Contributos educativos e comunitários do movimento epistemológico da auto-organização: um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/10580 |
Resumo: | Apresenta-se um método narrativo utilizado na formação de educadores (não formais) de adultos, reflectindo sobre os fundamentos epistemológicos do Movimento da Auto-organização (MAO) nos quais ele se baseia. Descreve-se brevemente o seu contexto formativo. Os alicerces epistemológicos do MAO garantem a este método uma dimensão transdisciplinar que promove a educação permanente e comunitária dos formandos; desde uma década que ele tem vindo a ser utilizado e a ser reconhecido como promovendo auto-conhecimento e mudança na vida dos futuros educadores de adultos. |
id |
RCAP_e4ed7ecd57c240927af780181b9c7676 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10580 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributos educativos e comunitários do movimento epistemológico da auto-organização: um método auto-organizativo na formação de educadores de adultosEducational and communitarian contributions of self-organising epistemological Movement: a self-organising narrative method to the training of adult educatorEpistemologiaAuto-organizaçãoMétodo narrativoHolismoPadrõesAprendizagemEducação permanente e comunitáriaEpistemologySelf-organisationNarrative methodHolismPatternsLifelong learning and communitarian educationApresenta-se um método narrativo utilizado na formação de educadores (não formais) de adultos, reflectindo sobre os fundamentos epistemológicos do Movimento da Auto-organização (MAO) nos quais ele se baseia. Descreve-se brevemente o seu contexto formativo. Os alicerces epistemológicos do MAO garantem a este método uma dimensão transdisciplinar que promove a educação permanente e comunitária dos formandos; desde uma década que ele tem vindo a ser utilizado e a ser reconhecido como promovendo auto-conhecimento e mudança na vida dos futuros educadores de adultos.On the basis of the interdisciplinary perspective developed within the epistemological movement of self-organisation, and with the help of narrative methodologies used in social sciences, I purpose a method for the training of adult educators. After testing the method over ten years with different groups, there is evidence of having succeeded in attaining its objectives. In this article I describe the nature of the steps of this method, as well as the academic context in which it was conceived and the way it relates to the epistemology associated with the epistemological movement of self-organisation.Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade do MinhoOliveira, Clara Costa20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/10580porOliveira, C. C. (2007). Contributos educativos e comunitários Movimento Epistemológico da Auto-organização – Um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos. Educação, 30(1).0101-465X1981-2582https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/545info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10580Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:34.631603Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributos educativos e comunitários do movimento epistemológico da auto-organização: um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos Educational and communitarian contributions of self-organising epistemological Movement: a self-organising narrative method to the training of adult educator |
title |
Contributos educativos e comunitários do movimento epistemológico da auto-organização: um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos |
spellingShingle |
Contributos educativos e comunitários do movimento epistemológico da auto-organização: um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos Oliveira, Clara Costa Epistemologia Auto-organização Método narrativo Holismo Padrões Aprendizagem Educação permanente e comunitária Epistemology Self-organisation Narrative method Holism Patterns Lifelong learning and communitarian education |
title_short |
Contributos educativos e comunitários do movimento epistemológico da auto-organização: um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos |
title_full |
Contributos educativos e comunitários do movimento epistemológico da auto-organização: um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos |
title_fullStr |
Contributos educativos e comunitários do movimento epistemológico da auto-organização: um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos |
title_full_unstemmed |
Contributos educativos e comunitários do movimento epistemológico da auto-organização: um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos |
title_sort |
Contributos educativos e comunitários do movimento epistemológico da auto-organização: um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos |
author |
Oliveira, Clara Costa |
author_facet |
Oliveira, Clara Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Clara Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Epistemologia Auto-organização Método narrativo Holismo Padrões Aprendizagem Educação permanente e comunitária Epistemology Self-organisation Narrative method Holism Patterns Lifelong learning and communitarian education |
topic |
Epistemologia Auto-organização Método narrativo Holismo Padrões Aprendizagem Educação permanente e comunitária Epistemology Self-organisation Narrative method Holism Patterns Lifelong learning and communitarian education |
description |
Apresenta-se um método narrativo utilizado na formação de educadores (não formais) de adultos, reflectindo sobre os fundamentos epistemológicos do Movimento da Auto-organização (MAO) nos quais ele se baseia. Descreve-se brevemente o seu contexto formativo. Os alicerces epistemológicos do MAO garantem a este método uma dimensão transdisciplinar que promove a educação permanente e comunitária dos formandos; desde uma década que ele tem vindo a ser utilizado e a ser reconhecido como promovendo auto-conhecimento e mudança na vida dos futuros educadores de adultos. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/10580 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/10580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Oliveira, C. C. (2007). Contributos educativos e comunitários Movimento Epistemológico da Auto-organização – Um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos. Educação, 30(1). 0101-465X 1981-2582 https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/545 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132468645724160 |