O docente e sua subjetividade nos processos motivacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bettina Steren dos
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Antunes, Denise Dalpiaz, Bernardi, Jussara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2757
Resumo: O presente artigo aborda elementos importantes a respeito do ser professor, as relações interpessoais estabelecidas no ambiente escolar e a relação com o autoconhecimento, a auto-estima, a autoimagem e os processos motivacionais. A partir de estudos e pesquisas desenvolvidas com professores de instituições públicas e privadas de Porto Alegre, em 2006 e 2007, são feitas considerações sobre a motivação docente ressaltando que a formação continuada proporcionada pelas oficinas de autoconhecimento, parecem contribuir significativamente para elevar a motivação e promover o bem-estar do professor. Descritores – Profissão docente; relações interpessoais; autoconhecimento; processos motivacionais.
id PUC_RS-18_344b7743cb0f31bac440a40e4649e7f1
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/2757
network_acronym_str PUC_RS-18
network_name_str Educação
repository_id_str
spelling O docente e sua subjetividade nos processos motivacionaisO presente artigo aborda elementos importantes a respeito do ser professor, as relações interpessoais estabelecidas no ambiente escolar e a relação com o autoconhecimento, a auto-estima, a autoimagem e os processos motivacionais. A partir de estudos e pesquisas desenvolvidas com professores de instituições públicas e privadas de Porto Alegre, em 2006 e 2007, são feitas considerações sobre a motivação docente ressaltando que a formação continuada proporcionada pelas oficinas de autoconhecimento, parecem contribuir significativamente para elevar a motivação e promover o bem-estar do professor. Descritores – Profissão docente; relações interpessoais; autoconhecimento; processos motivacionais.Editora da PUCRS - ediPUCRS2008-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2757Educação; Vol. 31 No. 1 (2008)Educação; Vol. 31 Núm. 1 (2008)Educação; v. 31 n. 1 (2008)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2757/2104Santos, Bettina Steren dosAntunes, Denise DalpiazBernardi, Jussarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-02T12:44:23Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/2757Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-06-02T12:44:23Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O docente e sua subjetividade nos processos motivacionais
title O docente e sua subjetividade nos processos motivacionais
spellingShingle O docente e sua subjetividade nos processos motivacionais
Santos, Bettina Steren dos
title_short O docente e sua subjetividade nos processos motivacionais
title_full O docente e sua subjetividade nos processos motivacionais
title_fullStr O docente e sua subjetividade nos processos motivacionais
title_full_unstemmed O docente e sua subjetividade nos processos motivacionais
title_sort O docente e sua subjetividade nos processos motivacionais
author Santos, Bettina Steren dos
author_facet Santos, Bettina Steren dos
Antunes, Denise Dalpiaz
Bernardi, Jussara
author_role author
author2 Antunes, Denise Dalpiaz
Bernardi, Jussara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Bettina Steren dos
Antunes, Denise Dalpiaz
Bernardi, Jussara
description O presente artigo aborda elementos importantes a respeito do ser professor, as relações interpessoais estabelecidas no ambiente escolar e a relação com o autoconhecimento, a auto-estima, a autoimagem e os processos motivacionais. A partir de estudos e pesquisas desenvolvidas com professores de instituições públicas e privadas de Porto Alegre, em 2006 e 2007, são feitas considerações sobre a motivação docente ressaltando que a formação continuada proporcionada pelas oficinas de autoconhecimento, parecem contribuir significativamente para elevar a motivação e promover o bem-estar do professor. Descritores – Profissão docente; relações interpessoais; autoconhecimento; processos motivacionais.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2757
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2757/2104
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Educação; Vol. 31 No. 1 (2008)
Educação; Vol. 31 Núm. 1 (2008)
Educação; v. 31 n. 1 (2008)
1981-2582
0101-465X
reponame:Educação
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Educação
collection Educação
repository.name.fl_str_mv Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br
_version_ 1799128742454362113