M-learning: o uso de dispositivos móveis por uma geração conectada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira Sonego, Anna Helena
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Behar, Patricia Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/32203
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar a construção de aplicativos educacionais a fim de auxiliar o desenvolvimento do m-learning. Este estudo foi fomentado com base na necessidade de planejar e implementar o uso crítico dos dispositivos móveis na educação, principalmente, por uma geração que está conectada em rede. A metodologia adotada foi abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo estudo de caso, com estudantes de uma turma de graduação do curso de pedagogia. Na coleta de dados, foram disponibilizados dois instrumentos: observação participante e questionário com perguntas abertas e fechadas. Os dados coletados permitiram verificar que o m-learning pode gerar contribuições no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes. Destaca-se, o potencial para promover inovações no meio escolar, novas formas de comunicação, interação e possibilidades para compreensão de conteúdos escolares através de aplicativos.  
id PUC_RS-18_afa395d3487b35f107e75979ccc3e78f
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/32203
network_acronym_str PUC_RS-18
network_name_str Educação
repository_id_str
spelling M-learning: o uso de dispositivos móveis por uma geração conectadaM-LearningAplicativosGeração conectadaEste artigo tem por objetivo analisar a construção de aplicativos educacionais a fim de auxiliar o desenvolvimento do m-learning. Este estudo foi fomentado com base na necessidade de planejar e implementar o uso crítico dos dispositivos móveis na educação, principalmente, por uma geração que está conectada em rede. A metodologia adotada foi abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo estudo de caso, com estudantes de uma turma de graduação do curso de pedagogia. Na coleta de dados, foram disponibilizados dois instrumentos: observação participante e questionário com perguntas abertas e fechadas. Os dados coletados permitiram verificar que o m-learning pode gerar contribuições no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes. Destaca-se, o potencial para promover inovações no meio escolar, novas formas de comunicação, interação e possibilidades para compreensão de conteúdos escolares através de aplicativos.  Editora da PUCRS - ediPUCRS2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/3220310.15448/1981-2582.2019.3.32203Educação; Vol. 42 No. 3 (2019); 525-534Educação; Vol. 42 Núm. 3 (2019); 525-534Educação; v. 42 n. 3 (2019); 525-5341981-25820101-465X10.15448/1981-2582.2019.3reponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/32203/19312Copyright (c) 2020 Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira Sonego, Anna HelenaBehar, Patricia Alejandra2021-09-14T18:20:45Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/32203Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2021-09-14T18:20:45Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv M-learning: o uso de dispositivos móveis por uma geração conectada
title M-learning: o uso de dispositivos móveis por uma geração conectada
spellingShingle M-learning: o uso de dispositivos móveis por uma geração conectada
Silveira Sonego, Anna Helena
M-Learning
Aplicativos
Geração conectada
title_short M-learning: o uso de dispositivos móveis por uma geração conectada
title_full M-learning: o uso de dispositivos móveis por uma geração conectada
title_fullStr M-learning: o uso de dispositivos móveis por uma geração conectada
title_full_unstemmed M-learning: o uso de dispositivos móveis por uma geração conectada
title_sort M-learning: o uso de dispositivos móveis por uma geração conectada
author Silveira Sonego, Anna Helena
author_facet Silveira Sonego, Anna Helena
Behar, Patricia Alejandra
author_role author
author2 Behar, Patricia Alejandra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira Sonego, Anna Helena
Behar, Patricia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv M-Learning
Aplicativos
Geração conectada
topic M-Learning
Aplicativos
Geração conectada
description Este artigo tem por objetivo analisar a construção de aplicativos educacionais a fim de auxiliar o desenvolvimento do m-learning. Este estudo foi fomentado com base na necessidade de planejar e implementar o uso crítico dos dispositivos móveis na educação, principalmente, por uma geração que está conectada em rede. A metodologia adotada foi abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo estudo de caso, com estudantes de uma turma de graduação do curso de pedagogia. Na coleta de dados, foram disponibilizados dois instrumentos: observação participante e questionário com perguntas abertas e fechadas. Os dados coletados permitiram verificar que o m-learning pode gerar contribuições no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes. Destaca-se, o potencial para promover inovações no meio escolar, novas formas de comunicação, interação e possibilidades para compreensão de conteúdos escolares através de aplicativos.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/32203
10.15448/1981-2582.2019.3.32203
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/32203
identifier_str_mv 10.15448/1981-2582.2019.3.32203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/32203/19312
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Educação; Vol. 42 No. 3 (2019); 525-534
Educação; Vol. 42 Núm. 3 (2019); 525-534
Educação; v. 42 n. 3 (2019); 525-534
1981-2582
0101-465X
10.15448/1981-2582.2019.3
reponame:Educação
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Educação
collection Educação
repository.name.fl_str_mv Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br
_version_ 1799128745492086784