O resgate da relação professor-aluno: uma intervenção no espaço escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/497 |
Resumo: | Este artigo descreve um projeto de intervenção realizado por uma equipe interdisciplinar em uma escola particular da região de Porto Alegre. Participaram do processo de intervenção 28 alunos de idades entre seis e sete anos, sendo 12 meninas e 16 meninos estudantes da primeira série do Ensino Fundamental. O trabalho foi planejado e desenvolvido em cinco momentos. Utilizaram-se oficinas e dinâmicas psicopedagógicas, focalizando-se no resgate de questões relacionadas à auto-estima, organização e à disciplina. Concluiu-se que a possibilidade de trabalhar problemas de comportamentos na escola por meio de intervenções interdisciplinares que apóiem os professores, intermediando as relações dele com seus alunos, pode potencializar e otimizar o processo de ensino-aprendizagem. |
id |
PUC_RS-18_203302a325f82006eddea97898946746 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/497 |
network_acronym_str |
PUC_RS-18 |
network_name_str |
Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
O resgate da relação professor-aluno: uma intervenção no espaço escolarEste artigo descreve um projeto de intervenção realizado por uma equipe interdisciplinar em uma escola particular da região de Porto Alegre. Participaram do processo de intervenção 28 alunos de idades entre seis e sete anos, sendo 12 meninas e 16 meninos estudantes da primeira série do Ensino Fundamental. O trabalho foi planejado e desenvolvido em cinco momentos. Utilizaram-se oficinas e dinâmicas psicopedagógicas, focalizando-se no resgate de questões relacionadas à auto-estima, organização e à disciplina. Concluiu-se que a possibilidade de trabalhar problemas de comportamentos na escola por meio de intervenções interdisciplinares que apóiem os professores, intermediando as relações dele com seus alunos, pode potencializar e otimizar o processo de ensino-aprendizagem.Editora da PUCRS - ediPUCRS2006-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/497Educação; Vol. 29 No. 3 (2006)Educação; Vol. 29 Núm. 3 (2006)Educação; v. 29 n. 3 (2006)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/497/366Wagner, AdrianaDotta, Renata M.López, Vanessa B.info:eu-repo/semantics/openAccess2007-09-12T19:35:05Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/497Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2007-09-12T19:35:05Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O resgate da relação professor-aluno: uma intervenção no espaço escolar |
title |
O resgate da relação professor-aluno: uma intervenção no espaço escolar |
spellingShingle |
O resgate da relação professor-aluno: uma intervenção no espaço escolar Wagner, Adriana |
title_short |
O resgate da relação professor-aluno: uma intervenção no espaço escolar |
title_full |
O resgate da relação professor-aluno: uma intervenção no espaço escolar |
title_fullStr |
O resgate da relação professor-aluno: uma intervenção no espaço escolar |
title_full_unstemmed |
O resgate da relação professor-aluno: uma intervenção no espaço escolar |
title_sort |
O resgate da relação professor-aluno: uma intervenção no espaço escolar |
author |
Wagner, Adriana |
author_facet |
Wagner, Adriana Dotta, Renata M. López, Vanessa B. |
author_role |
author |
author2 |
Dotta, Renata M. López, Vanessa B. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wagner, Adriana Dotta, Renata M. López, Vanessa B. |
description |
Este artigo descreve um projeto de intervenção realizado por uma equipe interdisciplinar em uma escola particular da região de Porto Alegre. Participaram do processo de intervenção 28 alunos de idades entre seis e sete anos, sendo 12 meninas e 16 meninos estudantes da primeira série do Ensino Fundamental. O trabalho foi planejado e desenvolvido em cinco momentos. Utilizaram-se oficinas e dinâmicas psicopedagógicas, focalizando-se no resgate de questões relacionadas à auto-estima, organização e à disciplina. Concluiu-se que a possibilidade de trabalhar problemas de comportamentos na escola por meio de intervenções interdisciplinares que apóiem os professores, intermediando as relações dele com seus alunos, pode potencializar e otimizar o processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-11-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/497 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/497/366 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação; Vol. 29 No. 3 (2006) Educação; Vol. 29 Núm. 3 (2006) Educação; v. 29 n. 3 (2006) 1981-2582 0101-465X reponame:Educação instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Educação |
collection |
Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br |
_version_ |
1799128741846188032 |