Encontros Transculturais: uma leitura da construção da identidade de jovens na Amazônia Oriental Brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oesselmann, Dirk Jürgen
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Ferreira, Fernanda do Socorro Santos, Garcia, Maria Lucia Gaspar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/380
Resumo: O encontro de diversas culturas e realidades socioeconômicas constitui-se num desafio central num contexto de crescente movimento de migração, marcado de pela busca incessante de novas possibilidades de subsistência e aumento de mobi-lidade e comunicação de pessoas na era da globalização. Esta dinâmica faz surgir, em nível mundial, inúmeros conflitos étnicos, religiosos, culturais e sociais em que as populações se opõem a influências culturais uniformizantes. A Universidade da Ama-zônia, em parceria com a Universidade de Hannover na Alemanha, propõe uma pes-quisa capaz de recuperar e compreender os diferentes processos formativos de identi-dade e sociabilidade vivenciados por jovens e adolescentes de 13 a 21 anos, de dife-rentes classes e contextos sociais, buscando contribuir na discussão internacional de parâmetros para uma educação pela democracia. Descritores – Democracia; educação; identidade; globalização; transculturalidade. ABSTRACT – The meeting of diverse cultures and socio-economic realities is a challenge in a context of crescent movement of migration, characterized by the con-stant search for new possibilities of subsistence and the increase mobility and comunication of persons in the global era. This dynamics made emerge in a world level, several ethnics, religious, cultural and social conflicts where the populations made oppositions to uniform cultural influences. The Universidade da Amazônia in a part-nership with the Hannover University in Germany are proposing a research able to recuperate and comprehend the different formative processes of identity and sociabil-ity experienced by adolescents and youth from thirteen to twenty one years of age from different classes and social contexts, trying to help in the international discussion for democratic education. Descriptors – Democracy; education; identity; globalization; transculturality.
id PUC_RS-18_56b4552d47e901ca439de905a9e9c681
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/380
network_acronym_str PUC_RS-18
network_name_str Educação
repository_id_str
spelling Encontros Transculturais: uma leitura da construção da identidade de jovens na Amazônia Oriental BrasileiraEncontros TransculturaisO encontro de diversas culturas e realidades socioeconômicas constitui-se num desafio central num contexto de crescente movimento de migração, marcado de pela busca incessante de novas possibilidades de subsistência e aumento de mobi-lidade e comunicação de pessoas na era da globalização. Esta dinâmica faz surgir, em nível mundial, inúmeros conflitos étnicos, religiosos, culturais e sociais em que as populações se opõem a influências culturais uniformizantes. A Universidade da Ama-zônia, em parceria com a Universidade de Hannover na Alemanha, propõe uma pes-quisa capaz de recuperar e compreender os diferentes processos formativos de identi-dade e sociabilidade vivenciados por jovens e adolescentes de 13 a 21 anos, de dife-rentes classes e contextos sociais, buscando contribuir na discussão internacional de parâmetros para uma educação pela democracia. Descritores – Democracia; educação; identidade; globalização; transculturalidade. ABSTRACT – The meeting of diverse cultures and socio-economic realities is a challenge in a context of crescent movement of migration, characterized by the con-stant search for new possibilities of subsistence and the increase mobility and comunication of persons in the global era. This dynamics made emerge in a world level, several ethnics, religious, cultural and social conflicts where the populations made oppositions to uniform cultural influences. The Universidade da Amazônia in a part-nership with the Hannover University in Germany are proposing a research able to recuperate and comprehend the different formative processes of identity and sociabil-ity experienced by adolescents and youth from thirteen to twenty one years of age from different classes and social contexts, trying to help in the international discussion for democratic education. Descriptors – Democracy; education; identity; globalization; transculturality.Editora da PUCRS - ediPUCRS2006-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/380Educação; Vol. 27 No. 2 (2004)Educação; Vol. 27 Núm. 2 (2004)Educação; v. 27 n. 2 (2004)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/380/277Oesselmann, Dirk JürgenFerreira, Fernanda do Socorro SantosGarcia, Maria Lucia Gasparinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-30T13:02:14Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/380Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-05-30T13:02:14Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Encontros Transculturais: uma leitura da construção da identidade de jovens na Amazônia Oriental Brasileira
title Encontros Transculturais: uma leitura da construção da identidade de jovens na Amazônia Oriental Brasileira
spellingShingle Encontros Transculturais: uma leitura da construção da identidade de jovens na Amazônia Oriental Brasileira
Oesselmann, Dirk Jürgen
Encontros Transculturais
title_short Encontros Transculturais: uma leitura da construção da identidade de jovens na Amazônia Oriental Brasileira
title_full Encontros Transculturais: uma leitura da construção da identidade de jovens na Amazônia Oriental Brasileira
title_fullStr Encontros Transculturais: uma leitura da construção da identidade de jovens na Amazônia Oriental Brasileira
title_full_unstemmed Encontros Transculturais: uma leitura da construção da identidade de jovens na Amazônia Oriental Brasileira
title_sort Encontros Transculturais: uma leitura da construção da identidade de jovens na Amazônia Oriental Brasileira
author Oesselmann, Dirk Jürgen
author_facet Oesselmann, Dirk Jürgen
Ferreira, Fernanda do Socorro Santos
Garcia, Maria Lucia Gaspar
author_role author
author2 Ferreira, Fernanda do Socorro Santos
Garcia, Maria Lucia Gaspar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oesselmann, Dirk Jürgen
Ferreira, Fernanda do Socorro Santos
Garcia, Maria Lucia Gaspar
dc.subject.por.fl_str_mv Encontros Transculturais
topic Encontros Transculturais
description O encontro de diversas culturas e realidades socioeconômicas constitui-se num desafio central num contexto de crescente movimento de migração, marcado de pela busca incessante de novas possibilidades de subsistência e aumento de mobi-lidade e comunicação de pessoas na era da globalização. Esta dinâmica faz surgir, em nível mundial, inúmeros conflitos étnicos, religiosos, culturais e sociais em que as populações se opõem a influências culturais uniformizantes. A Universidade da Ama-zônia, em parceria com a Universidade de Hannover na Alemanha, propõe uma pes-quisa capaz de recuperar e compreender os diferentes processos formativos de identi-dade e sociabilidade vivenciados por jovens e adolescentes de 13 a 21 anos, de dife-rentes classes e contextos sociais, buscando contribuir na discussão internacional de parâmetros para uma educação pela democracia. Descritores – Democracia; educação; identidade; globalização; transculturalidade. ABSTRACT – The meeting of diverse cultures and socio-economic realities is a challenge in a context of crescent movement of migration, characterized by the con-stant search for new possibilities of subsistence and the increase mobility and comunication of persons in the global era. This dynamics made emerge in a world level, several ethnics, religious, cultural and social conflicts where the populations made oppositions to uniform cultural influences. The Universidade da Amazônia in a part-nership with the Hannover University in Germany are proposing a research able to recuperate and comprehend the different formative processes of identity and sociabil-ity experienced by adolescents and youth from thirteen to twenty one years of age from different classes and social contexts, trying to help in the international discussion for democratic education. Descriptors – Democracy; education; identity; globalization; transculturality.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/380
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/380/277
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Educação; Vol. 27 No. 2 (2004)
Educação; Vol. 27 Núm. 2 (2004)
Educação; v. 27 n. 2 (2004)
1981-2582
0101-465X
reponame:Educação
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Educação
collection Educação
repository.name.fl_str_mv Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br
_version_ 1799128741379571712