O Indivíduo na Cultura Produtiva: repensando a dimensão ética/educativa no contexto do trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldeira, Elizabeth
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/374
Resumo: Este artigo ressalta a dificuldade da cultura produtiva de valorizar a identidade pessoal do sujeito além da profissional. São encontradas em Kohlberg, Heller, Piaget, Vygotsky, Dewey, Habermas e Resende reflexões teóricas sobre com-petências atualmente proclamadas como essenciais à sobrevivência pessoal e organi-zacional. Analisa-se o confronto do sujeito com o mercado de trabalho permeado de incertezas, no qual construir o eu e o nós conjuga um processo educacional na supera-ção de formas consagradas de agir instrumental, a favor da lógica da reciprocidade. Conclui-se que as forças dominadoras do capital valorizam o sujeito como dever ser. Neste sentido, a subjetividade encontra-se empobrecida e atribuir unicamente ao indivíduo a responsabilidade de se desenvolver e manifestar suas competências signi-fica desconsiderar o contexto de trabalho como espaço educativo. Descritores – Identidade; trabalho; dimensão ética/educativa. ABSTRACT – The article outstands the difficulty of the productive culture in valor-izing the individual personal identity beyond the professional dimension. Kohlberg, Heller, Piaget, Vygotsky, Dewey, Habermas and Resende bring theoretical reflections on competencies currently highlighted as essential for personal and organizational survival. The confrontation between the individual and the labor market, full of uncer-tainties, where self-building includes an educational process to overcome the already consecrated instrumental ways of action in behalf of the reciprocity logics is analyzed. Conclusions show that capital dominating ways valorize the individual as he/she should be. In this sense, subjectivity is under-valorized and attributing to the individ-ual the responsibility of self-developing and expressing his/her competencies means not considering labor environment as an educational one. Descriptors – Identity; labor; ethical/educational dimension.
id PUC_RS-18_c7cd5e8756310613779755e3819d22d0
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/374
network_acronym_str PUC_RS-18
network_name_str Educação
repository_id_str
spelling O Indivíduo na Cultura Produtiva: repensando a dimensão ética/educativa no contexto do trabalho IdentidadeEste artigo ressalta a dificuldade da cultura produtiva de valorizar a identidade pessoal do sujeito além da profissional. São encontradas em Kohlberg, Heller, Piaget, Vygotsky, Dewey, Habermas e Resende reflexões teóricas sobre com-petências atualmente proclamadas como essenciais à sobrevivência pessoal e organi-zacional. Analisa-se o confronto do sujeito com o mercado de trabalho permeado de incertezas, no qual construir o eu e o nós conjuga um processo educacional na supera-ção de formas consagradas de agir instrumental, a favor da lógica da reciprocidade. Conclui-se que as forças dominadoras do capital valorizam o sujeito como dever ser. Neste sentido, a subjetividade encontra-se empobrecida e atribuir unicamente ao indivíduo a responsabilidade de se desenvolver e manifestar suas competências signi-fica desconsiderar o contexto de trabalho como espaço educativo. Descritores – Identidade; trabalho; dimensão ética/educativa. ABSTRACT – The article outstands the difficulty of the productive culture in valor-izing the individual personal identity beyond the professional dimension. Kohlberg, Heller, Piaget, Vygotsky, Dewey, Habermas and Resende bring theoretical reflections on competencies currently highlighted as essential for personal and organizational survival. The confrontation between the individual and the labor market, full of uncer-tainties, where self-building includes an educational process to overcome the already consecrated instrumental ways of action in behalf of the reciprocity logics is analyzed. Conclusions show that capital dominating ways valorize the individual as he/she should be. In this sense, subjectivity is under-valorized and attributing to the individ-ual the responsibility of self-developing and expressing his/her competencies means not considering labor environment as an educational one. Descriptors – Identity; labor; ethical/educational dimension. Editora da PUCRS - ediPUCRS2006-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTrabalhoapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/374Educação; Vol. 27 No. 1 (2004)Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2004)Educação; v. 27 n. 1 (2004)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/374/271Caldeira, Elizabethinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-30T12:01:39Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/374Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-05-30T12:01:39Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Indivíduo na Cultura Produtiva: repensando a dimensão ética/educativa no contexto do trabalho
title O Indivíduo na Cultura Produtiva: repensando a dimensão ética/educativa no contexto do trabalho
spellingShingle O Indivíduo na Cultura Produtiva: repensando a dimensão ética/educativa no contexto do trabalho
Caldeira, Elizabeth
Identidade
title_short O Indivíduo na Cultura Produtiva: repensando a dimensão ética/educativa no contexto do trabalho
title_full O Indivíduo na Cultura Produtiva: repensando a dimensão ética/educativa no contexto do trabalho
title_fullStr O Indivíduo na Cultura Produtiva: repensando a dimensão ética/educativa no contexto do trabalho
title_full_unstemmed O Indivíduo na Cultura Produtiva: repensando a dimensão ética/educativa no contexto do trabalho
title_sort O Indivíduo na Cultura Produtiva: repensando a dimensão ética/educativa no contexto do trabalho
author Caldeira, Elizabeth
author_facet Caldeira, Elizabeth
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldeira, Elizabeth
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
topic Identidade
description Este artigo ressalta a dificuldade da cultura produtiva de valorizar a identidade pessoal do sujeito além da profissional. São encontradas em Kohlberg, Heller, Piaget, Vygotsky, Dewey, Habermas e Resende reflexões teóricas sobre com-petências atualmente proclamadas como essenciais à sobrevivência pessoal e organi-zacional. Analisa-se o confronto do sujeito com o mercado de trabalho permeado de incertezas, no qual construir o eu e o nós conjuga um processo educacional na supera-ção de formas consagradas de agir instrumental, a favor da lógica da reciprocidade. Conclui-se que as forças dominadoras do capital valorizam o sujeito como dever ser. Neste sentido, a subjetividade encontra-se empobrecida e atribuir unicamente ao indivíduo a responsabilidade de se desenvolver e manifestar suas competências signi-fica desconsiderar o contexto de trabalho como espaço educativo. Descritores – Identidade; trabalho; dimensão ética/educativa. ABSTRACT – The article outstands the difficulty of the productive culture in valor-izing the individual personal identity beyond the professional dimension. Kohlberg, Heller, Piaget, Vygotsky, Dewey, Habermas and Resende bring theoretical reflections on competencies currently highlighted as essential for personal and organizational survival. The confrontation between the individual and the labor market, full of uncer-tainties, where self-building includes an educational process to overcome the already consecrated instrumental ways of action in behalf of the reciprocity logics is analyzed. Conclusions show that capital dominating ways valorize the individual as he/she should be. In this sense, subjectivity is under-valorized and attributing to the individ-ual the responsibility of self-developing and expressing his/her competencies means not considering labor environment as an educational one. Descriptors – Identity; labor; ethical/educational dimension.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Trabalho
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/374
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/374/271
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Educação; Vol. 27 No. 1 (2004)
Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2004)
Educação; v. 27 n. 1 (2004)
1981-2582
0101-465X
reponame:Educação
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Educação
collection Educação
repository.name.fl_str_mv Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br
_version_ 1799128741282054144