Sentidos argumentativos e polifônicos de números, no discurso, com base na Semântica Argumentativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Lauro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Manassi, Norton Pizzi, Santos, Noemi Luciane dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras de Hoje (Online)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21701
Resumo: Com base na Semântica Argumentativa, proposta por Oswald Ducrot e colaboradores, este trabalho propõe-se a examinar e a explicitar a relação semântico-argumentativa existente entre linguagens verbal e numérica no discurso. Para tanto, realiza-se uma análise argumentativa e polifônica de um discurso, cujos números nele empregados ganham a função própria de signo linguístico, constituem enunciados e notadamente argumentam. Desse modo, este artigo vai ao encontro de trabalhos desenvolvidos na área de educação matemática, como o de Ole Skovsmose (2013), em que o autor defende que a matemática serve de suporte para argumentações e debates ligados a questões sociais e, portanto, torna-se parte de uma linguagem que influencia na tomada de importantes decisões na sociedade contemporânea. Pretende-se, pois, introduzir uma discussão teórico-aplicada e interdisciplinar, que, além de permitir o avanço das ciências linguística e matemática, poderá fornecer ferramentas de leitura a serem utilizadas no ensino de língua e no de ciências exatas. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Argumentative and polyphonic meanings of numbers, within discourse, based on Argumentative Semantics Abstract: Based on Argumentative Semantics, proposed by Oswald Ducrot and collaborators, this paper aims to examine and to explain the argumentative and semantic relation existing between verbal and numerical language within discourse. Therefore, it is carried an argumentative and polyphonic analysis of one discourse, whose numbers used in it gain the function of the linguistic sign itself, constitute utterances and clearly make argumentations. That way, this paper meets works done within the area of mathematics education, as the work of Ole Skovsmose (2013), in which the author defends that mathematics serve as support for argumentations and debates related to social issues and thus it becomes part of a language that influences the effectuation of important decisions in nowadays society. It is intended, therefore, to introduce a theoretical, applied and interdisciplinary discussion, which, besides allowing the advancement of linguistic and mathematical sciences, can provide reading tools to be used in language teaching and inexact sciences teaching. Keywords: Linguistic argumentation; Numerical language; Discourse; Teaching
id PUC_RS-19_09889adf01adfba7cebddc8dfd6a6813
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/21701
network_acronym_str PUC_RS-19
network_name_str Letras de Hoje (Online)
repository_id_str
spelling Sentidos argumentativos e polifônicos de números, no discurso, com base na Semântica ArgumentativaArgumentação linguísticaLinguagem numéricaDiscursoEnsinoArgumentaçãoCom base na Semântica Argumentativa, proposta por Oswald Ducrot e colaboradores, este trabalho propõe-se a examinar e a explicitar a relação semântico-argumentativa existente entre linguagens verbal e numérica no discurso. Para tanto, realiza-se uma análise argumentativa e polifônica de um discurso, cujos números nele empregados ganham a função própria de signo linguístico, constituem enunciados e notadamente argumentam. Desse modo, este artigo vai ao encontro de trabalhos desenvolvidos na área de educação matemática, como o de Ole Skovsmose (2013), em que o autor defende que a matemática serve de suporte para argumentações e debates ligados a questões sociais e, portanto, torna-se parte de uma linguagem que influencia na tomada de importantes decisões na sociedade contemporânea. Pretende-se, pois, introduzir uma discussão teórico-aplicada e interdisciplinar, que, além de permitir o avanço das ciências linguística e matemática, poderá fornecer ferramentas de leitura a serem utilizadas no ensino de língua e no de ciências exatas. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Argumentative and polyphonic meanings of numbers, within discourse, based on Argumentative Semantics Abstract: Based on Argumentative Semantics, proposed by Oswald Ducrot and collaborators, this paper aims to examine and to explain the argumentative and semantic relation existing between verbal and numerical language within discourse. Therefore, it is carried an argumentative and polyphonic analysis of one discourse, whose numbers used in it gain the function of the linguistic sign itself, constitute utterances and clearly make argumentations. That way, this paper meets works done within the area of mathematics education, as the work of Ole Skovsmose (2013), in which the author defends that mathematics serve as support for argumentations and debates related to social issues and thus it becomes part of a language that influences the effectuation of important decisions in nowadays society. It is intended, therefore, to introduce a theoretical, applied and interdisciplinary discussion, which, besides allowing the advancement of linguistic and mathematical sciences, can provide reading tools to be used in language teaching and inexact sciences teaching. Keywords: Linguistic argumentation; Numerical language; Discourse; TeachingEditora da PUCRS - ediPUCRS2016-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLinguísticaapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/2170110.15448/1984-7726.2016.1.21701Letras de Hoje; Vol. 51 No. 1 (2016): Dialogism, polyphony and argumentation in discourse; 99-108Letras de Hoje; Vol. 51 Núm. 1 (2016): Dialogismo, polifonia e argumentação no discurso; 99-108Letras de Hoje; v. 51 n. 1 (2016): Dialogismo, polifonia e argumentação no discurso; 99-1081984-77260101-333510.15448/1984-7726.2016.1reponame:Letras de Hoje (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21701/14343Copyright (c) 2016 Letras de Hojeinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, LauroManassi, Norton PizziSantos, Noemi Luciane dos2021-04-28T20:23:08Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/21701Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/falePRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/oaieditora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br1984-77260101-3335opendoar:2021-04-28T20:23:08Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Sentidos argumentativos e polifônicos de números, no discurso, com base na Semântica Argumentativa
title Sentidos argumentativos e polifônicos de números, no discurso, com base na Semântica Argumentativa
spellingShingle Sentidos argumentativos e polifônicos de números, no discurso, com base na Semântica Argumentativa
Gomes, Lauro
Argumentação linguística
Linguagem numérica
Discurso
Ensino
Argumentação
title_short Sentidos argumentativos e polifônicos de números, no discurso, com base na Semântica Argumentativa
title_full Sentidos argumentativos e polifônicos de números, no discurso, com base na Semântica Argumentativa
title_fullStr Sentidos argumentativos e polifônicos de números, no discurso, com base na Semântica Argumentativa
title_full_unstemmed Sentidos argumentativos e polifônicos de números, no discurso, com base na Semântica Argumentativa
title_sort Sentidos argumentativos e polifônicos de números, no discurso, com base na Semântica Argumentativa
author Gomes, Lauro
author_facet Gomes, Lauro
Manassi, Norton Pizzi
Santos, Noemi Luciane dos
author_role author
author2 Manassi, Norton Pizzi
Santos, Noemi Luciane dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Lauro
Manassi, Norton Pizzi
Santos, Noemi Luciane dos
dc.subject.por.fl_str_mv Argumentação linguística
Linguagem numérica
Discurso
Ensino
Argumentação
topic Argumentação linguística
Linguagem numérica
Discurso
Ensino
Argumentação
description Com base na Semântica Argumentativa, proposta por Oswald Ducrot e colaboradores, este trabalho propõe-se a examinar e a explicitar a relação semântico-argumentativa existente entre linguagens verbal e numérica no discurso. Para tanto, realiza-se uma análise argumentativa e polifônica de um discurso, cujos números nele empregados ganham a função própria de signo linguístico, constituem enunciados e notadamente argumentam. Desse modo, este artigo vai ao encontro de trabalhos desenvolvidos na área de educação matemática, como o de Ole Skovsmose (2013), em que o autor defende que a matemática serve de suporte para argumentações e debates ligados a questões sociais e, portanto, torna-se parte de uma linguagem que influencia na tomada de importantes decisões na sociedade contemporânea. Pretende-se, pois, introduzir uma discussão teórico-aplicada e interdisciplinar, que, além de permitir o avanço das ciências linguística e matemática, poderá fornecer ferramentas de leitura a serem utilizadas no ensino de língua e no de ciências exatas. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Argumentative and polyphonic meanings of numbers, within discourse, based on Argumentative Semantics Abstract: Based on Argumentative Semantics, proposed by Oswald Ducrot and collaborators, this paper aims to examine and to explain the argumentative and semantic relation existing between verbal and numerical language within discourse. Therefore, it is carried an argumentative and polyphonic analysis of one discourse, whose numbers used in it gain the function of the linguistic sign itself, constitute utterances and clearly make argumentations. That way, this paper meets works done within the area of mathematics education, as the work of Ole Skovsmose (2013), in which the author defends that mathematics serve as support for argumentations and debates related to social issues and thus it becomes part of a language that influences the effectuation of important decisions in nowadays society. It is intended, therefore, to introduce a theoretical, applied and interdisciplinary discussion, which, besides allowing the advancement of linguistic and mathematical sciences, can provide reading tools to be used in language teaching and inexact sciences teaching. Keywords: Linguistic argumentation; Numerical language; Discourse; Teaching
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Linguística
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21701
10.15448/1984-7726.2016.1.21701
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21701
identifier_str_mv 10.15448/1984-7726.2016.1.21701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21701/14343
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Letras de Hoje
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Letras de Hoje
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Letras de Hoje; Vol. 51 No. 1 (2016): Dialogism, polyphony and argumentation in discourse; 99-108
Letras de Hoje; Vol. 51 Núm. 1 (2016): Dialogismo, polifonia e argumentação no discurso; 99-108
Letras de Hoje; v. 51 n. 1 (2016): Dialogismo, polifonia e argumentação no discurso; 99-108
1984-7726
0101-3335
10.15448/1984-7726.2016.1
reponame:Letras de Hoje (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Letras de Hoje (Online)
collection Letras de Hoje (Online)
repository.name.fl_str_mv Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br
_version_ 1799128780926615552