Bilingual word reading as viewed by the dual-route model: a systematic review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Ellen Cristina Gerner
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Hübner, Lilian Cristine, Wilson, Maximiliano Agustin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: letrônica
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/26427
Resumo: Reading is composed of multiple and interdependent processes, and according to the dual-route model, such ability is exerted basically in two ways, the phonological one and the lexical one. Reading in the mother tongue (L1) requires explicit instruction and it is a great challenge, precisely because of the multiple processes involved. By learning a second language (L2), new elements (phonological, lexical and orthographic) are introduced into reading, requiring the speaker to develop new skills. This bibliographical review has the goal to identify, under the dual-route model, the preferred reading routes used by bilingual individuals, both on L1 and L2, and the variables that influence their use. To accomplish that, articles published in the past 10 years were selected in different data bases, including studies on neuroimaging. At the end of the research it was possible to identify that, just as for monolingual subjects, multiple factors influence the reading strategies used by bilingual subjects, out of which the language orthographical transparency and the subject’s reading proficiency are the main elements. Understanding the factors that influenced the reading skills in bilinguals is important for the development of new strategies to facilitate both teaching and learning additional languages, as well as to help language recovery on bilinguals/multilinguals.
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spelling Bilingual word reading as viewed by the dual-route model: a systematic reviewA leitura de palavras no bilinguismo sob o viés do modelo de dupla rota: uma revisão sistemáticaA leitura de palavras no bilinguismo sob o viés do modelo de dupla-rota: uma revisão sistemáticaBilingualismReadingDual-route model.BilinguismoLeituraModelo de dupla rota.BilinguismoLeituraModelo de dupla rota.Reading is composed of multiple and interdependent processes, and according to the dual-route model, such ability is exerted basically in two ways, the phonological one and the lexical one. Reading in the mother tongue (L1) requires explicit instruction and it is a great challenge, precisely because of the multiple processes involved. By learning a second language (L2), new elements (phonological, lexical and orthographic) are introduced into reading, requiring the speaker to develop new skills. This bibliographical review has the goal to identify, under the dual-route model, the preferred reading routes used by bilingual individuals, both on L1 and L2, and the variables that influence their use. To accomplish that, articles published in the past 10 years were selected in different data bases, including studies on neuroimaging. At the end of the research it was possible to identify that, just as for monolingual subjects, multiple factors influence the reading strategies used by bilingual subjects, out of which the language orthographical transparency and the subject’s reading proficiency are the main elements. Understanding the factors that influenced the reading skills in bilinguals is important for the development of new strategies to facilitate both teaching and learning additional languages, as well as to help language recovery on bilinguals/multilinguals.A leitura envolve múltiplos processos interdependentes e, segundo o modelo de dupla rota, tal habilidade se dá basicamente por duas vias, a fonológica e a lexical. Ler na língua materna (L1) requer um aprendizado sistemático e é um grande desafio justamente por conta dos múltiplos processos envolvidos. Ao aprender uma segunda língua (L2), novos elementos (fonológicos, lexicais e ortográficos) são introduzidos na leitura, exigindo novas habilidades do falante. Esta revisão sistemática tem como objetivo identificar as rotas de leitura preferencialmente utilizadas por indivíduos bilíngues, na L1 e na L2, e as variáveis que influenciam sua utilização. Para isso, foram selecionados artigos científicos publicados nos últimos 10 anos em diferentes bases de dados, incluindo estudos de neuroimagem. Após a pesquisa foi possível verificar que, assim como em sujeitos monolíngues, são múltiplos os fatores que influenciam a estratégia de leitura utilizada por sujeitos bilíngues, sendo a transparência ortográfica da língua e a proficiência do leitor os principais elementos. Compreender os fatores que influenciam a habilidade leitora de sujeitos bilíngues é importante para o desenvolvimento de novas estratégias que facilitem tanto o ensino como a aprendizagem de língua adicional, bem como auxiliar na recuperação de línguas de um bi/multilíngue.A leitura envolve múltiplos processos interdependentes e, segundo o modelo de dupla rota, tal habilidade se dá basicamente por duas vias, a fonológica e a lexical. Ler na língua materna (L1) requer um aprendizado sistemático e é um grande desafio justamente por conta dos múltiplos processos envolvidos. Ao aprender uma segunda língua (L2), novos elementos (fonológicos, lexicais e ortográficos) são introduzidos na leitura, exigindo novas habilidades do falante. Esta revisão sistemática tem como objetivo identificar as rotas de leitura preferencialmente utilizadas por indivíduos bilíngues, na L1 e na L2, e as variáveis que influenciam sua utilização. Para isso, foram selecionados artigos científicos publicados nos últimos 10 anos em diferentes bases de dados, incluindo estudos de neuroimagem. Após a pesquisa foi possível verificar que, assim como em sujeitos monolíngues, são múltiplos os fatores que influenciam a estratégia de leitura utilizada por sujeitos bilíngues, sendo a transparência ortográfica da língua e a proficiência do leitor os principais elementos. Compreender os fatores que influenciam a habilidade leitora de sujeitos bilíngues é importante para o desenvolvimento de novas estratégias que facilitem tanto o ensino como a aprendizagem de língua adicional, bem como auxiliar na recuperação de línguas de um bi/multilíngue.Editora da PUCRS - ediPUCRS2018-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/2642710.15448/1984-4301.2017.2.26427Letrônica; Vol. 10 No. 2 (2017): Aquisição e processamento (a)típico da linguagem (L1 e L2) & A hipermodernidade literária em tempos coléricos; 730-742Letrônica; v. 10 n. 2 (2017): Aquisição e processamento (a)típico da linguagem (L1 e L2) & A hipermodernidade literária em tempos coléricos; 730-7421984-430110.15448/1984-4301.2017.2reponame:letrônicainstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/26427/16569Copyright (c) 2018 Letrônicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, Ellen Cristina GernerHübner, Lilian CristineWilson, Maximiliano Agustin2018-03-27T04:57:40Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/26427Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronicaPRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/oailetronica@pucrs.br||ivanetemileski@gmail.com1984-43011984-4301opendoar:2018-03-27T04:57:40letrônica - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
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