A Primeira Missa no Brasil em dois tempos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Oficina do Historiador |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/8834 |
Resumo: | A pintura de Victor Meirelles A Primeira Missa no Brasil (1861) teve um papel importante na construção do imaginário nacional a partir do século XIX. Mais de um século depois, em 1971, Glauco Rodrigues realizou uma releitura desta imagem como forma de problematizar a identidade do país. Portanto, tem-se como objetivo refletir sobre a formação da identidade brasileira levando-se em consideração as propostas dos dois artistas plásticos e os contextos políticos e culturais em que estavam inseridos. Palavras-chave: Glauco Rodrigues; Identidade Nacional; Primeira Missa do Brasil. |
id |
PUC_RS-15_5e2503389ef90635695379d1d5af8c6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/8834 |
network_acronym_str |
PUC_RS-15 |
network_name_str |
Oficina do Historiador |
repository_id_str |
|
spelling |
A Primeira Missa no Brasil em dois temposGlauco RodriguesIdentidade NacionalPrimeira Missa do Brasil.A pintura de Victor Meirelles A Primeira Missa no Brasil (1861) teve um papel importante na construção do imaginário nacional a partir do século XIX. Mais de um século depois, em 1971, Glauco Rodrigues realizou uma releitura desta imagem como forma de problematizar a identidade do país. Portanto, tem-se como objetivo refletir sobre a formação da identidade brasileira levando-se em consideração as propostas dos dois artistas plásticos e os contextos políticos e culturais em que estavam inseridos. Palavras-chave: Glauco Rodrigues; Identidade Nacional; Primeira Missa do Brasil.Editora da PUCRS - ediPUCRS2011-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/8834Oficina do Historiador; Vol. 3 No. 2 (2011); 141-157Oficina do Historiador; Vol. 3 Núm. 2 (2011); 141-157Oficina do Historiador; v. 3 n. 2 (2011); 141-1572178-3748reponame:Oficina do Historiadorinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/8834/6473Prestes, Roberta Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-08-02T03:39:25Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/8834Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriadorPRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/oai||tatyana.maia@pucrs.br2178-37482178-3748opendoar:2011-08-02T03:39:25Oficina do Historiador - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Primeira Missa no Brasil em dois tempos |
title |
A Primeira Missa no Brasil em dois tempos |
spellingShingle |
A Primeira Missa no Brasil em dois tempos Prestes, Roberta Ribeiro Glauco Rodrigues Identidade Nacional Primeira Missa do Brasil. |
title_short |
A Primeira Missa no Brasil em dois tempos |
title_full |
A Primeira Missa no Brasil em dois tempos |
title_fullStr |
A Primeira Missa no Brasil em dois tempos |
title_full_unstemmed |
A Primeira Missa no Brasil em dois tempos |
title_sort |
A Primeira Missa no Brasil em dois tempos |
author |
Prestes, Roberta Ribeiro |
author_facet |
Prestes, Roberta Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prestes, Roberta Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Glauco Rodrigues Identidade Nacional Primeira Missa do Brasil. |
topic |
Glauco Rodrigues Identidade Nacional Primeira Missa do Brasil. |
description |
A pintura de Victor Meirelles A Primeira Missa no Brasil (1861) teve um papel importante na construção do imaginário nacional a partir do século XIX. Mais de um século depois, em 1971, Glauco Rodrigues realizou uma releitura desta imagem como forma de problematizar a identidade do país. Portanto, tem-se como objetivo refletir sobre a formação da identidade brasileira levando-se em consideração as propostas dos dois artistas plásticos e os contextos políticos e culturais em que estavam inseridos. Palavras-chave: Glauco Rodrigues; Identidade Nacional; Primeira Missa do Brasil. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/8834 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/8834 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/8834/6473 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Oficina do Historiador; Vol. 3 No. 2 (2011); 141-157 Oficina do Historiador; Vol. 3 Núm. 2 (2011); 141-157 Oficina do Historiador; v. 3 n. 2 (2011); 141-157 2178-3748 reponame:Oficina do Historiador instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Oficina do Historiador |
collection |
Oficina do Historiador |
repository.name.fl_str_mv |
Oficina do Historiador - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tatyana.maia@pucrs.br |
_version_ |
1799129359689187328 |