Teoria pós-crítica, desigualdade social e política educacional: uma breve análise do discurso do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem
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Data de Publicação: | 2011 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Plural (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/74522 |
Resumo: | Este trabalho analisa o discurso do ProJovem a partir de seu Projeto Político Pedagógico. Seu objetivo é desenvolver o protagonismo juvenil por meio da escolarização, da orientação ao mundo do trabalho e do desenvolvimento de ações comunitárias. Do ponto de vista teórico-metodológico, este trabalho está situado, na esteira da recente teoria social, nos desdobramentos da categoria do reconhecimento social, cuja utilização está associada à teoria pós-crítica, de Charles Taylor, Nancy Fraser e Axel Honneth. Essa abordagem permite a configuração de profícuo instrumento no entendimento da formação discursiva de políticas públicas, particularmente o ProJovem, cujo objetivo ressalta, por um lado, o reconhecimento simbólico, pela ênfase no protagonismo juvenil e na participação paritária da comunidade e, por outro lado, no reconhecimento distributivo, via escolarização e iniciação ao trabalho. |
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