O resgate de velhos paradigmas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/413 |
Resumo: | Este artigo objetiva mostrar como algumas formas de gestão de ensino, ainda que su-peradas e inadequadas em sua prática, surgem em momentos históricos particulares portando novas roupagens e utilizando uma retórica pretensamente inovadora, mas, ao contrário, resgata velhos para-digmas. Neste artigo utilizamos a GQT – Gestão da Qualidade Total como referencial ilustrativo e instrumental desse fenômeno. Descritores – Qualidade; gestão; educação; formação. ABSTRACT – This article tries to show how some forms of management of teaching, although outdated and inadequated in its practice, emerge in particular historical moments with new presenta-tion and using a supposed innovative rethoric, but truly its rescuing the old paradigms. In this article we present Total Quality Management- TQM as an example of this approach. Key-words – Quality; management; education formation. |
id |
PUC_RS-18_29e85463a590d9ca7dd08e0eb83630c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/413 |
network_acronym_str |
PUC_RS-18 |
network_name_str |
Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
O resgate de velhos paradigmasQualidadegestãoEste artigo objetiva mostrar como algumas formas de gestão de ensino, ainda que su-peradas e inadequadas em sua prática, surgem em momentos históricos particulares portando novas roupagens e utilizando uma retórica pretensamente inovadora, mas, ao contrário, resgata velhos para-digmas. Neste artigo utilizamos a GQT – Gestão da Qualidade Total como referencial ilustrativo e instrumental desse fenômeno. Descritores – Qualidade; gestão; educação; formação. ABSTRACT – This article tries to show how some forms of management of teaching, although outdated and inadequated in its practice, emerge in particular historical moments with new presenta-tion and using a supposed innovative rethoric, but truly its rescuing the old paradigms. In this article we present Total Quality Management- TQM as an example of this approach. Key-words – Quality; management; education formation.Editora da PUCRS - ediPUCRS2006-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/413Educação; Vol. 28 No. 2 (2005)Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2005)Educação; v. 28 n. 2 (2005)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/413/310Silva, Aloysio Pereira dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-31T12:33:44Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/413Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-05-31T12:33:44Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O resgate de velhos paradigmas |
title |
O resgate de velhos paradigmas |
spellingShingle |
O resgate de velhos paradigmas Silva, Aloysio Pereira da Qualidade gestão |
title_short |
O resgate de velhos paradigmas |
title_full |
O resgate de velhos paradigmas |
title_fullStr |
O resgate de velhos paradigmas |
title_full_unstemmed |
O resgate de velhos paradigmas |
title_sort |
O resgate de velhos paradigmas |
author |
Silva, Aloysio Pereira da |
author_facet |
Silva, Aloysio Pereira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Aloysio Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade gestão |
topic |
Qualidade gestão |
description |
Este artigo objetiva mostrar como algumas formas de gestão de ensino, ainda que su-peradas e inadequadas em sua prática, surgem em momentos históricos particulares portando novas roupagens e utilizando uma retórica pretensamente inovadora, mas, ao contrário, resgata velhos para-digmas. Neste artigo utilizamos a GQT – Gestão da Qualidade Total como referencial ilustrativo e instrumental desse fenômeno. Descritores – Qualidade; gestão; educação; formação. ABSTRACT – This article tries to show how some forms of management of teaching, although outdated and inadequated in its practice, emerge in particular historical moments with new presenta-tion and using a supposed innovative rethoric, but truly its rescuing the old paradigms. In this article we present Total Quality Management- TQM as an example of this approach. Key-words – Quality; management; education formation. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/413 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/413/310 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação; Vol. 28 No. 2 (2005) Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2005) Educação; v. 28 n. 2 (2005) 1981-2582 0101-465X reponame:Educação instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Educação |
collection |
Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br |
_version_ |
1799128741761253376 |