Construindo uma proposta metodológica participativa para desenvolvimento da pesquisa avaliativa: uma contribuição da teoria crítica para a prática do Serviço Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva e Silva, Maria Ozanira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Textos & contextos (Porto Alegre)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/12661
Resumo: O artigo, resultante de experiências de docência no campo da investigação social, apresenta uma proposta metodológica em construção para orientar o desenvolvimento da prática da investigação social, com especial destaque para a avaliação de políticas e programas sociais. Destaca aspectos relevantes da proposta metodológica em consideração, tais como: o referencial teórico adotado; a concepção de pesquisa avaliativa de referência, seguindo-se da ilustração da proposta metodológica mediando a apresentação de uma experiência. No relato da experiência procura demonstrar a potencialidade da proposta metodológica adotada para o favorecimento de espaços do pensar coletivo sobre programas sociais, a prática profissional e a realidade social. Destaca ainda o potencial da participação para o desenvolvimento de uma prática profissional crítica direcionada para o controle social das políticas e programas sociais.
id PUC_RS-13_69211aef70b17a018dc99ce87a9a2147
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/12661
network_acronym_str PUC_RS-13
network_name_str Textos & contextos (Porto Alegre)
repository_id_str
spelling Construindo uma proposta metodológica participativa para desenvolvimento da pesquisa avaliativa: uma contribuição da teoria crítica para a prática do Serviço SocialPesquisa avaliativa. Programas sociais. Proposta metodológica. Teoria crítica. Serviço Social.O artigo, resultante de experiências de docência no campo da investigação social, apresenta uma proposta metodológica em construção para orientar o desenvolvimento da prática da investigação social, com especial destaque para a avaliação de políticas e programas sociais. Destaca aspectos relevantes da proposta metodológica em consideração, tais como: o referencial teórico adotado; a concepção de pesquisa avaliativa de referência, seguindo-se da ilustração da proposta metodológica mediando a apresentação de uma experiência. No relato da experiência procura demonstrar a potencialidade da proposta metodológica adotada para o favorecimento de espaços do pensar coletivo sobre programas sociais, a prática profissional e a realidade social. Destaca ainda o potencial da participação para o desenvolvimento de uma prática profissional crítica direcionada para o controle social das políticas e programas sociais.Editora da PUCRS - ediPUCRS2012-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/12661Textos & Contextos (Porto Alegre); Vol. 11 No. 2 (2012); 222 - 233Textos & Contextos (Porto Alegre); v. 11 n. 2 (2012); 222 - 2331677-9509reponame:Textos & contextos (Porto Alegre)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/12661/8633da Silva e Silva, Maria Ozanirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-21T18:35:12Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/12661Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fassPUBhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/oaitextos@pucrs.br1677-95091677-9509opendoar:2017-08-21T18:35:12Textos & contextos (Porto Alegre) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)false
dc.title.none.fl_str_mv Construindo uma proposta metodológica participativa para desenvolvimento da pesquisa avaliativa: uma contribuição da teoria crítica para a prática do Serviço Social
title Construindo uma proposta metodológica participativa para desenvolvimento da pesquisa avaliativa: uma contribuição da teoria crítica para a prática do Serviço Social
spellingShingle Construindo uma proposta metodológica participativa para desenvolvimento da pesquisa avaliativa: uma contribuição da teoria crítica para a prática do Serviço Social
da Silva e Silva, Maria Ozanira
Pesquisa avaliativa. Programas sociais. Proposta metodológica. Teoria crítica. Serviço Social.
title_short Construindo uma proposta metodológica participativa para desenvolvimento da pesquisa avaliativa: uma contribuição da teoria crítica para a prática do Serviço Social
title_full Construindo uma proposta metodológica participativa para desenvolvimento da pesquisa avaliativa: uma contribuição da teoria crítica para a prática do Serviço Social
title_fullStr Construindo uma proposta metodológica participativa para desenvolvimento da pesquisa avaliativa: uma contribuição da teoria crítica para a prática do Serviço Social
title_full_unstemmed Construindo uma proposta metodológica participativa para desenvolvimento da pesquisa avaliativa: uma contribuição da teoria crítica para a prática do Serviço Social
title_sort Construindo uma proposta metodológica participativa para desenvolvimento da pesquisa avaliativa: uma contribuição da teoria crítica para a prática do Serviço Social
author da Silva e Silva, Maria Ozanira
author_facet da Silva e Silva, Maria Ozanira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva e Silva, Maria Ozanira
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa avaliativa. Programas sociais. Proposta metodológica. Teoria crítica. Serviço Social.
topic Pesquisa avaliativa. Programas sociais. Proposta metodológica. Teoria crítica. Serviço Social.
description O artigo, resultante de experiências de docência no campo da investigação social, apresenta uma proposta metodológica em construção para orientar o desenvolvimento da prática da investigação social, com especial destaque para a avaliação de políticas e programas sociais. Destaca aspectos relevantes da proposta metodológica em consideração, tais como: o referencial teórico adotado; a concepção de pesquisa avaliativa de referência, seguindo-se da ilustração da proposta metodológica mediando a apresentação de uma experiência. No relato da experiência procura demonstrar a potencialidade da proposta metodológica adotada para o favorecimento de espaços do pensar coletivo sobre programas sociais, a prática profissional e a realidade social. Destaca ainda o potencial da participação para o desenvolvimento de uma prática profissional crítica direcionada para o controle social das políticas e programas sociais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/12661
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/12661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/12661/8633
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Textos & Contextos (Porto Alegre); Vol. 11 No. 2 (2012); 222 - 233
Textos & Contextos (Porto Alegre); v. 11 n. 2 (2012); 222 - 233
1677-9509
reponame:Textos & contextos (Porto Alegre)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Textos & contextos (Porto Alegre)
collection Textos & contextos (Porto Alegre)
repository.name.fl_str_mv Textos & contextos (Porto Alegre) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)
repository.mail.fl_str_mv textos@pucrs.br
_version_ 1799128637762437120