Desenvolvimento Profissional e Motivação dos Professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/373 |
Resumo: | Abordaremos, neste texto, detalhes sobre estudos realizados com profes-sores, em especial os que destacam elementos sobre seu desenvolvimento profissional e sua motivação, levando em conta pesquisas, que utilizaram questionários e entrevis-tas, com 160 professores do ensino secundário, concluindo que há diversas constantes ou itinerários-tipo que caracterizam o percurso profissional de alguns desses profes-sores, definindo suas vivências e seu percurso de vida. Descritores – Desenvolvimento profissional; motivação; educação de professores. ABSTRACT – This paper approaches studies developed with teachers, specially those related to their professional development and motivation, considering the ques-tionnaires and interviews carried out with 160 teachers of secondary schools, and concluding that there are several constant factors or typical paths characterizing the professional history of some of these teachers, and defining their life experiences and history. Descriptors – Professional development; motivation; teacher’s education. |
id |
PUC_RS-18_3f1a225650dc98ea1a43cf17933115f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/373 |
network_acronym_str |
PUC_RS-18 |
network_name_str |
Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento Profissional e Motivação dos ProfessoresMotivação ProfissionalAbordaremos, neste texto, detalhes sobre estudos realizados com profes-sores, em especial os que destacam elementos sobre seu desenvolvimento profissional e sua motivação, levando em conta pesquisas, que utilizaram questionários e entrevis-tas, com 160 professores do ensino secundário, concluindo que há diversas constantes ou itinerários-tipo que caracterizam o percurso profissional de alguns desses profes-sores, definindo suas vivências e seu percurso de vida. Descritores – Desenvolvimento profissional; motivação; educação de professores. ABSTRACT – This paper approaches studies developed with teachers, specially those related to their professional development and motivation, considering the ques-tionnaires and interviews carried out with 160 teachers of secondary schools, and concluding that there are several constant factors or typical paths characterizing the professional history of some of these teachers, and defining their life experiences and history. Descriptors – Professional development; motivation; teacher’s education.Editora da PUCRS - ediPUCRS2006-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/373Educação; Vol. 27 No. 1 (2004)Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2004)Educação; v. 27 n. 1 (2004)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/373/270de Jesus, Saul NevesSantos, Joana Conduto Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-30T12:01:39Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/373Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-05-30T12:01:39Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento Profissional e Motivação dos Professores |
title |
Desenvolvimento Profissional e Motivação dos Professores |
spellingShingle |
Desenvolvimento Profissional e Motivação dos Professores de Jesus, Saul Neves Motivação Profissional |
title_short |
Desenvolvimento Profissional e Motivação dos Professores |
title_full |
Desenvolvimento Profissional e Motivação dos Professores |
title_fullStr |
Desenvolvimento Profissional e Motivação dos Professores |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento Profissional e Motivação dos Professores |
title_sort |
Desenvolvimento Profissional e Motivação dos Professores |
author |
de Jesus, Saul Neves |
author_facet |
de Jesus, Saul Neves Santos, Joana Conduto Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Joana Conduto Vieira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Jesus, Saul Neves Santos, Joana Conduto Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação Profissional |
topic |
Motivação Profissional |
description |
Abordaremos, neste texto, detalhes sobre estudos realizados com profes-sores, em especial os que destacam elementos sobre seu desenvolvimento profissional e sua motivação, levando em conta pesquisas, que utilizaram questionários e entrevis-tas, com 160 professores do ensino secundário, concluindo que há diversas constantes ou itinerários-tipo que caracterizam o percurso profissional de alguns desses profes-sores, definindo suas vivências e seu percurso de vida. Descritores – Desenvolvimento profissional; motivação; educação de professores. ABSTRACT – This paper approaches studies developed with teachers, specially those related to their professional development and motivation, considering the ques-tionnaires and interviews carried out with 160 teachers of secondary schools, and concluding that there are several constant factors or typical paths characterizing the professional history of some of these teachers, and defining their life experiences and history. Descriptors – Professional development; motivation; teacher’s education. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/373 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/373/270 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação; Vol. 27 No. 1 (2004) Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2004) Educação; v. 27 n. 1 (2004) 1981-2582 0101-465X reponame:Educação instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Educação |
collection |
Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br |
_version_ |
1799128741281005568 |