Contributos educativos e comunitários Movimento Epistemológico da Auto-organização – Um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Clara Costa
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/545
Resumo: Apresenta-se um método narrativo utilizado na formação de educadores (não formais) de adultos, reflectindo sobre os fundamentos epistemológicos do Movimento da Auto-organização (MAO) nos quais ele se baseia. Descreve-se brevemente o seu contexto formativo. Os alicerces epistemológicos do MAO garantem a este método uma dimensão transdisiciplinar que promove a educação permanente e comunitária dos formandos; desde uma década que ele tem vindo a ser utilizado e a ser reconhecido como promovendo auto-conhecimento e mudança na vida dos futuros educadores de adultos. Descritores – Epistemologia; auto-organização; método narrativo; holismo; padrões; aprendizagem; educação permanente e comunitária. ABSTRACT On the basis of the interdisciplinary perspective developed within the epistemological movement of self-organisation, and with the help of narrative methodologies used in social sciences, I purpose a method for the training of adult educators. After testing the method over ten years with different groups, there is evidence of having succeeded in attaining its objectives. In this article I describe the nature of the steps of this method, as well as the academic context in which it was conceived and the way it relates to the epistemology associated with the epistemological movement of selforganisation. Key words – Epistemology; self-organisation; narrative method; holism; patterns; lifelong learning and communitarian education.
id PUC_RS-18_583fa8280d018f7c50c0a420754254fc
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/545
network_acronym_str PUC_RS-18
network_name_str Educação
repository_id_str
spelling Contributos educativos e comunitários Movimento Epistemológico da Auto-organização – Um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos Apresenta-se um método narrativo utilizado na formação de educadores (não formais) de adultos, reflectindo sobre os fundamentos epistemológicos do Movimento da Auto-organização (MAO) nos quais ele se baseia. Descreve-se brevemente o seu contexto formativo. Os alicerces epistemológicos do MAO garantem a este método uma dimensão transdisiciplinar que promove a educação permanente e comunitária dos formandos; desde uma década que ele tem vindo a ser utilizado e a ser reconhecido como promovendo auto-conhecimento e mudança na vida dos futuros educadores de adultos. Descritores – Epistemologia; auto-organização; método narrativo; holismo; padrões; aprendizagem; educação permanente e comunitária. ABSTRACT On the basis of the interdisciplinary perspective developed within the epistemological movement of self-organisation, and with the help of narrative methodologies used in social sciences, I purpose a method for the training of adult educators. After testing the method over ten years with different groups, there is evidence of having succeeded in attaining its objectives. In this article I describe the nature of the steps of this method, as well as the academic context in which it was conceived and the way it relates to the epistemology associated with the epistemological movement of selforganisation. Key words – Epistemology; self-organisation; narrative method; holism; patterns; lifelong learning and communitarian education.Editora da PUCRS - ediPUCRS2007-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/545Educação; Vol. 30 No. 1 (2007)Educação; Vol. 30 Núm. 1 (2007)Educação; v. 30 n. 1 (2007)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/545/381Oliveira, Clara Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-01T14:57:30Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/545Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-06-01T14:57:30Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Contributos educativos e comunitários Movimento Epistemológico da Auto-organização – Um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos
title Contributos educativos e comunitários Movimento Epistemológico da Auto-organização – Um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos
spellingShingle Contributos educativos e comunitários Movimento Epistemológico da Auto-organização – Um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos
Oliveira, Clara Costa
title_short Contributos educativos e comunitários Movimento Epistemológico da Auto-organização – Um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos
title_full Contributos educativos e comunitários Movimento Epistemológico da Auto-organização – Um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos
title_fullStr Contributos educativos e comunitários Movimento Epistemológico da Auto-organização – Um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos
title_full_unstemmed Contributos educativos e comunitários Movimento Epistemológico da Auto-organização – Um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos
title_sort Contributos educativos e comunitários Movimento Epistemológico da Auto-organização – Um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos
author Oliveira, Clara Costa
author_facet Oliveira, Clara Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Clara Costa
description Apresenta-se um método narrativo utilizado na formação de educadores (não formais) de adultos, reflectindo sobre os fundamentos epistemológicos do Movimento da Auto-organização (MAO) nos quais ele se baseia. Descreve-se brevemente o seu contexto formativo. Os alicerces epistemológicos do MAO garantem a este método uma dimensão transdisiciplinar que promove a educação permanente e comunitária dos formandos; desde uma década que ele tem vindo a ser utilizado e a ser reconhecido como promovendo auto-conhecimento e mudança na vida dos futuros educadores de adultos. Descritores – Epistemologia; auto-organização; método narrativo; holismo; padrões; aprendizagem; educação permanente e comunitária. ABSTRACT On the basis of the interdisciplinary perspective developed within the epistemological movement of self-organisation, and with the help of narrative methodologies used in social sciences, I purpose a method for the training of adult educators. After testing the method over ten years with different groups, there is evidence of having succeeded in attaining its objectives. In this article I describe the nature of the steps of this method, as well as the academic context in which it was conceived and the way it relates to the epistemology associated with the epistemological movement of selforganisation. Key words – Epistemology; self-organisation; narrative method; holism; patterns; lifelong learning and communitarian education.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/545
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/545/381
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Educação; Vol. 30 No. 1 (2007)
Educação; Vol. 30 Núm. 1 (2007)
Educação; v. 30 n. 1 (2007)
1981-2582
0101-465X
reponame:Educação
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Educação
collection Educação
repository.name.fl_str_mv Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br
_version_ 1799128742414516224