Jogo e educação: resgate do paradigma socrático
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/154054 |
Resumo: | O jogo não se reduz necessariamente a mero jogo. O objetivo desta tese é direcionar a atenção para certas possibilidades formativas do jogo que atualmente não têm sido devida e suficientemente levadas em consideração em contextos acadêmicos e profissionais. Trata-se mais especificamente de pôr em evidência, a partir sobretudo da análise do objeto central desta investigação, certo potencial cultural da ludicidade. O objeto de investigação desta tese é o modelo socrático de relação entre jogo e educação. Seu delineamento ocorre a partir de uma necessária imersão que a fundamentação epistemológica e antropológica desta tese promove no sentido de conhecer específicos e essenciais traços socioculturais do antigo mundo helênico. Nesse sentido, reconhece-se a existência de um problema no tempo presente, faz-se um retorno ao passado grego e projeta-se soluções para o futuro. Esse movimento implica um mapeamento inicial de concepções e modelos de aplicações de jogos em circunstâncias educacionais e/ou de aprendizagem no atual contexto histórico. Feito isso, parte-se para a referida fundamentação, buscando-se, por um lado, ampliar a compreensão da potencialidade do impulso e do elemento lúdicos e, por outro lado, realizar uma adequada preparação da análise mais detida do objeto de investigação. Nesse contexto da tese, já se enseja a abordagem de um fenômeno que é examinado com maior profundidade em capítulo próprio, a saber: o jogo de enigma. A compreensão do caráter de tal fenômeno tem uma importância capital para esta pesquisa à medida que o exame revela os nexos genéticos que, em intrínseca relação a ele, culminam no veículo da ação filosófica e educacional de Sócrates, isto é, a sua dialética. Após uma distinção do jogo dialético em relação a outras formas de manifestação ludo-espiritual da Grécia Clássica, passa-se então a um exame mais focado na figura de Sócrates, inicialmente em sua função mais própria de filósofo-educador e, posteriormente, nos elementos que compõem o enigma que a sua ação suscita, isto é, no código do enigma socrático da alma. Dessa análise, emerge o conceito de jogo antitético da dialética socrática, que exprime o procedimento anímico paradigmático de Sócrates - visto sobretudo à luz de diálogos socráticos de Platão – no sentido de atingir a ciência dos Valores. A compreensão global do processo de decodificação do jogo socrático do enigma da alma implica não apenas na formação de disposições estéticas, éticas e intelectuais de acentuada importância educacional, como também viabiliza uma percepção mais clara acerca de funções da ludicidade que possuem um elevado potencial cultural. |
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Jogo e educação: resgate do paradigma socráticoPlay and education: rescuing the socratic paradigmSócratesDialéticaFilosofiaSocratesDialecticPhilosophyO jogo não se reduz necessariamente a mero jogo. O objetivo desta tese é direcionar a atenção para certas possibilidades formativas do jogo que atualmente não têm sido devida e suficientemente levadas em consideração em contextos acadêmicos e profissionais. Trata-se mais especificamente de pôr em evidência, a partir sobretudo da análise do objeto central desta investigação, certo potencial cultural da ludicidade. O objeto de investigação desta tese é o modelo socrático de relação entre jogo e educação. Seu delineamento ocorre a partir de uma necessária imersão que a fundamentação epistemológica e antropológica desta tese promove no sentido de conhecer específicos e essenciais traços socioculturais do antigo mundo helênico. Nesse sentido, reconhece-se a existência de um problema no tempo presente, faz-se um retorno ao passado grego e projeta-se soluções para o futuro. Esse movimento implica um mapeamento inicial de concepções e modelos de aplicações de jogos em circunstâncias educacionais e/ou de aprendizagem no atual contexto histórico. Feito isso, parte-se para a referida fundamentação, buscando-se, por um lado, ampliar a compreensão da potencialidade do impulso e do elemento lúdicos e, por outro lado, realizar uma adequada preparação da análise mais detida do objeto de investigação. Nesse contexto da tese, já se enseja a abordagem de um fenômeno que é examinado com maior profundidade em capítulo próprio, a saber: o jogo de enigma. A compreensão do caráter de tal fenômeno tem uma importância capital para esta pesquisa à medida que o exame revela os nexos genéticos que, em intrínseca relação a ele, culminam no veículo da ação filosófica e educacional de Sócrates, isto é, a sua dialética. Após uma distinção do jogo dialético em relação a outras formas de manifestação ludo-espiritual da Grécia Clássica, passa-se então a um exame mais focado na figura de Sócrates, inicialmente em sua função mais própria de filósofo-educador e, posteriormente, nos elementos que compõem o enigma que a sua ação suscita, isto é, no código do enigma socrático da alma. Dessa análise, emerge o conceito de jogo antitético da dialética socrática, que exprime o procedimento anímico paradigmático de Sócrates - visto sobretudo à luz de diálogos socráticos de Platão – no sentido de atingir a ciência dos Valores. A compreensão global do processo de decodificação do jogo socrático do enigma da alma implica não apenas na formação de disposições estéticas, éticas e intelectuais de acentuada importância educacional, como também viabiliza uma percepção mais clara acerca de funções da ludicidade que possuem um elevado potencial cultural.Play is not restricted to a mere play. The aim of this thesis is to draw attention to certain formative possibilities of play which have not been currently considered properly or sufficiently in academic and professional contexts. It evidences, more specifically and mostly through the analysis of the main object of this investigation, the actual cultural potential of ludicity. The object of investigation of this one thesis is the Socratic model of relationship between play and education. Our design was carried out from the necessary immersion permitted by the epistemological and anthropological foundation of this thesis, in the sense of knowing specific and essential sociocultural traces of the ancient Hellenistic world. The existence of a current issue is thus recognized, ensuing a return to the Greek past and the projection of solutions for the future. This motion implies an initial mapping of conceptions and models of application of plays in educational and/or learning circumstances in the current historical context. From this establishment, we then move on to the referred foundation, aiming at amplifying the comprehension of the potentiality of ludic impulse and element on one hand, and the proper preparation of the analysis regarding the object of investigation on the other. At this point in the thesis, we glance at the phenomenon that is approached in a deeper manner in its own chapter: the play of the enigma. Understanding such a phenomenon is of capital importance to this research as its examination reveals the genetic connections which, with close relation to themselves, result in the vehicle of philosophical and educational actions of Socrates, being that his dialectic. Following a distinction between the dialectic play with regard to other forms of ludo-spiritual manifestations of Classic Greece, we thus deeply examine of the figure of Socrates, first in view of his own function of philosopher-educator and later the elements which comprise the enigma arisen from his actions, i. e., the code to the Socratic enigma of the soul. The concept of the Socratic dialectic’s antithetic play, which expresses the soul paradigmatic procedure of Socrates – mostly under the light of Plato’s dialogues – in the sense of reaching the science of the Values. Globally understanding the process of decoding the Socratic play of the enigma of the soul implies not only forming esthetical, ethical and intellectual dispositions of major importance to education, but also allows a clearer perception regarding the functions of ludicity with elevated cultural potential.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Não constaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, José Milton de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Avanço, Leonardo Dias2018-05-22T20:25:01Z2018-05-22T20:25:01Z2018-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15405400090208833004129044P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T13:00:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154054Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:47:59.349144Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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