O resgate da relação professor-aluno: uma intervenção no espaço escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wagner, Adriana
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Dotta, Renata M., López, Vanessa B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/497
Resumo: Este artigo descreve um projeto de intervenção realizado por uma equipe interdisciplinar em uma escola particular da região de Porto Alegre. Participaram do processo de intervenção 28 alunos de idades entre seis e sete anos, sendo 12 meninas e 16 meninos estudantes da primeira série do Ensino Fundamental. O trabalho foi planejado e desenvolvido em cinco momentos. Utilizaram-se oficinas e dinâmicas psicopedagógicas, focalizando-se no resgate de questões relacionadas à auto-estima, organização e à disciplina. Concluiu-se que a possibilidade de trabalhar problemas de comportamentos na escola por meio de intervenções interdisciplinares que apóiem os professores, intermediando as relações dele com seus alunos, pode potencializar e otimizar o processo de ensino-aprendizagem.
id PUC_RS-18_203302a325f82006eddea97898946746
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/497
network_acronym_str PUC_RS-18
network_name_str Educação
repository_id_str
spelling O resgate da relação professor-aluno: uma intervenção no espaço escolarEste artigo descreve um projeto de intervenção realizado por uma equipe interdisciplinar em uma escola particular da região de Porto Alegre. Participaram do processo de intervenção 28 alunos de idades entre seis e sete anos, sendo 12 meninas e 16 meninos estudantes da primeira série do Ensino Fundamental. O trabalho foi planejado e desenvolvido em cinco momentos. Utilizaram-se oficinas e dinâmicas psicopedagógicas, focalizando-se no resgate de questões relacionadas à auto-estima, organização e à disciplina. Concluiu-se que a possibilidade de trabalhar problemas de comportamentos na escola por meio de intervenções interdisciplinares que apóiem os professores, intermediando as relações dele com seus alunos, pode potencializar e otimizar o processo de ensino-aprendizagem.Editora da PUCRS - ediPUCRS2006-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/497Educação; Vol. 29 No. 3 (2006)Educação; Vol. 29 Núm. 3 (2006)Educação; v. 29 n. 3 (2006)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/497/366Wagner, AdrianaDotta, Renata M.López, Vanessa B.info:eu-repo/semantics/openAccess2007-09-12T19:35:05Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/497Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2007-09-12T19:35:05Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O resgate da relação professor-aluno: uma intervenção no espaço escolar
title O resgate da relação professor-aluno: uma intervenção no espaço escolar
spellingShingle O resgate da relação professor-aluno: uma intervenção no espaço escolar
Wagner, Adriana
title_short O resgate da relação professor-aluno: uma intervenção no espaço escolar
title_full O resgate da relação professor-aluno: uma intervenção no espaço escolar
title_fullStr O resgate da relação professor-aluno: uma intervenção no espaço escolar
title_full_unstemmed O resgate da relação professor-aluno: uma intervenção no espaço escolar
title_sort O resgate da relação professor-aluno: uma intervenção no espaço escolar
author Wagner, Adriana
author_facet Wagner, Adriana
Dotta, Renata M.
López, Vanessa B.
author_role author
author2 Dotta, Renata M.
López, Vanessa B.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wagner, Adriana
Dotta, Renata M.
López, Vanessa B.
description Este artigo descreve um projeto de intervenção realizado por uma equipe interdisciplinar em uma escola particular da região de Porto Alegre. Participaram do processo de intervenção 28 alunos de idades entre seis e sete anos, sendo 12 meninas e 16 meninos estudantes da primeira série do Ensino Fundamental. O trabalho foi planejado e desenvolvido em cinco momentos. Utilizaram-se oficinas e dinâmicas psicopedagógicas, focalizando-se no resgate de questões relacionadas à auto-estima, organização e à disciplina. Concluiu-se que a possibilidade de trabalhar problemas de comportamentos na escola por meio de intervenções interdisciplinares que apóiem os professores, intermediando as relações dele com seus alunos, pode potencializar e otimizar o processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/497
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/497/366
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Educação; Vol. 29 No. 3 (2006)
Educação; Vol. 29 Núm. 3 (2006)
Educação; v. 29 n. 3 (2006)
1981-2582
0101-465X
reponame:Educação
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Educação
collection Educação
repository.name.fl_str_mv Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br
_version_ 1799128741846188032