A Primeira Missa no Brasil em dois tempos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prestes, Roberta Ribeiro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Oficina do Historiador
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/8834
Resumo: A pintura de Victor Meirelles A Primeira Missa no Brasil (1861) teve um papel importante na construção do imaginário nacional a partir do século XIX. Mais de um século depois, em 1971, Glauco Rodrigues realizou uma releitura desta imagem como forma de problematizar a identidade do país. Portanto, tem-se como objetivo refletir sobre a formação da identidade brasileira levando-se em consideração as propostas dos dois artistas plásticos e os contextos políticos e culturais em que estavam inseridos. Palavras-chave: Glauco Rodrigues; Identidade Nacional; Primeira Missa do Brasil.
id PUC_RS-15_5e2503389ef90635695379d1d5af8c6e
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/8834
network_acronym_str PUC_RS-15
network_name_str Oficina do Historiador
repository_id_str
spelling A Primeira Missa no Brasil em dois temposGlauco RodriguesIdentidade NacionalPrimeira Missa do Brasil.A pintura de Victor Meirelles A Primeira Missa no Brasil (1861) teve um papel importante na construção do imaginário nacional a partir do século XIX. Mais de um século depois, em 1971, Glauco Rodrigues realizou uma releitura desta imagem como forma de problematizar a identidade do país. Portanto, tem-se como objetivo refletir sobre a formação da identidade brasileira levando-se em consideração as propostas dos dois artistas plásticos e os contextos políticos e culturais em que estavam inseridos. Palavras-chave: Glauco Rodrigues; Identidade Nacional; Primeira Missa do Brasil.Editora da PUCRS - ediPUCRS2011-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/8834Oficina do Historiador; Vol. 3 No. 2 (2011); 141-157Oficina do Historiador; Vol. 3 Núm. 2 (2011); 141-157Oficina do Historiador; v. 3 n. 2 (2011); 141-1572178-3748reponame:Oficina do Historiadorinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/8834/6473Prestes, Roberta Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-08-02T03:39:25Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/8834Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriadorPRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/oai||tatyana.maia@pucrs.br2178-37482178-3748opendoar:2011-08-02T03:39:25Oficina do Historiador - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Primeira Missa no Brasil em dois tempos
title A Primeira Missa no Brasil em dois tempos
spellingShingle A Primeira Missa no Brasil em dois tempos
Prestes, Roberta Ribeiro
Glauco Rodrigues
Identidade Nacional
Primeira Missa do Brasil.
title_short A Primeira Missa no Brasil em dois tempos
title_full A Primeira Missa no Brasil em dois tempos
title_fullStr A Primeira Missa no Brasil em dois tempos
title_full_unstemmed A Primeira Missa no Brasil em dois tempos
title_sort A Primeira Missa no Brasil em dois tempos
author Prestes, Roberta Ribeiro
author_facet Prestes, Roberta Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prestes, Roberta Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Glauco Rodrigues
Identidade Nacional
Primeira Missa do Brasil.
topic Glauco Rodrigues
Identidade Nacional
Primeira Missa do Brasil.
description A pintura de Victor Meirelles A Primeira Missa no Brasil (1861) teve um papel importante na construção do imaginário nacional a partir do século XIX. Mais de um século depois, em 1971, Glauco Rodrigues realizou uma releitura desta imagem como forma de problematizar a identidade do país. Portanto, tem-se como objetivo refletir sobre a formação da identidade brasileira levando-se em consideração as propostas dos dois artistas plásticos e os contextos políticos e culturais em que estavam inseridos. Palavras-chave: Glauco Rodrigues; Identidade Nacional; Primeira Missa do Brasil.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/8834
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/8834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/8834/6473
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Oficina do Historiador; Vol. 3 No. 2 (2011); 141-157
Oficina do Historiador; Vol. 3 Núm. 2 (2011); 141-157
Oficina do Historiador; v. 3 n. 2 (2011); 141-157
2178-3748
reponame:Oficina do Historiador
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Oficina do Historiador
collection Oficina do Historiador
repository.name.fl_str_mv Oficina do Historiador - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tatyana.maia@pucrs.br
_version_ 1799129359689187328