Cenas empobrecidas do conhecimento e do trabalho docentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/417 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo delinear algumas tendências que dizem respeito à formação de professores/as e ao trabalho docente, hoje fortemente presentes nas formulações de políticas de formação, na literatura específica e no trabalho docente em exercício no país. A exposição divide-se em duas partes. Em primeiro lugar, no campo do ceticismo e relativismos epistemológicos correntes, indicam-se algumas das manifestações e implicações da sanitarização imposta ao conhecimento que o docente deve mostrar em seu “novo” papel de profissional da educação. Em segundo, apresentam-se algumas reflexões acerca da proclamada profissionalização docente compreendida na lógica das competências. Descritores – Formação de professores; trabalho docente; profissionalização docente; produção de conhecimento. ABSTRACT – This article aims to point out some trends concerning teachers’ education and teachers’ work, which can be noticed on late teachers training policies, on specific literature and on the kind of teachers’ work that has been practiced in this country. The text is divided into two parts. In the first one, in the realm of epistemological skepticism and relativism, it put forward some of the expressions and implications of the ‘sanitization’ imposed on the knowledge that educators are expected to de-monstrate in their “new” role as professionals. In the second one, it presents some thoughts referred to this so called “new” role of teachers as professionals in the realm of the logic of competences. Key-words – Teachers education; teachers work; Teachers profession; production of knowledge. |
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