M-learning: o uso de dispositivos móveis por uma geração conectada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/32203 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar a construção de aplicativos educacionais a fim de auxiliar o desenvolvimento do m-learning. Este estudo foi fomentado com base na necessidade de planejar e implementar o uso crítico dos dispositivos móveis na educação, principalmente, por uma geração que está conectada em rede. A metodologia adotada foi abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo estudo de caso, com estudantes de uma turma de graduação do curso de pedagogia. Na coleta de dados, foram disponibilizados dois instrumentos: observação participante e questionário com perguntas abertas e fechadas. Os dados coletados permitiram verificar que o m-learning pode gerar contribuições no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes. Destaca-se, o potencial para promover inovações no meio escolar, novas formas de comunicação, interação e possibilidades para compreensão de conteúdos escolares através de aplicativos. |
id |
PUC_RS-18_afa395d3487b35f107e75979ccc3e78f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/32203 |
network_acronym_str |
PUC_RS-18 |
network_name_str |
Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
M-learning: o uso de dispositivos móveis por uma geração conectadaM-LearningAplicativosGeração conectadaEste artigo tem por objetivo analisar a construção de aplicativos educacionais a fim de auxiliar o desenvolvimento do m-learning. Este estudo foi fomentado com base na necessidade de planejar e implementar o uso crítico dos dispositivos móveis na educação, principalmente, por uma geração que está conectada em rede. A metodologia adotada foi abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo estudo de caso, com estudantes de uma turma de graduação do curso de pedagogia. Na coleta de dados, foram disponibilizados dois instrumentos: observação participante e questionário com perguntas abertas e fechadas. Os dados coletados permitiram verificar que o m-learning pode gerar contribuições no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes. Destaca-se, o potencial para promover inovações no meio escolar, novas formas de comunicação, interação e possibilidades para compreensão de conteúdos escolares através de aplicativos. Editora da PUCRS - ediPUCRS2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/3220310.15448/1981-2582.2019.3.32203Educação; Vol. 42 No. 3 (2019); 525-534Educação; Vol. 42 Núm. 3 (2019); 525-534Educação; v. 42 n. 3 (2019); 525-5341981-25820101-465X10.15448/1981-2582.2019.3reponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/32203/19312Copyright (c) 2020 Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira Sonego, Anna HelenaBehar, Patricia Alejandra2021-09-14T18:20:45Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/32203Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2021-09-14T18:20:45Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
M-learning: o uso de dispositivos móveis por uma geração conectada |
title |
M-learning: o uso de dispositivos móveis por uma geração conectada |
spellingShingle |
M-learning: o uso de dispositivos móveis por uma geração conectada Silveira Sonego, Anna Helena M-Learning Aplicativos Geração conectada |
title_short |
M-learning: o uso de dispositivos móveis por uma geração conectada |
title_full |
M-learning: o uso de dispositivos móveis por uma geração conectada |
title_fullStr |
M-learning: o uso de dispositivos móveis por uma geração conectada |
title_full_unstemmed |
M-learning: o uso de dispositivos móveis por uma geração conectada |
title_sort |
M-learning: o uso de dispositivos móveis por uma geração conectada |
author |
Silveira Sonego, Anna Helena |
author_facet |
Silveira Sonego, Anna Helena Behar, Patricia Alejandra |
author_role |
author |
author2 |
Behar, Patricia Alejandra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira Sonego, Anna Helena Behar, Patricia Alejandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
M-Learning Aplicativos Geração conectada |
topic |
M-Learning Aplicativos Geração conectada |
description |
Este artigo tem por objetivo analisar a construção de aplicativos educacionais a fim de auxiliar o desenvolvimento do m-learning. Este estudo foi fomentado com base na necessidade de planejar e implementar o uso crítico dos dispositivos móveis na educação, principalmente, por uma geração que está conectada em rede. A metodologia adotada foi abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo estudo de caso, com estudantes de uma turma de graduação do curso de pedagogia. Na coleta de dados, foram disponibilizados dois instrumentos: observação participante e questionário com perguntas abertas e fechadas. Os dados coletados permitiram verificar que o m-learning pode gerar contribuições no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes. Destaca-se, o potencial para promover inovações no meio escolar, novas formas de comunicação, interação e possibilidades para compreensão de conteúdos escolares através de aplicativos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/32203 10.15448/1981-2582.2019.3.32203 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/32203 |
identifier_str_mv |
10.15448/1981-2582.2019.3.32203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/32203/19312 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação; Vol. 42 No. 3 (2019); 525-534 Educação; Vol. 42 Núm. 3 (2019); 525-534 Educação; v. 42 n. 3 (2019); 525-534 1981-2582 0101-465X 10.15448/1981-2582.2019.3 reponame:Educação instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Educação |
collection |
Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br |
_version_ |
1799128745492086784 |