Entre a vulgarização científica e a produção de estereótipos culturais: a África e os africanos nas páginas da Eu Sei Tudo (1917-1958)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Carolina de Carvalho Guimarães
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-04112019-162428
Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar imagens e textos relativos ao continente africano e à sua população, veiculados na revista ilustrada Eu Sei Tudo, publicada entre os anos de 1917 e 1958. A hipótese é a de que esse periódico contribuiu para a difusão de estereótipos relativos à África e aos africanos, especialmente quando se considera que, naquele momento, esse tipo de impresso recebia expressivas influências das publicações europeias. Neste sentido, buscou-se verificar se houve preponderância das ideias de modernidade e civilização europeias e se a revista, naquele período, fez circular uma visão eurocêntrica de mundo. A periodização proposta nesta pesquisa considera os quarenta e um anos de edição da revista Eu Sei Tudo no Brasil, período que envolve processos importantes relativos às discussões no país acerca das teorias eugenistas, às inovações tecnológicas que possibilitavam a impressão desses periódicos em larga escala; a inserção de um grande número de fotografias e ilustrações ainda maiores nos mesmos; e ao o processo de independência de parte significativa dos países africanos.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Entre a vulgarização científica e a produção de estereótipos culturais: a África e os africanos nas páginas da Eu Sei Tudo (1917-1958) Between scientific vulgarization and the production of cultural stereotypes: Africa and Africans in the pages of I Know All (1917-1958) 2019-06-26Maria Angela Borges SalvadoriBernardo Jefferson de OliveiraHeloísa Helena Pimenta RochaAna Carolina de Carvalho GuimarãesUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR Africa África Africanos Africans Illustrated magazines Representação Representation Revistas ilustradas Esta pesquisa objetiva analisar imagens e textos relativos ao continente africano e à sua população, veiculados na revista ilustrada Eu Sei Tudo, publicada entre os anos de 1917 e 1958. A hipótese é a de que esse periódico contribuiu para a difusão de estereótipos relativos à África e aos africanos, especialmente quando se considera que, naquele momento, esse tipo de impresso recebia expressivas influências das publicações europeias. Neste sentido, buscou-se verificar se houve preponderância das ideias de modernidade e civilização europeias e se a revista, naquele período, fez circular uma visão eurocêntrica de mundo. A periodização proposta nesta pesquisa considera os quarenta e um anos de edição da revista Eu Sei Tudo no Brasil, período que envolve processos importantes relativos às discussões no país acerca das teorias eugenistas, às inovações tecnológicas que possibilitavam a impressão desses periódicos em larga escala; a inserção de um grande número de fotografias e ilustrações ainda maiores nos mesmos; e ao o processo de independência de parte significativa dos países africanos. This research deals with images and texts related to the African continent and its population, first seen in the illustrated magazine Eu Sei Tudo, published between 1917 and 1958. The hypothesis is that this journal contributed to the diffusion of stereotypes related to Africa and Africans, especially when it was considered that, at that moment, this type of print was receiving significant influences from European publications. In this regard, we try to verify if there was a preponderance of the ideas of European modernity and civilization and if this magazine, in that period, circulated a Eurocentric vision of the world. The periodization suggested in this research will consider the forty-one years of the edition of the journal Eu Sei Tudo in Brazil, a period that involves important matters related to the discussions in the country regarding Eugenics Theories; the technological innovations that made possible the printing of these periodicals on a large scale; the insertion of a large number of photographs and even larger illustrations in them; the process of independence of a significant part of the African countries. https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-04112019-162428info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:13:38Zoai:teses.usp.br:tde-04112019-162428Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:08:16.428673Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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