Educação política de professores: conceitos e importância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/422 |
Resumo: | Este artigo traz aos leitores conceitos da teoria política de Hannah Arendt, demonstrando a sua relevância para a educação de professores. A argumentação do texto contempla a importância da dimensão política do magistério e dos seus fundamentos. Assim, abordam-se conceitos arendtianos sobre política, poder e violência, enfatizando-os na formação e na prática docente, seja para que os professores possam incorporá-los ao processo de ensino-aprendizagem, seja para que possam exercer, de modo consciente e fundamentado, a educação para a vida cidadã. Descritores – Educação política de professores; fundamentos teóricos; Hannah Arendt. ABSTRACT – This article puts forward concepts of the political theory of Hannah Arendt, pointing out its relevance to the academic formation of teachers. The argumentation in the text centres round the importance of the political dimension of teaching as well as its conceptual fundamentals. Conse-quently, arendtian principles concerning politics, power and violence are invoked with emphasis on their application to the formative processes as well as on the teaching practice so that teachers can both incorporate them to the learning-teaching process and to teach conscientiously towards the develop-ment of citizenship awareness and attitude in learners. Key-words – Political education of teachers; theoretical principles; Hannah Arendt |
id |
PUC_RS-18_d798e49dbed91b37b394566283411df6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/422 |
network_acronym_str |
PUC_RS-18 |
network_name_str |
Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação política de professores: conceitos e importânciaEducação política de professoresfundamentos teóricosEste artigo traz aos leitores conceitos da teoria política de Hannah Arendt, demonstrando a sua relevância para a educação de professores. A argumentação do texto contempla a importância da dimensão política do magistério e dos seus fundamentos. Assim, abordam-se conceitos arendtianos sobre política, poder e violência, enfatizando-os na formação e na prática docente, seja para que os professores possam incorporá-los ao processo de ensino-aprendizagem, seja para que possam exercer, de modo consciente e fundamentado, a educação para a vida cidadã. Descritores – Educação política de professores; fundamentos teóricos; Hannah Arendt. ABSTRACT – This article puts forward concepts of the political theory of Hannah Arendt, pointing out its relevance to the academic formation of teachers. The argumentation in the text centres round the importance of the political dimension of teaching as well as its conceptual fundamentals. Conse-quently, arendtian principles concerning politics, power and violence are invoked with emphasis on their application to the formative processes as well as on the teaching practice so that teachers can both incorporate them to the learning-teaching process and to teach conscientiously towards the develop-ment of citizenship awareness and attitude in learners. Key-words – Political education of teachers; theoretical principles; Hannah ArendtEditora da PUCRS - ediPUCRS2006-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/422Educação; Vol. 28 No. 2 (2005)Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2005)Educação; v. 28 n. 2 (2005)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/422/319Rangel, MaryPetry, Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-31T12:33:44Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/422Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-05-31T12:33:44Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação política de professores: conceitos e importância |
title |
Educação política de professores: conceitos e importância |
spellingShingle |
Educação política de professores: conceitos e importância Rangel, Mary Educação política de professores fundamentos teóricos |
title_short |
Educação política de professores: conceitos e importância |
title_full |
Educação política de professores: conceitos e importância |
title_fullStr |
Educação política de professores: conceitos e importância |
title_full_unstemmed |
Educação política de professores: conceitos e importância |
title_sort |
Educação política de professores: conceitos e importância |
author |
Rangel, Mary |
author_facet |
Rangel, Mary Petry, Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Petry, Paulo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rangel, Mary Petry, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação política de professores fundamentos teóricos |
topic |
Educação política de professores fundamentos teóricos |
description |
Este artigo traz aos leitores conceitos da teoria política de Hannah Arendt, demonstrando a sua relevância para a educação de professores. A argumentação do texto contempla a importância da dimensão política do magistério e dos seus fundamentos. Assim, abordam-se conceitos arendtianos sobre política, poder e violência, enfatizando-os na formação e na prática docente, seja para que os professores possam incorporá-los ao processo de ensino-aprendizagem, seja para que possam exercer, de modo consciente e fundamentado, a educação para a vida cidadã. Descritores – Educação política de professores; fundamentos teóricos; Hannah Arendt. ABSTRACT – This article puts forward concepts of the political theory of Hannah Arendt, pointing out its relevance to the academic formation of teachers. The argumentation in the text centres round the importance of the political dimension of teaching as well as its conceptual fundamentals. Conse-quently, arendtian principles concerning politics, power and violence are invoked with emphasis on their application to the formative processes as well as on the teaching practice so that teachers can both incorporate them to the learning-teaching process and to teach conscientiously towards the develop-ment of citizenship awareness and attitude in learners. Key-words – Political education of teachers; theoretical principles; Hannah Arendt |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/422 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/422/319 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação; Vol. 28 No. 2 (2005) Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2005) Educação; v. 28 n. 2 (2005) 1981-2582 0101-465X reponame:Educação instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Educação |
collection |
Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br |
_version_ |
1799128741775933440 |