Conselhos de Classe como espaço de educação continuada de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2747 |
Resumo: | Neste texto, propomo-nos pensar a respeito de práticas de Conselhos de Classe como possibilidades de promover a educação continuada de professores. No momento em que ações pedagógicas são contadas e percepções a respeito do desenvolvimento dos (as) alunos (as) são salientadas, os professores anunciam suas concepções educacionais, expressam discursos a respeito do ensino e da aprendizagem e posicionam-se enquanto profissionais que se apresentam por meio de sua própria fala. Buscamos, aqui, a valorização de tais palavras como ponto de partida dos Conselhos de Classe, realizando, ainda, uma análise a respeito da tensão entre representação e alteridade no que diz respeito às idéias construídas a respeito de professores e estudantes. Descritores – Conselho de Classe; educação continuada; representação; alteridade; educação de professores; identidade profissional. |
id |
PUC_RS-18_0fe0a01a7d270e9e43a91ede28e2184b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/2747 |
network_acronym_str |
PUC_RS-18 |
network_name_str |
Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Conselhos de Classe como espaço de educação continuada de professoresNeste texto, propomo-nos pensar a respeito de práticas de Conselhos de Classe como possibilidades de promover a educação continuada de professores. No momento em que ações pedagógicas são contadas e percepções a respeito do desenvolvimento dos (as) alunos (as) são salientadas, os professores anunciam suas concepções educacionais, expressam discursos a respeito do ensino e da aprendizagem e posicionam-se enquanto profissionais que se apresentam por meio de sua própria fala. Buscamos, aqui, a valorização de tais palavras como ponto de partida dos Conselhos de Classe, realizando, ainda, uma análise a respeito da tensão entre representação e alteridade no que diz respeito às idéias construídas a respeito de professores e estudantes. Descritores – Conselho de Classe; educação continuada; representação; alteridade; educação de professores; identidade profissional.Editora da PUCRS - ediPUCRS2008-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2747Educação; Vol. 30 No. 3 (2007)Educação; Vol. 30 Núm. 3 (2007)Educação; v. 30 n. 3 (2007)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2747/2094Engers, Maria Emília AmaralGomes, Vanise dos Santoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-07T11:57:58Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/2747Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-06-07T11:57:58Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conselhos de Classe como espaço de educação continuada de professores |
title |
Conselhos de Classe como espaço de educação continuada de professores |
spellingShingle |
Conselhos de Classe como espaço de educação continuada de professores Engers, Maria Emília Amaral |
title_short |
Conselhos de Classe como espaço de educação continuada de professores |
title_full |
Conselhos de Classe como espaço de educação continuada de professores |
title_fullStr |
Conselhos de Classe como espaço de educação continuada de professores |
title_full_unstemmed |
Conselhos de Classe como espaço de educação continuada de professores |
title_sort |
Conselhos de Classe como espaço de educação continuada de professores |
author |
Engers, Maria Emília Amaral |
author_facet |
Engers, Maria Emília Amaral Gomes, Vanise dos Santo |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Vanise dos Santo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Engers, Maria Emília Amaral Gomes, Vanise dos Santo |
description |
Neste texto, propomo-nos pensar a respeito de práticas de Conselhos de Classe como possibilidades de promover a educação continuada de professores. No momento em que ações pedagógicas são contadas e percepções a respeito do desenvolvimento dos (as) alunos (as) são salientadas, os professores anunciam suas concepções educacionais, expressam discursos a respeito do ensino e da aprendizagem e posicionam-se enquanto profissionais que se apresentam por meio de sua própria fala. Buscamos, aqui, a valorização de tais palavras como ponto de partida dos Conselhos de Classe, realizando, ainda, uma análise a respeito da tensão entre representação e alteridade no que diz respeito às idéias construídas a respeito de professores e estudantes. Descritores – Conselho de Classe; educação continuada; representação; alteridade; educação de professores; identidade profissional. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2747 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2747 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2747/2094 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação; Vol. 30 No. 3 (2007) Educação; Vol. 30 Núm. 3 (2007) Educação; v. 30 n. 3 (2007) 1981-2582 0101-465X reponame:Educação instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Educação |
collection |
Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br |
_version_ |
1799128742442827777 |