O docente e sua subjetividade nos processos motivacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2757 |
Resumo: | O presente artigo aborda elementos importantes a respeito do ser professor, as relações interpessoais estabelecidas no ambiente escolar e a relação com o autoconhecimento, a auto-estima, a autoimagem e os processos motivacionais. A partir de estudos e pesquisas desenvolvidas com professores de instituições públicas e privadas de Porto Alegre, em 2006 e 2007, são feitas considerações sobre a motivação docente ressaltando que a formação continuada proporcionada pelas oficinas de autoconhecimento, parecem contribuir significativamente para elevar a motivação e promover o bem-estar do professor. Descritores – Profissão docente; relações interpessoais; autoconhecimento; processos motivacionais. |
id |
PUC_RS-18_344b7743cb0f31bac440a40e4649e7f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/2757 |
network_acronym_str |
PUC_RS-18 |
network_name_str |
Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
O docente e sua subjetividade nos processos motivacionaisO presente artigo aborda elementos importantes a respeito do ser professor, as relações interpessoais estabelecidas no ambiente escolar e a relação com o autoconhecimento, a auto-estima, a autoimagem e os processos motivacionais. A partir de estudos e pesquisas desenvolvidas com professores de instituições públicas e privadas de Porto Alegre, em 2006 e 2007, são feitas considerações sobre a motivação docente ressaltando que a formação continuada proporcionada pelas oficinas de autoconhecimento, parecem contribuir significativamente para elevar a motivação e promover o bem-estar do professor. Descritores – Profissão docente; relações interpessoais; autoconhecimento; processos motivacionais.Editora da PUCRS - ediPUCRS2008-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2757Educação; Vol. 31 No. 1 (2008)Educação; Vol. 31 Núm. 1 (2008)Educação; v. 31 n. 1 (2008)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2757/2104Santos, Bettina Steren dosAntunes, Denise DalpiazBernardi, Jussarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-02T12:44:23Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/2757Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-06-02T12:44:23Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O docente e sua subjetividade nos processos motivacionais |
title |
O docente e sua subjetividade nos processos motivacionais |
spellingShingle |
O docente e sua subjetividade nos processos motivacionais Santos, Bettina Steren dos |
title_short |
O docente e sua subjetividade nos processos motivacionais |
title_full |
O docente e sua subjetividade nos processos motivacionais |
title_fullStr |
O docente e sua subjetividade nos processos motivacionais |
title_full_unstemmed |
O docente e sua subjetividade nos processos motivacionais |
title_sort |
O docente e sua subjetividade nos processos motivacionais |
author |
Santos, Bettina Steren dos |
author_facet |
Santos, Bettina Steren dos Antunes, Denise Dalpiaz Bernardi, Jussara |
author_role |
author |
author2 |
Antunes, Denise Dalpiaz Bernardi, Jussara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Bettina Steren dos Antunes, Denise Dalpiaz Bernardi, Jussara |
description |
O presente artigo aborda elementos importantes a respeito do ser professor, as relações interpessoais estabelecidas no ambiente escolar e a relação com o autoconhecimento, a auto-estima, a autoimagem e os processos motivacionais. A partir de estudos e pesquisas desenvolvidas com professores de instituições públicas e privadas de Porto Alegre, em 2006 e 2007, são feitas considerações sobre a motivação docente ressaltando que a formação continuada proporcionada pelas oficinas de autoconhecimento, parecem contribuir significativamente para elevar a motivação e promover o bem-estar do professor. Descritores – Profissão docente; relações interpessoais; autoconhecimento; processos motivacionais. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2757 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2757 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2757/2104 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação; Vol. 31 No. 1 (2008) Educação; Vol. 31 Núm. 1 (2008) Educação; v. 31 n. 1 (2008) 1981-2582 0101-465X reponame:Educação instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Educação |
collection |
Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br |
_version_ |
1799128742454362113 |