M-learning : o uso de dispositivos móveis por uma geração conectada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sonego, Anna Helena Silveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Behar, Patrícia Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221356
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar a construção de aplicativos educacionais a fim de auxiliar no desenvolvimento do m-learning. Essa modalidade surgiu pela necessidade de planejar e implementar o uso crítico dos dispositivos móveis na educação, principalmente, por uma geração conectada em rede. A metodologia adotada foi uma abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo estudo de caso, com estudantes de turmas de graduação de uma universidade pública. Na coleta de dados, foram disponibilizados dois instrumentos: a observação participante e o questionário com perguntas abertas e fechadas. Os dados permitiram verificar que o m-learning pode contribuir significativamente no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes. Nesse contexto, destaca-se o potencial para promover inovações no meio escolar, novas formas de comunicação, de interação e novas possibilidades para compreensão de conteúdos escolares através de aplicativos
id UFRGS-2_413f8dfc527876a6a7f9e7d42c5ca567
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221356
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sonego, Anna Helena SilveiraBehar, Patrícia Alejandra2021-05-21T04:44:45Z20190101-465Xhttp://hdl.handle.net/10183/221356001126106Este artigo tem por objetivo analisar a construção de aplicativos educacionais a fim de auxiliar no desenvolvimento do m-learning. Essa modalidade surgiu pela necessidade de planejar e implementar o uso crítico dos dispositivos móveis na educação, principalmente, por uma geração conectada em rede. A metodologia adotada foi uma abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo estudo de caso, com estudantes de turmas de graduação de uma universidade pública. Na coleta de dados, foram disponibilizados dois instrumentos: a observação participante e o questionário com perguntas abertas e fechadas. Os dados permitiram verificar que o m-learning pode contribuir significativamente no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes. Nesse contexto, destaca-se o potencial para promover inovações no meio escolar, novas formas de comunicação, de interação e novas possibilidades para compreensão de conteúdos escolares através de aplicativosThis article aims to analyze the construction of educational applications in order to assist in the development of m-learning. This modality arose from the need to plan and implement the critical use of mobile devices in education, mainly by a networked generation. The methodology adopted was a qualitative and quantitative approach, of the case study type, with undergraduate students from a public university. In the data collection, two instruments were made available: the participant observation and the questionnaire with open and closed questions. The data allowed to verify that the m-learning can contribute significantly in the process of teaching and learning of the students. In this context, we highlight the potential to promote innovations in the school environment, new forms of communication, interaction and possibilities for understanding school content through applications.Este artículo pretende analizar la construcción de aplicaciones educativas para ayudar en el desarrollo del m-learning. Esta modalidad surgió de la necesidad de planificar e implementar el uso crítico de dispositivos móviles en la educación, principalmente por una generación en red. La metodología adoptada fue un enfoque cualitativo y cuantitativo, del tipo de estudio de caso, con estudiantes universitarios de una universidad pública. En la recopilación de datos, se pusieron a disposición dos instrumentos: la observación participante y el cuestionario con preguntas abiertas y cerradas. Los datos permitidos para verificar que el m-learning puede contribuir significativamente en el proceso de enseñanza y aprendizaje de los estudiantes. En este contexto, destacamos el potencial para promover innovaciones en el entorno escolar, nuevas formas de comunicación, interacción y posibilidades para comprender el contenido escolar a través de aplicaciones.application/pdfporEducação. Vol. 42, n. 3 (set./dez. 2019), p. 525-534Tecnologia educacionalM-learningApplicationsGeneration Connected.M-learningAplicacionesGeneración conectadaM-learning : o uso de dispositivos móveis por uma geração conectadaM-learning : the use of mobile devices by a connected generationM-learning : el uso de dispositivos móviles por una generación conectadainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126106.pdf.txt001126106.pdf.txtExtracted Texttext/plain52508http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221356/2/001126106.pdf.txta59d447fcb35d14fd41a12e8088b45c5MD52ORIGINAL001126106.pdfTexto completoapplication/pdf1483105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221356/1/001126106.pdff02f602a90e143c631966421e6b56d9dMD5110183/2213562021-05-26 04:42:26.311476oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221356Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:42:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv M-learning : o uso de dispositivos móveis por uma geração conectada
dc.title.alternative.en.fl_str_mv M-learning : the use of mobile devices by a connected generation
dc.title.alternative.es.fl_str_mv M-learning : el uso de dispositivos móviles por una generación conectada
title M-learning : o uso de dispositivos móveis por uma geração conectada
spellingShingle M-learning : o uso de dispositivos móveis por uma geração conectada
Sonego, Anna Helena Silveira
Tecnologia educacional
M-learning
Applications
Generation Connected.
M-learning
Aplicaciones
Generación conectada
title_short M-learning : o uso de dispositivos móveis por uma geração conectada
title_full M-learning : o uso de dispositivos móveis por uma geração conectada
title_fullStr M-learning : o uso de dispositivos móveis por uma geração conectada
title_full_unstemmed M-learning : o uso de dispositivos móveis por uma geração conectada
title_sort M-learning : o uso de dispositivos móveis por uma geração conectada
author Sonego, Anna Helena Silveira
author_facet Sonego, Anna Helena Silveira
Behar, Patrícia Alejandra
author_role author
author2 Behar, Patrícia Alejandra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sonego, Anna Helena Silveira
Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
topic Tecnologia educacional
M-learning
Applications
Generation Connected.
M-learning
Aplicaciones
Generación conectada
dc.subject.eng.fl_str_mv M-learning
Applications
Generation Connected.
dc.subject.spa.fl_str_mv M-learning
Aplicaciones
Generación conectada
description Este artigo tem por objetivo analisar a construção de aplicativos educacionais a fim de auxiliar no desenvolvimento do m-learning. Essa modalidade surgiu pela necessidade de planejar e implementar o uso crítico dos dispositivos móveis na educação, principalmente, por uma geração conectada em rede. A metodologia adotada foi uma abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo estudo de caso, com estudantes de turmas de graduação de uma universidade pública. Na coleta de dados, foram disponibilizados dois instrumentos: a observação participante e o questionário com perguntas abertas e fechadas. Os dados permitiram verificar que o m-learning pode contribuir significativamente no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes. Nesse contexto, destaca-se o potencial para promover inovações no meio escolar, novas formas de comunicação, de interação e novas possibilidades para compreensão de conteúdos escolares através de aplicativos
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-21T04:44:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/221356
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-465X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001126106
identifier_str_mv 0101-465X
001126106
url http://hdl.handle.net/10183/221356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação. Vol. 42, n. 3 (set./dez. 2019), p. 525-534
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221356/2/001126106.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221356/1/001126106.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a59d447fcb35d14fd41a12e8088b45c5
f02f602a90e143c631966421e6b56d9d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447743194202112