O resgate de velhos paradigmas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aloysio Pereira da
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/413
Resumo: Este artigo objetiva mostrar como algumas formas de gestão de ensino, ainda que su-peradas e inadequadas em sua prática, surgem em momentos históricos particulares portando novas roupagens e utilizando uma retórica pretensamente inovadora, mas, ao contrário, resgata velhos para-digmas. Neste artigo utilizamos a GQT – Gestão da Qualidade Total como referencial ilustrativo e instrumental desse fenômeno. Descritores – Qualidade; gestão; educação; formação. ABSTRACT – This article tries to show how some forms of management of teaching, although outdated and inadequated in its practice, emerge in particular historical moments with new presenta-tion and using a supposed innovative rethoric, but truly its rescuing the old paradigms. In this article we present Total Quality Management- TQM as an example of this approach. Key-words – Quality; management; education formation.
id PUC_RS-18_29e85463a590d9ca7dd08e0eb83630c3
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/413
network_acronym_str PUC_RS-18
network_name_str Educação
repository_id_str
spelling O resgate de velhos paradigmasQualidadegestãoEste artigo objetiva mostrar como algumas formas de gestão de ensino, ainda que su-peradas e inadequadas em sua prática, surgem em momentos históricos particulares portando novas roupagens e utilizando uma retórica pretensamente inovadora, mas, ao contrário, resgata velhos para-digmas. Neste artigo utilizamos a GQT – Gestão da Qualidade Total como referencial ilustrativo e instrumental desse fenômeno. Descritores – Qualidade; gestão; educação; formação. ABSTRACT – This article tries to show how some forms of management of teaching, although outdated and inadequated in its practice, emerge in particular historical moments with new presenta-tion and using a supposed innovative rethoric, but truly its rescuing the old paradigms. In this article we present Total Quality Management- TQM as an example of this approach. Key-words – Quality; management; education formation.Editora da PUCRS - ediPUCRS2006-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/413Educação; Vol. 28 No. 2 (2005)Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2005)Educação; v. 28 n. 2 (2005)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/413/310Silva, Aloysio Pereira dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-31T12:33:44Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/413Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-05-31T12:33:44Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O resgate de velhos paradigmas
title O resgate de velhos paradigmas
spellingShingle O resgate de velhos paradigmas
Silva, Aloysio Pereira da
Qualidade
gestão
title_short O resgate de velhos paradigmas
title_full O resgate de velhos paradigmas
title_fullStr O resgate de velhos paradigmas
title_full_unstemmed O resgate de velhos paradigmas
title_sort O resgate de velhos paradigmas
author Silva, Aloysio Pereira da
author_facet Silva, Aloysio Pereira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Aloysio Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade
gestão
topic Qualidade
gestão
description Este artigo objetiva mostrar como algumas formas de gestão de ensino, ainda que su-peradas e inadequadas em sua prática, surgem em momentos históricos particulares portando novas roupagens e utilizando uma retórica pretensamente inovadora, mas, ao contrário, resgata velhos para-digmas. Neste artigo utilizamos a GQT – Gestão da Qualidade Total como referencial ilustrativo e instrumental desse fenômeno. Descritores – Qualidade; gestão; educação; formação. ABSTRACT – This article tries to show how some forms of management of teaching, although outdated and inadequated in its practice, emerge in particular historical moments with new presenta-tion and using a supposed innovative rethoric, but truly its rescuing the old paradigms. In this article we present Total Quality Management- TQM as an example of this approach. Key-words – Quality; management; education formation.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/413
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/413/310
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Educação; Vol. 28 No. 2 (2005)
Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2005)
Educação; v. 28 n. 2 (2005)
1981-2582
0101-465X
reponame:Educação
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Educação
collection Educação
repository.name.fl_str_mv Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br
_version_ 1799128741761253376