O editor como curador: as estéticas da interrupção e da raridade nas coleções literárias contemporâneas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Navegações (Online) |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/33014 |
Resumo: | O artigo visa discutir histórico e conceitualmente os projetos editoriais brasileiros de coleções literárias. Após um traçado histórico, analisaremos os principais modelos de distribuição adotados pelos projetos de livros vendidos em volumes. Na sequência, a partir dos conceitos de estética da interrupção, dispositivos editorais e raridade, pensaremos nas coleções brasileiras contemporâneas, com ênfase na “Amores Expressos” (Cia. das Letras). Percebe-se que as coleções contemporâneas tendem a ser multiautorais e com temáticas que constituem uma originalidade a partir da escrita encomendada. Se as coleções são formas de comercialização e de construção de discursos, sugerimos que algumas obras, enquanto volumes de uma coletânea, devam ser analisadas levando em consideração o posicionamento de campo e o diálogo temático que desenvolvem entre si. *** The editor as a curator: the interruption and rarity aesthetics in contemporary collections ***We aims to discuss historically and conceptually the editorial projects of Brazilian literary collections. After a historic outline, we intend to analyze the main distribution models adopted by the book projects sold in volumes. Next, based on concepts of interruption aesthetics, editorial devices and rarity, we aim to analyze contemporary Brazilian collections, namely “Amores Expressos” (Cia. das Letras). Contemporary collections tend to be multi-author and have themes that constitute originality from the ordered manuscript. If collections are a way of commercialization and discourse construction, we suggest that some work should be analyzed taking into account the field positioning and the thematic dialogue that they develop amongst themselves.Keywords: Editorial projects; Literary collections; Amores Expressos. |
id |
PUC_RS-16_7be76027407468982c36066e52ec3f3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/33014 |
network_acronym_str |
PUC_RS-16 |
network_name_str |
Navegações (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O editor como curador: as estéticas da interrupção e da raridade nas coleções literárias contemporâneasProjetos editoriaisColeções literáriasAmores Expressos.O artigo visa discutir histórico e conceitualmente os projetos editoriais brasileiros de coleções literárias. Após um traçado histórico, analisaremos os principais modelos de distribuição adotados pelos projetos de livros vendidos em volumes. Na sequência, a partir dos conceitos de estética da interrupção, dispositivos editorais e raridade, pensaremos nas coleções brasileiras contemporâneas, com ênfase na “Amores Expressos” (Cia. das Letras). Percebe-se que as coleções contemporâneas tendem a ser multiautorais e com temáticas que constituem uma originalidade a partir da escrita encomendada. Se as coleções são formas de comercialização e de construção de discursos, sugerimos que algumas obras, enquanto volumes de uma coletânea, devam ser analisadas levando em consideração o posicionamento de campo e o diálogo temático que desenvolvem entre si. *** The editor as a curator: the interruption and rarity aesthetics in contemporary collections ***We aims to discuss historically and conceptually the editorial projects of Brazilian literary collections. After a historic outline, we intend to analyze the main distribution models adopted by the book projects sold in volumes. Next, based on concepts of interruption aesthetics, editorial devices and rarity, we aim to analyze contemporary Brazilian collections, namely “Amores Expressos” (Cia. das Letras). Contemporary collections tend to be multi-author and have themes that constitute originality from the ordered manuscript. If collections are a way of commercialization and discourse construction, we suggest that some work should be analyzed taking into account the field positioning and the thematic dialogue that they develop amongst themselves.Keywords: Editorial projects; Literary collections; Amores Expressos.Editora da PUCRS - ediPUCRS2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/3301410.15448/1983-4276.2018.1.33014Navegações; Vol. 11 No. 1 (2018); 23-32Navegações; v. 11 n. 1 (2018); 23-321983-42761982-852710.15448/1983-4276.2018.1reponame:Navegações (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/33014/17669Copyright (c) 2019 Navegaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFois-Braga, Humberto2019-01-17T18:26:26Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/33014Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoesPRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/oai||revistanavegacoes@pucrs.br1983-42761982-8527opendoar:2019-01-17T18:26:26Navegações (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O editor como curador: as estéticas da interrupção e da raridade nas coleções literárias contemporâneas |
title |
O editor como curador: as estéticas da interrupção e da raridade nas coleções literárias contemporâneas |
spellingShingle |
O editor como curador: as estéticas da interrupção e da raridade nas coleções literárias contemporâneas Fois-Braga, Humberto Projetos editoriais Coleções literárias Amores Expressos. |
title_short |
O editor como curador: as estéticas da interrupção e da raridade nas coleções literárias contemporâneas |
title_full |
O editor como curador: as estéticas da interrupção e da raridade nas coleções literárias contemporâneas |
title_fullStr |
O editor como curador: as estéticas da interrupção e da raridade nas coleções literárias contemporâneas |
title_full_unstemmed |
O editor como curador: as estéticas da interrupção e da raridade nas coleções literárias contemporâneas |
title_sort |
O editor como curador: as estéticas da interrupção e da raridade nas coleções literárias contemporâneas |
author |
Fois-Braga, Humberto |
author_facet |
Fois-Braga, Humberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fois-Braga, Humberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projetos editoriais Coleções literárias Amores Expressos. |
topic |
Projetos editoriais Coleções literárias Amores Expressos. |
description |
O artigo visa discutir histórico e conceitualmente os projetos editoriais brasileiros de coleções literárias. Após um traçado histórico, analisaremos os principais modelos de distribuição adotados pelos projetos de livros vendidos em volumes. Na sequência, a partir dos conceitos de estética da interrupção, dispositivos editorais e raridade, pensaremos nas coleções brasileiras contemporâneas, com ênfase na “Amores Expressos” (Cia. das Letras). Percebe-se que as coleções contemporâneas tendem a ser multiautorais e com temáticas que constituem uma originalidade a partir da escrita encomendada. Se as coleções são formas de comercialização e de construção de discursos, sugerimos que algumas obras, enquanto volumes de uma coletânea, devam ser analisadas levando em consideração o posicionamento de campo e o diálogo temático que desenvolvem entre si. *** The editor as a curator: the interruption and rarity aesthetics in contemporary collections ***We aims to discuss historically and conceptually the editorial projects of Brazilian literary collections. After a historic outline, we intend to analyze the main distribution models adopted by the book projects sold in volumes. Next, based on concepts of interruption aesthetics, editorial devices and rarity, we aim to analyze contemporary Brazilian collections, namely “Amores Expressos” (Cia. das Letras). Contemporary collections tend to be multi-author and have themes that constitute originality from the ordered manuscript. If collections are a way of commercialization and discourse construction, we suggest that some work should be analyzed taking into account the field positioning and the thematic dialogue that they develop amongst themselves.Keywords: Editorial projects; Literary collections; Amores Expressos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/33014 10.15448/1983-4276.2018.1.33014 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/33014 |
identifier_str_mv |
10.15448/1983-4276.2018.1.33014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/33014/17669 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Navegações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Navegações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Navegações; Vol. 11 No. 1 (2018); 23-32 Navegações; v. 11 n. 1 (2018); 23-32 1983-4276 1982-8527 10.15448/1983-4276.2018.1 reponame:Navegações (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Navegações (Online) |
collection |
Navegações (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Navegações (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistanavegacoes@pucrs.br |
_version_ |
1799128836970905600 |