O ensaio como estratégia de leitura, pesquisa e escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Ana Márcia Martins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Navegações (Online)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/29787
Resumo: Este artigo discute uso do gênero textual ensaio aos estudantes de Ensino Médio (EM) e estudantes de graduação em língua portuguesa. Este gênero textual, além de exigir autoria, também requer bagagem cultural, obtida através da leitura e pesquisa. No EM, as produções trataram temas de interesse para os adolescentes (linguagem da internet e questões culturais do estado em que moram) e na universidade, questões pertinentes à qualificação do professor de língua portuguesa. Nós tentamos usar estratégias que evitem a gramaticalização do gênero textual, como vamos mostrar no relato das experiências com estudantes de 2ª e 3ª séries do EM e com alunos de graduação em disciplinas do terceiro e quinto semestres, identificadas aqui respectivamente como DI e DII. Este artigo está organizado em duas seções. Na primeira, vamos discutir brevemente as contribuições teóricas para o conceito do gênero textual ensaio, uma vez que estamos preocupados com a reflexão sobre as práticas de escrita motivadas pela necessidade de um ponto de vista claro sobre o tema. Na segunda parte, apresentamos o relato de experiências em dois níveis diferentes de ensino – EM e universidade – que tinham um objetivo geral comum, mas diferentes objetivos específicos. Nas considerações finais, tentaremos analisar os resultados obtidos com essas experiências.********************************************************************The essay as strategy of reading, research and writingAbstract: This paper discusses the use of the essay by High School and undergraduate students of Portuguese language. This textual genre, besides demanding a clear authorship, also requires cultural knowledge, obtained through reading and research. In HS, the texts dealt with topics of interest to teenagers (Internet language and cultural issues in the state where they live). At university, the themes were pertinent to the qualification of teachers of Portuguese language. We tried to use strategies that avoid the grammaticalization of the textual genre, as we are going to show in the report of the experiences with 2nd and 3rd grade students of HS and with third and fifth semester undergraduate students, identified here respectively as DI and DII. This article is organized in two sections. In the first one, we are going to briefly discuss the theoretical contributions to the concept of the essay as a textual genre, since we are concerned here about reflecting on the writing practices motivated by the need for a clear point of view on the matter. In the second part, we present the report of experiences at two different levels of teaching – HS and university – which had a common general objective, but different specific objectives. In the final considerations, we will try to analyze the results obtained with such experiences.Keywords: Essay; Textual genre; Reading; Research; Writing
id PUC_RS-16_586b83249a91adc619e93cfaca84abe9
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/29787
network_acronym_str PUC_RS-16
network_name_str Navegações (Online)
repository_id_str
spelling O ensaio como estratégia de leitura, pesquisa e escritaEnsaioGênero textualLeituraPesquisaEscritaEste artigo discute uso do gênero textual ensaio aos estudantes de Ensino Médio (EM) e estudantes de graduação em língua portuguesa. Este gênero textual, além de exigir autoria, também requer bagagem cultural, obtida através da leitura e pesquisa. No EM, as produções trataram temas de interesse para os adolescentes (linguagem da internet e questões culturais do estado em que moram) e na universidade, questões pertinentes à qualificação do professor de língua portuguesa. Nós tentamos usar estratégias que evitem a gramaticalização do gênero textual, como vamos mostrar no relato das experiências com estudantes de 2ª e 3ª séries do EM e com alunos de graduação em disciplinas do terceiro e quinto semestres, identificadas aqui respectivamente como DI e DII. Este artigo está organizado em duas seções. Na primeira, vamos discutir brevemente as contribuições teóricas para o conceito do gênero textual ensaio, uma vez que estamos preocupados com a reflexão sobre as práticas de escrita motivadas pela necessidade de um ponto de vista claro sobre o tema. Na segunda parte, apresentamos o relato de experiências em dois níveis diferentes de ensino – EM e universidade – que tinham um objetivo geral comum, mas diferentes objetivos específicos. Nas considerações finais, tentaremos analisar os resultados obtidos com essas experiências.********************************************************************The essay as strategy of reading, research and writingAbstract: This paper discusses the use of the essay by High School and undergraduate students of Portuguese language. This textual genre, besides demanding a clear authorship, also requires cultural knowledge, obtained through reading and research. In HS, the texts dealt with topics of interest to teenagers (Internet language and cultural issues in the state where they live). At university, the themes were pertinent to the qualification of teachers of Portuguese language. We tried to use strategies that avoid the grammaticalization of the textual genre, as we are going to show in the report of the experiences with 2nd and 3rd grade students of HS and with third and fifth semester undergraduate students, identified here respectively as DI and DII. This article is organized in two sections. In the first one, we are going to briefly discuss the theoretical contributions to the concept of the essay as a textual genre, since we are concerned here about reflecting on the writing practices motivated by the need for a clear point of view on the matter. In the second part, we present the report of experiences at two different levels of teaching – HS and university – which had a common general objective, but different specific objectives. In the final considerations, we will try to analyze the results obtained with such experiences.Keywords: Essay; Textual genre; Reading; Research; WritingEditora da PUCRS - ediPUCRS2018-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/2978710.15448/1983-4276.2017.2.29787Navegações; Vol. 10 No. 2 (2017); 112-120Navegações; v. 10 n. 2 (2017); 112-1201983-42761982-852710.15448/1983-4276.2017.2reponame:Navegações (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/29787/16430Copyright (c) 2018 Navegaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Ana Márcia Martins2018-02-20T20:41:14Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/29787Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoesPRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/oai||revistanavegacoes@pucrs.br1983-42761982-8527opendoar:2018-02-20T20:41:14Navegações (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensaio como estratégia de leitura, pesquisa e escrita
title O ensaio como estratégia de leitura, pesquisa e escrita
spellingShingle O ensaio como estratégia de leitura, pesquisa e escrita
da Silva, Ana Márcia Martins
Ensaio
Gênero textual
Leitura
Pesquisa
Escrita
title_short O ensaio como estratégia de leitura, pesquisa e escrita
title_full O ensaio como estratégia de leitura, pesquisa e escrita
title_fullStr O ensaio como estratégia de leitura, pesquisa e escrita
title_full_unstemmed O ensaio como estratégia de leitura, pesquisa e escrita
title_sort O ensaio como estratégia de leitura, pesquisa e escrita
author da Silva, Ana Márcia Martins
author_facet da Silva, Ana Márcia Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Ana Márcia Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Ensaio
Gênero textual
Leitura
Pesquisa
Escrita
topic Ensaio
Gênero textual
Leitura
Pesquisa
Escrita
description Este artigo discute uso do gênero textual ensaio aos estudantes de Ensino Médio (EM) e estudantes de graduação em língua portuguesa. Este gênero textual, além de exigir autoria, também requer bagagem cultural, obtida através da leitura e pesquisa. No EM, as produções trataram temas de interesse para os adolescentes (linguagem da internet e questões culturais do estado em que moram) e na universidade, questões pertinentes à qualificação do professor de língua portuguesa. Nós tentamos usar estratégias que evitem a gramaticalização do gênero textual, como vamos mostrar no relato das experiências com estudantes de 2ª e 3ª séries do EM e com alunos de graduação em disciplinas do terceiro e quinto semestres, identificadas aqui respectivamente como DI e DII. Este artigo está organizado em duas seções. Na primeira, vamos discutir brevemente as contribuições teóricas para o conceito do gênero textual ensaio, uma vez que estamos preocupados com a reflexão sobre as práticas de escrita motivadas pela necessidade de um ponto de vista claro sobre o tema. Na segunda parte, apresentamos o relato de experiências em dois níveis diferentes de ensino – EM e universidade – que tinham um objetivo geral comum, mas diferentes objetivos específicos. Nas considerações finais, tentaremos analisar os resultados obtidos com essas experiências.********************************************************************The essay as strategy of reading, research and writingAbstract: This paper discusses the use of the essay by High School and undergraduate students of Portuguese language. This textual genre, besides demanding a clear authorship, also requires cultural knowledge, obtained through reading and research. In HS, the texts dealt with topics of interest to teenagers (Internet language and cultural issues in the state where they live). At university, the themes were pertinent to the qualification of teachers of Portuguese language. We tried to use strategies that avoid the grammaticalization of the textual genre, as we are going to show in the report of the experiences with 2nd and 3rd grade students of HS and with third and fifth semester undergraduate students, identified here respectively as DI and DII. This article is organized in two sections. In the first one, we are going to briefly discuss the theoretical contributions to the concept of the essay as a textual genre, since we are concerned here about reflecting on the writing practices motivated by the need for a clear point of view on the matter. In the second part, we present the report of experiences at two different levels of teaching – HS and university – which had a common general objective, but different specific objectives. In the final considerations, we will try to analyze the results obtained with such experiences.Keywords: Essay; Textual genre; Reading; Research; Writing
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/29787
10.15448/1983-4276.2017.2.29787
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/29787
identifier_str_mv 10.15448/1983-4276.2017.2.29787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/29787/16430
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Navegações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Navegações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Navegações; Vol. 10 No. 2 (2017); 112-120
Navegações; v. 10 n. 2 (2017); 112-120
1983-4276
1982-8527
10.15448/1983-4276.2017.2
reponame:Navegações (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Navegações (Online)
collection Navegações (Online)
repository.name.fl_str_mv Navegações (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistanavegacoes@pucrs.br
_version_ 1752127851757305857