Políticas de instrução pública no século XIX como eco de experiências internacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2768 |
Resumo: | Discussão acerca das políticas de instrução elementar pública como eco das propostas hegemônicas formuladas em outros países. Impacto de práticas realizadas na Prússia, Holanda, França, Inglaterra, Argentina e Estados Unidos em políticas de educação do Rio Grande do Sul, tomando como categorias de análise os índices de escolarização, a imposição da obrigatoriedade, as práticas de fiscalização do ensino e o controle do tempo na escola, a cobrança de impostos e taxas escolares, as prescrições acerca da saúde e postura dos alunos e mobiliário escolar. Descritores – Política educacional; educação comparada; história da educação. |
id |
PUC_RS-18_9f0f278385aeb148938b18da359a803f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/2768 |
network_acronym_str |
PUC_RS-18 |
network_name_str |
Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas de instrução pública no século XIX como eco de experiências internacionaisDiscussão acerca das políticas de instrução elementar pública como eco das propostas hegemônicas formuladas em outros países. Impacto de práticas realizadas na Prússia, Holanda, França, Inglaterra, Argentina e Estados Unidos em políticas de educação do Rio Grande do Sul, tomando como categorias de análise os índices de escolarização, a imposição da obrigatoriedade, as práticas de fiscalização do ensino e o controle do tempo na escola, a cobrança de impostos e taxas escolares, as prescrições acerca da saúde e postura dos alunos e mobiliário escolar. Descritores – Política educacional; educação comparada; história da educação.Editora da PUCRS - ediPUCRS2008-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2768Educação; Vol. 31 No. 2 (2008)Educação; Vol. 31 Núm. 2 (2008)Educação; v. 31 n. 2 (2008)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2768/2115Werle, Flávia Obino Corrêainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-07T12:09:34Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/2768Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-06-07T12:09:34Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas de instrução pública no século XIX como eco de experiências internacionais |
title |
Políticas de instrução pública no século XIX como eco de experiências internacionais |
spellingShingle |
Políticas de instrução pública no século XIX como eco de experiências internacionais Werle, Flávia Obino Corrêa |
title_short |
Políticas de instrução pública no século XIX como eco de experiências internacionais |
title_full |
Políticas de instrução pública no século XIX como eco de experiências internacionais |
title_fullStr |
Políticas de instrução pública no século XIX como eco de experiências internacionais |
title_full_unstemmed |
Políticas de instrução pública no século XIX como eco de experiências internacionais |
title_sort |
Políticas de instrução pública no século XIX como eco de experiências internacionais |
author |
Werle, Flávia Obino Corrêa |
author_facet |
Werle, Flávia Obino Corrêa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Werle, Flávia Obino Corrêa |
description |
Discussão acerca das políticas de instrução elementar pública como eco das propostas hegemônicas formuladas em outros países. Impacto de práticas realizadas na Prússia, Holanda, França, Inglaterra, Argentina e Estados Unidos em políticas de educação do Rio Grande do Sul, tomando como categorias de análise os índices de escolarização, a imposição da obrigatoriedade, as práticas de fiscalização do ensino e o controle do tempo na escola, a cobrança de impostos e taxas escolares, as prescrições acerca da saúde e postura dos alunos e mobiliário escolar. Descritores – Política educacional; educação comparada; história da educação. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2768 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2768/2115 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação; Vol. 31 No. 2 (2008) Educação; Vol. 31 Núm. 2 (2008) Educação; v. 31 n. 2 (2008) 1981-2582 0101-465X reponame:Educação instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Educação |
collection |
Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br |
_version_ |
1799128742465896448 |