Um olhar realista maravilhoso a partir d’A varanda de frangipani
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Navegações (Online) |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/20511 |
Resumo: | A análise de A varanda do frangipani (2007), de Mia Couto, permite, por meio de discussões implicadas nos estudos pós-coloniais, destacar especificidades político-sociais relacionadas à identidade, tradição e cultura. As personagens coutianas problematizam, na narrativa, sentidos identitários e o processo de independência de Moçambique, seguido dos traumáticos desdobramentos da guerra civil pela disputa do poder. No romance, a tradição, ou “antigamente”, parece silenciada, contudo, Couto aponta para um possível resgate dessas vivências ao frisar ritos, crenças e práticas. O escritor moçambicano marca a pluralidade cultural e, desse modo, elabora uma tessitura realista maravilhosa. Nessa perspectiva, valemo-nos dos estudos voltados ao Realismo Maravilhoso, que enfatiza eventos insólitos e elementos culturais vinculados ao espaço-tempo, à linguagem e ao discurso sociocultural. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ A wonderful realistic view from A varanda de frangipani The analysis of A varanda do frangipani (2007), Mia Couto, through discussions focused on Post-colonial studies, allows us highlighting social and political specificities related to identity, tradition and culture. Characters by Couto may deepen in the narrative, identity senses and the Independence process in Mozambique, followed by the traumatic consequences of the civil war, because of the dispute of power. In the novel, tradition or “old times” seems silenced, however, Couto points to a possible rescue of those experiences to emphasize rites, beliefs and practices. The Mozambican writer marks the cultural plurality and thus prepares a wonderful realistic texture. In this perspective, we use the studies aimed at focusing the Magical Realism, emphasizing unusual events and cultural elements related to space-time, language and socio-cultural discourse. Keywords: Identity; Unusual; Mia Couto; Magical Realism |
id |
PUC_RS-16_02cb50b8e7c6b1edff8b666a74d68259 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/20511 |
network_acronym_str |
PUC_RS-16 |
network_name_str |
Navegações (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um olhar realista maravilhoso a partir d’A varanda de frangipaniIdentidadeInsólitoMia CoutoRealismo Maravilhoso.NavegaçõesRevista de Cultura e Literatura de Língua PortuguesaA análise de A varanda do frangipani (2007), de Mia Couto, permite, por meio de discussões implicadas nos estudos pós-coloniais, destacar especificidades político-sociais relacionadas à identidade, tradição e cultura. As personagens coutianas problematizam, na narrativa, sentidos identitários e o processo de independência de Moçambique, seguido dos traumáticos desdobramentos da guerra civil pela disputa do poder. No romance, a tradição, ou “antigamente”, parece silenciada, contudo, Couto aponta para um possível resgate dessas vivências ao frisar ritos, crenças e práticas. O escritor moçambicano marca a pluralidade cultural e, desse modo, elabora uma tessitura realista maravilhosa. Nessa perspectiva, valemo-nos dos estudos voltados ao Realismo Maravilhoso, que enfatiza eventos insólitos e elementos culturais vinculados ao espaço-tempo, à linguagem e ao discurso sociocultural. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ A wonderful realistic view from A varanda de frangipani The analysis of A varanda do frangipani (2007), Mia Couto, through discussions focused on Post-colonial studies, allows us highlighting social and political specificities related to identity, tradition and culture. Characters by Couto may deepen in the narrative, identity senses and the Independence process in Mozambique, followed by the traumatic consequences of the civil war, because of the dispute of power. In the novel, tradition or “old times” seems silenced, however, Couto points to a possible rescue of those experiences to emphasize rites, beliefs and practices. The Mozambican writer marks the cultural plurality and thus prepares a wonderful realistic texture. In this perspective, we use the studies aimed at focusing the Magical Realism, emphasizing unusual events and cultural elements related to space-time, language and socio-cultural discourse. Keywords: Identity; Unusual; Mia Couto; Magical RealismEditora da PUCRS - ediPUCRS2016-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/2051110.15448/1983-4276.2015.2.20511Navegações; Vol. 8 No. 2 (2015); 156-161Navegações; v. 8 n. 2 (2015); 156-1611983-42761982-852710.15448/1983-4276.2015.2reponame:Navegações (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/20511/14137Copyright (c) 2016 Navegaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMazzutti, Luciana Helena CajasRodrigues, Inara2017-08-25T14:57:50Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/20511Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoesPRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/oai||revistanavegacoes@pucrs.br1983-42761982-8527opendoar:2017-08-25T14:57:50Navegações (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um olhar realista maravilhoso a partir d’A varanda de frangipani |
title |
Um olhar realista maravilhoso a partir d’A varanda de frangipani |
spellingShingle |
Um olhar realista maravilhoso a partir d’A varanda de frangipani Mazzutti, Luciana Helena Cajas Identidade Insólito Mia Couto Realismo Maravilhoso. Navegações Revista de Cultura e Literatura de Língua Portuguesa |
title_short |
Um olhar realista maravilhoso a partir d’A varanda de frangipani |
title_full |
Um olhar realista maravilhoso a partir d’A varanda de frangipani |
title_fullStr |
Um olhar realista maravilhoso a partir d’A varanda de frangipani |
title_full_unstemmed |
Um olhar realista maravilhoso a partir d’A varanda de frangipani |
title_sort |
Um olhar realista maravilhoso a partir d’A varanda de frangipani |
author |
Mazzutti, Luciana Helena Cajas |
author_facet |
Mazzutti, Luciana Helena Cajas Rodrigues, Inara |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Inara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mazzutti, Luciana Helena Cajas Rodrigues, Inara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Insólito Mia Couto Realismo Maravilhoso. Navegações Revista de Cultura e Literatura de Língua Portuguesa |
topic |
Identidade Insólito Mia Couto Realismo Maravilhoso. Navegações Revista de Cultura e Literatura de Língua Portuguesa |
description |
A análise de A varanda do frangipani (2007), de Mia Couto, permite, por meio de discussões implicadas nos estudos pós-coloniais, destacar especificidades político-sociais relacionadas à identidade, tradição e cultura. As personagens coutianas problematizam, na narrativa, sentidos identitários e o processo de independência de Moçambique, seguido dos traumáticos desdobramentos da guerra civil pela disputa do poder. No romance, a tradição, ou “antigamente”, parece silenciada, contudo, Couto aponta para um possível resgate dessas vivências ao frisar ritos, crenças e práticas. O escritor moçambicano marca a pluralidade cultural e, desse modo, elabora uma tessitura realista maravilhosa. Nessa perspectiva, valemo-nos dos estudos voltados ao Realismo Maravilhoso, que enfatiza eventos insólitos e elementos culturais vinculados ao espaço-tempo, à linguagem e ao discurso sociocultural. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ A wonderful realistic view from A varanda de frangipani The analysis of A varanda do frangipani (2007), Mia Couto, through discussions focused on Post-colonial studies, allows us highlighting social and political specificities related to identity, tradition and culture. Characters by Couto may deepen in the narrative, identity senses and the Independence process in Mozambique, followed by the traumatic consequences of the civil war, because of the dispute of power. In the novel, tradition or “old times” seems silenced, however, Couto points to a possible rescue of those experiences to emphasize rites, beliefs and practices. The Mozambican writer marks the cultural plurality and thus prepares a wonderful realistic texture. In this perspective, we use the studies aimed at focusing the Magical Realism, emphasizing unusual events and cultural elements related to space-time, language and socio-cultural discourse. Keywords: Identity; Unusual; Mia Couto; Magical Realism |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/20511 10.15448/1983-4276.2015.2.20511 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/20511 |
identifier_str_mv |
10.15448/1983-4276.2015.2.20511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/20511/14137 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Navegações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Navegações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Navegações; Vol. 8 No. 2 (2015); 156-161 Navegações; v. 8 n. 2 (2015); 156-161 1983-4276 1982-8527 10.15448/1983-4276.2015.2 reponame:Navegações (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Navegações (Online) |
collection |
Navegações (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Navegações (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistanavegacoes@pucrs.br |
_version_ |
1799128836150919168 |