Sobre penteados e cabelos africanos: visões eurocêntricas nas páginas da Eu sei tudo (1917-1929)
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Oficina do Historiador |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/22463 |
Resumo: | Este artigo analisa imagens e textos relativos às mulheres africanas, publicados na revista ilustrada Eu Sei Tudo entre os anos de 1917 e 1929. A hipótese desenvolvida é a de que este periódico contribuiu para a difusão de representações e estereótipos da cultura e das mulheres africanas, especialmente quando se considera que esta revista, originalmente francesa, era produzida no Brasil a partir dos exemplares que circulavam naquele país. Buscou-se, então, dar enfoque à maneira como a revista e o almanaque Eu Sei Tudo, publicado anualmente entre 1921 e 1958, veiculavam ilustrações e informações sobre os cabelos das mulheres africanas. Neste sentido, conclui-se que preponderou nesse periódico uma visão eurocêntrica de mundo, a partir da qual eram apresentadas ideias de modernidade e civilização que, frequentemente, tinham nos modos de tratamento da África e dos africanos o seu oposto. |
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Sobre penteados e cabelos africanos: visões eurocêntricas nas páginas da Eu sei tudo (1917-1929)Este artigo analisa imagens e textos relativos às mulheres africanas, publicados na revista ilustrada Eu Sei Tudo entre os anos de 1917 e 1929. A hipótese desenvolvida é a de que este periódico contribuiu para a difusão de representações e estereótipos da cultura e das mulheres africanas, especialmente quando se considera que esta revista, originalmente francesa, era produzida no Brasil a partir dos exemplares que circulavam naquele país. Buscou-se, então, dar enfoque à maneira como a revista e o almanaque Eu Sei Tudo, publicado anualmente entre 1921 e 1958, veiculavam ilustrações e informações sobre os cabelos das mulheres africanas. Neste sentido, conclui-se que preponderou nesse periódico uma visão eurocêntrica de mundo, a partir da qual eram apresentadas ideias de modernidade e civilização que, frequentemente, tinham nos modos de tratamento da África e dos africanos o seu oposto.Editora da PUCRS - ediPUCRS2018-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/2246310.15448/2178-3748.2017.1.22463Oficina do Historiador; Vol. 10 No. 1 (2017): História e Gênero; 6-13Oficina do Historiador; Vol. 10 Núm. 1 (2017): História e Gênero; 6-13Oficina do Historiador; v. 10 n. 1 (2017): História e Gênero; 6-132178-374810.15448/2178-3748.2017.1reponame:Oficina do Historiadorinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/22463/15670Copyright (c) 2017 Oficina do Historiadorinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Ana Carolina Carvalho2018-01-11T17:52:14Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/22463Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriadorPRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/oai||tatyana.maia@pucrs.br2178-37482178-3748opendoar:2018-01-11T17:52:14Oficina do Historiador - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
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