Portadores de altas habilidades entre menores infratores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maria de Lourdes Lunkes de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/406
Resumo: Este artigo aborda o tema: Indicadores de altas habilidades entre os reclusos do Centro de Atendimento Sócio-educativos do Município de Santo Ângelo - RS. Tendo como finalidade identificar indicativos de altas habilidades entre os menores infratores, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados Questionário; Instrumento de avaliação de habilidades dos alunos; Instrumento de indicadores de interesse; Instrumen-to de indicadores de alunos com habilidades; e Entrevista semi-estruturada. Os resultados indicam que eles mesmos, reclusos por haverem praticado atos considerados anti-sociais, não reconhecem as altas habilidades como tal, não as vislumbravam como algo que possa contribuir para sua melhor inserção em um meio social. As pessoas que com eles traba-lham percebem estas habilidades, mas não as reconheciam como algo a ser trabalhado como instrumento sócio-educativo para sua inclusão social. Descritores – Menores infratores; altas habilidades; inclusão; necessidades educativas especiais. ABSTRACT – This article attends about the theme indications of high abilities among minor recluded in a socio-educational attention Center in Santo Angelo - RS, had as purpose identify indications of high abilities at minor transgressor, utilizing as instru-ments of collection of data: questionnaire; evaluation of student’s ability; interest’s indi-cations; students with abilities indication; and semi-structured interview. The results indicates that the subject himself do not had the perception of their high abilities, don’t know how to contribute to their better insertion in society. The persons, including teach-ers, who teach to them don’t had the perception that they have high abilities and to use it as socio-educational instrument for their social inclusion. Key-words – Minor transgressor; high abilities; full inclusion; special educational needs.
id PUC_RS-18_09a03587b1fa5d7f2f550942b3a3c26d
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/406
network_acronym_str PUC_RS-18
network_name_str Educação
repository_id_str
spelling Portadores de altas habilidades entre menores infratoresMenores infratoresEste artigo aborda o tema: Indicadores de altas habilidades entre os reclusos do Centro de Atendimento Sócio-educativos do Município de Santo Ângelo - RS. Tendo como finalidade identificar indicativos de altas habilidades entre os menores infratores, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados Questionário; Instrumento de avaliação de habilidades dos alunos; Instrumento de indicadores de interesse; Instrumen-to de indicadores de alunos com habilidades; e Entrevista semi-estruturada. Os resultados indicam que eles mesmos, reclusos por haverem praticado atos considerados anti-sociais, não reconhecem as altas habilidades como tal, não as vislumbravam como algo que possa contribuir para sua melhor inserção em um meio social. As pessoas que com eles traba-lham percebem estas habilidades, mas não as reconheciam como algo a ser trabalhado como instrumento sócio-educativo para sua inclusão social. Descritores – Menores infratores; altas habilidades; inclusão; necessidades educativas especiais. ABSTRACT – This article attends about the theme indications of high abilities among minor recluded in a socio-educational attention Center in Santo Angelo - RS, had as purpose identify indications of high abilities at minor transgressor, utilizing as instru-ments of collection of data: questionnaire; evaluation of student’s ability; interest’s indi-cations; students with abilities indication; and semi-structured interview. The results indicates that the subject himself do not had the perception of their high abilities, don’t know how to contribute to their better insertion in society. The persons, including teach-ers, who teach to them don’t had the perception that they have high abilities and to use it as socio-educational instrument for their social inclusion. Key-words – Minor transgressor; high abilities; full inclusion; special educational needs.Editora da PUCRS - ediPUCRS2006-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/406Educação; Vol. 28 No. 1 (2005)Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2005)Educação; v. 28 n. 1 (2005)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/406/303Souza, Maria de Lourdes Lunkes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-30T13:41:52Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/406Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-05-30T13:41:52Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Portadores de altas habilidades entre menores infratores
title Portadores de altas habilidades entre menores infratores
spellingShingle Portadores de altas habilidades entre menores infratores
Souza, Maria de Lourdes Lunkes de
Menores infratores
title_short Portadores de altas habilidades entre menores infratores
title_full Portadores de altas habilidades entre menores infratores
title_fullStr Portadores de altas habilidades entre menores infratores
title_full_unstemmed Portadores de altas habilidades entre menores infratores
title_sort Portadores de altas habilidades entre menores infratores
author Souza, Maria de Lourdes Lunkes de
author_facet Souza, Maria de Lourdes Lunkes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Maria de Lourdes Lunkes de
dc.subject.por.fl_str_mv Menores infratores
topic Menores infratores
description Este artigo aborda o tema: Indicadores de altas habilidades entre os reclusos do Centro de Atendimento Sócio-educativos do Município de Santo Ângelo - RS. Tendo como finalidade identificar indicativos de altas habilidades entre os menores infratores, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados Questionário; Instrumento de avaliação de habilidades dos alunos; Instrumento de indicadores de interesse; Instrumen-to de indicadores de alunos com habilidades; e Entrevista semi-estruturada. Os resultados indicam que eles mesmos, reclusos por haverem praticado atos considerados anti-sociais, não reconhecem as altas habilidades como tal, não as vislumbravam como algo que possa contribuir para sua melhor inserção em um meio social. As pessoas que com eles traba-lham percebem estas habilidades, mas não as reconheciam como algo a ser trabalhado como instrumento sócio-educativo para sua inclusão social. Descritores – Menores infratores; altas habilidades; inclusão; necessidades educativas especiais. ABSTRACT – This article attends about the theme indications of high abilities among minor recluded in a socio-educational attention Center in Santo Angelo - RS, had as purpose identify indications of high abilities at minor transgressor, utilizing as instru-ments of collection of data: questionnaire; evaluation of student’s ability; interest’s indi-cations; students with abilities indication; and semi-structured interview. The results indicates that the subject himself do not had the perception of their high abilities, don’t know how to contribute to their better insertion in society. The persons, including teach-ers, who teach to them don’t had the perception that they have high abilities and to use it as socio-educational instrument for their social inclusion. Key-words – Minor transgressor; high abilities; full inclusion; special educational needs.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/406
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/406/303
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Educação; Vol. 28 No. 1 (2005)
Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2005)
Educação; v. 28 n. 1 (2005)
1981-2582
0101-465X
reponame:Educação
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Educação
collection Educação
repository.name.fl_str_mv Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br
_version_ 1799128741751816192