / Undergraduate and graduate studies programs in social work in Brazil
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Textos & contextos (Porto Alegre) |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/30253 |
Resumo: | Este artigo analisa a expansão da graduação e da pós-graduação em Serviço Social no Brasil, caracterizando as convergências e divergências entre os dois níveis de formação nos últimos 15 anos. Trata-se de pesquisa documental com base em dados disponíveis nos sites do Ministério da Educação e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A graduação em Serviço Social é ofertada, atualmente, por 575 Instituições, distribuídas pelas cinco regiões brasileiras, com concentração no Sudeste e no Sul. Essas Instituições são, em sua maioria, privadas e disponibilizam tanto a modalidade presencial quanto a modalidade a distância. A pós-graduação segue um fluxo de expansão diferente. É vinculada sobretudo às instituições públicas, com oferta de ensino presencial e maior quantitativo de doutores entre seus docentes. |
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Graduação e pós-graduação em serviço social no Brasil / Undergraduate and graduate studies programs in social work in BrazilEste artigo analisa a expansão da graduação e da pós-graduação em Serviço Social no Brasil, caracterizando as convergências e divergências entre os dois níveis de formação nos últimos 15 anos. Trata-se de pesquisa documental com base em dados disponíveis nos sites do Ministério da Educação e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A graduação em Serviço Social é ofertada, atualmente, por 575 Instituições, distribuídas pelas cinco regiões brasileiras, com concentração no Sudeste e no Sul. Essas Instituições são, em sua maioria, privadas e disponibilizam tanto a modalidade presencial quanto a modalidade a distância. A pós-graduação segue um fluxo de expansão diferente. É vinculada sobretudo às instituições públicas, com oferta de ensino presencial e maior quantitativo de doutores entre seus docentes. Editora da PUCRS - ediPUCRS2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/3025310.15448/1677-9509.2018.2.30253Textos & Contextos (Porto Alegre); Vol. 17 No. 2 (2018); 262 - 275Textos & Contextos (Porto Alegre); v. 17 n. 2 (2018); 262 - 2751677-950910.15448/1677-9509.2018.2reponame:Textos & contextos (Porto Alegre)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/30253/17730Copyright (c) 2019 Textos & Contextos (Porto Alegre)info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Maria Lúcia TeixeiraFernandez, Cristiane Bonfim2019-01-23T13:51:06Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/30253Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fassPUBhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/oaitextos@pucrs.br1677-95091677-9509opendoar:2019-01-23T13:51:06Textos & contextos (Porto Alegre) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)false |
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