Multimodality as a way of analysis: contributions to language acquisition research

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Almeida, Andressa Toscano Moura de Caldas Barros
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Carvalho Bezerra Cavalcante, Marianne
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: letrônica
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/26403
Resumo: Considering multimodality as part of language, we choose it as a way of analysis in language acquisition. Multimodality refers to the modalities of use of the language (speech, gesture, gaze) that complement one another in linguistic production aiming at interaction. In addition, we chose prosody, for it is an element of speech, as a privileged way of engaging the child in dialogue and subjective processes, and as a cohesive factor in the organization of the phonic form and in the principles of phonological structuring (SCARPA, 1988). For this work, we will show how prosody and gesturefunction to form the gesture-speech matrix of a child in the process of language acquisition. Our point of departure are the proposals of Kendon (1972, 1980) and McNeill (1985, 1992), in which gesture and speech are inseparable. To illustrate our study, we will present longitudinal and naturalistically recorded data from a mother-child dyad, recorded from 6 to 24 months old of the child and treated using the software PRAAT. Our data showed that even when still small, the child makes use of multimodal instances for the purpose of interaction with their peers, corroborating the idea that gesture and speech are parts of the same matrix of meaning.
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spelling Multimodality as a way of analysis: contributions to language acquisition researchA multimodalidade como via de análise: contribuições para pesquisas em aquisição de linguagemA multimodalidade como via de análise: contribuições para pesquisas em aquisição de linguagemLanguage acquisitionMultimodalityGestureProsodyMother-baby interaction.Aquisição de linguagemMultimodalidadeGestoProsódiaInteração mãe-bebê.aquisição de linguagemmultimodalidadegestoprosódiaConsidering multimodality as part of language, we choose it as a way of analysis in language acquisition. Multimodality refers to the modalities of use of the language (speech, gesture, gaze) that complement one another in linguistic production aiming at interaction. In addition, we chose prosody, for it is an element of speech, as a privileged way of engaging the child in dialogue and subjective processes, and as a cohesive factor in the organization of the phonic form and in the principles of phonological structuring (SCARPA, 1988). For this work, we will show how prosody and gesturefunction to form the gesture-speech matrix of a child in the process of language acquisition. Our point of departure are the proposals of Kendon (1972, 1980) and McNeill (1985, 1992), in which gesture and speech are inseparable. To illustrate our study, we will present longitudinal and naturalistically recorded data from a mother-child dyad, recorded from 6 to 24 months old of the child and treated using the software PRAAT. Our data showed that even when still small, the child makes use of multimodal instances for the purpose of interaction with their peers, corroborating the idea that gesture and speech are parts of the same matrix of meaning.Considera-se a multimodalidade como constitutiva da linguagem e como lócus de análise em aquisição. Assim, a multimodalidade refere-se às modalidades de uso da língua (fala, gesto, olhar) que coatuam na produção linguística com vistas à interação. Além disso, elege-se a prosódia, por ser elemento da fala, como copartícipe dessa matriz, tanto por se constituir como uma via privilegiada do engajamento da criança no diálogo e nos processos de subjetivação, quanto por ser um fator coesivo na organização da forma fônica e nos princípios de estruturação fonológica (SCARPA, 1988). O objetivo deste artigo é mostrar como a prosódia e os gestos funcionam para compor a matriz gesto-fala de uma criança em processo de aquisição de linguagem, tendo como ponto de partida a proposta de Kendon (1972, 1980) e McNeill (1985, 1992) em que gesto e fala são indissociáveis, por representarem um sistema único. Para ilustrar nosso estudo, apresentaremos recortes de dados de uma díade mãe-criança filmados longitudinal e naturalisticamente, dos 6 aos 24 meses de vida da criança, que foram tratados no software PRAAT. Os dados mostraram que, mesmo ainda pequena, a criança faz uso de instâncias multimodais para fins de interação com seus pares, corroborando a ideia de que gesto e fala são partes de uma mesma matriz de significado.Considera-se a multimodalidade como constitutiva da linguagem e como lócus de análise em aquisição. Assim, a multimodalidade refere-se às modalidades de uso da língua (fala, gesto, olhar) que coatuam na produção linguística com vistas à interação. Além disso, elege-se a prosódia, por ser elemento da fala, como copartícipe dessa matriz, tanto por se constituir como uma via privilegiada do engajamento da criança no diálogo e nos processos de subjetivação, quanto por ser um fator coesivo na organização da forma fônica e nos princípios de estruturação fonológica (SCARPA, 1988). O objetivo deste artigo é mostrar como a prosódia e os gestos funcionam para compor a matriz gesto-fala de uma criança em processo de aquisição de linguagem, tendo como ponto de partida a proposta de Kendon (1972, 1980) e McNeill (1985, 1992) em que gesto e fala são indissociáveis, por representarem um sistema único. Para ilustrar nosso estudo, apresentaremos recortes de dados de uma díade mãe-criança filmados longitudinal e naturalisticamente, dos 6 aos 24 meses de vida da criança, que foram tratados no software PRAAT. Os dados mostraram que, mesmo ainda pequena, a criança faz uso de instâncias multimodais para fins de interação com seus pares, corroborando a ideia de que gesto e fala são partes de uma mesma matriz de significado.Editora da PUCRS - ediPUCRS2018-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/2640310.15448/1984-4301.2017.2.26403Letrônica; Vol. 10 No. 2 (2017): Aquisição e processamento (a)típico da linguagem (L1 e L2) & A hipermodernidade literária em tempos coléricos; 526-537Letrônica; v. 10 n. 2 (2017): Aquisição e processamento (a)típico da linguagem (L1 e L2) & A hipermodernidade literária em tempos coléricos; 526-5371984-430110.15448/1984-4301.2017.2reponame:letrônicainstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/26403/16548Copyright (c) 2018 Letrônicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Almeida, Andressa Toscano Moura de Caldas BarrosCarvalho Bezerra Cavalcante, Marianne2018-03-27T04:57:40Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/26403Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronicaPRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/oailetronica@pucrs.br||ivanetemileski@gmail.com1984-43011984-4301opendoar:2018-03-27T04:57:40letrônica - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
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