Teoria crítica, reconhecimento social e política educacional: uma análise do discurso do Programa Nacional de Inclusão de Jovens
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Educação |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/9820 |
Resumo: | Este artigo analisa o discurso do ProJovem a partir de seu Projeto Político Pedagógico, que tem por objetivo desenvolver o protagonismo juvenil por meio da escolarização, da orientação ao mundo do trabalho e do desenvolvimento de ações comunitárias. Do ponto de vista teórico-metodológico, este trabalho está situado na esteira da recente teoria social, nos desdobramentos da categoria do reconhecimento social, cuja utilização está associada à teoria pós-crítica, a Charles Taylor, a Nancy Fraser e a Axel Honneth. Tal abordagem permite a configuração de profícuo instrumento no entendimento da formação discursiva de política públicas, particularmente, o ProJovem, com o intuito de ressaltar, por um lado, o reconhecimento simbólico, por meio da ênfase no protagonismo juvenil e na participação paritária da comunidade, e, por outro lado, o reconhecimento distributivo, via escolarização e iniciação ao trabalho. |
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