Sentidos argumentativos e polifônicos de números, no discurso, com base na Semântica Argumentativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras de Hoje (Online) |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21701 |
Resumo: | Com base na Semântica Argumentativa, proposta por Oswald Ducrot e colaboradores, este trabalho propõe-se a examinar e a explicitar a relação semântico-argumentativa existente entre linguagens verbal e numérica no discurso. Para tanto, realiza-se uma análise argumentativa e polifônica de um discurso, cujos números nele empregados ganham a função própria de signo linguístico, constituem enunciados e notadamente argumentam. Desse modo, este artigo vai ao encontro de trabalhos desenvolvidos na área de educação matemática, como o de Ole Skovsmose (2013), em que o autor defende que a matemática serve de suporte para argumentações e debates ligados a questões sociais e, portanto, torna-se parte de uma linguagem que influencia na tomada de importantes decisões na sociedade contemporânea. Pretende-se, pois, introduzir uma discussão teórico-aplicada e interdisciplinar, que, além de permitir o avanço das ciências linguística e matemática, poderá fornecer ferramentas de leitura a serem utilizadas no ensino de língua e no de ciências exatas. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Argumentative and polyphonic meanings of numbers, within discourse, based on Argumentative Semantics Abstract: Based on Argumentative Semantics, proposed by Oswald Ducrot and collaborators, this paper aims to examine and to explain the argumentative and semantic relation existing between verbal and numerical language within discourse. Therefore, it is carried an argumentative and polyphonic analysis of one discourse, whose numbers used in it gain the function of the linguistic sign itself, constitute utterances and clearly make argumentations. That way, this paper meets works done within the area of mathematics education, as the work of Ole Skovsmose (2013), in which the author defends that mathematics serve as support for argumentations and debates related to social issues and thus it becomes part of a language that influences the effectuation of important decisions in nowadays society. It is intended, therefore, to introduce a theoretical, applied and interdisciplinary discussion, which, besides allowing the advancement of linguistic and mathematical sciences, can provide reading tools to be used in language teaching and inexact sciences teaching. Keywords: Linguistic argumentation; Numerical language; Discourse; Teaching |
id |
PUC_RS-19_09889adf01adfba7cebddc8dfd6a6813 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/21701 |
network_acronym_str |
PUC_RS-19 |
network_name_str |
Letras de Hoje (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sentidos argumentativos e polifônicos de números, no discurso, com base na Semântica ArgumentativaArgumentação linguísticaLinguagem numéricaDiscursoEnsinoArgumentaçãoCom base na Semântica Argumentativa, proposta por Oswald Ducrot e colaboradores, este trabalho propõe-se a examinar e a explicitar a relação semântico-argumentativa existente entre linguagens verbal e numérica no discurso. Para tanto, realiza-se uma análise argumentativa e polifônica de um discurso, cujos números nele empregados ganham a função própria de signo linguístico, constituem enunciados e notadamente argumentam. Desse modo, este artigo vai ao encontro de trabalhos desenvolvidos na área de educação matemática, como o de Ole Skovsmose (2013), em que o autor defende que a matemática serve de suporte para argumentações e debates ligados a questões sociais e, portanto, torna-se parte de uma linguagem que influencia na tomada de importantes decisões na sociedade contemporânea. Pretende-se, pois, introduzir uma discussão teórico-aplicada e interdisciplinar, que, além de permitir o avanço das ciências linguística e matemática, poderá fornecer ferramentas de leitura a serem utilizadas no ensino de língua e no de ciências exatas. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Argumentative and polyphonic meanings of numbers, within discourse, based on Argumentative Semantics Abstract: Based on Argumentative Semantics, proposed by Oswald Ducrot and collaborators, this paper aims to examine and to explain the argumentative and semantic relation existing between verbal and numerical language within discourse. Therefore, it is carried an argumentative and polyphonic analysis of one discourse, whose numbers used in it gain the function of the linguistic sign itself, constitute utterances and clearly make argumentations. That way, this paper meets works done within the area of mathematics education, as the work of Ole Skovsmose (2013), in which the author defends that mathematics serve as support for argumentations and debates related to social issues and thus it becomes part of a language that influences the effectuation of important decisions in nowadays society. It is intended, therefore, to introduce a theoretical, applied and interdisciplinary discussion, which, besides allowing the advancement of linguistic and mathematical sciences, can provide reading tools to be used in language teaching and inexact sciences teaching. Keywords: Linguistic argumentation; Numerical language; Discourse; TeachingEditora da PUCRS - ediPUCRS2016-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLinguísticaapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/2170110.15448/1984-7726.2016.1.21701Letras de Hoje; Vol. 51 No. 1 (2016): Dialogism, polyphony and argumentation in discourse; 99-108Letras de Hoje; Vol. 51 Núm. 1 (2016): Dialogismo, polifonia e argumentação no discurso; 99-108Letras de Hoje; v. 51 n. 1 (2016): Dialogismo, polifonia e argumentação no discurso; 99-1081984-77260101-333510.15448/1984-7726.2016.1reponame:Letras de Hoje (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21701/14343Copyright (c) 2016 Letras de Hojeinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, LauroManassi, Norton PizziSantos, Noemi Luciane dos2021-04-28T20:23:08Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/21701Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/falePRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/oaieditora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br1984-77260101-3335opendoar:2021-04-28T20:23:08Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sentidos argumentativos e polifônicos de números, no discurso, com base na Semântica Argumentativa |
title |
Sentidos argumentativos e polifônicos de números, no discurso, com base na Semântica Argumentativa |
spellingShingle |
Sentidos argumentativos e polifônicos de números, no discurso, com base na Semântica Argumentativa Gomes, Lauro Argumentação linguística Linguagem numérica Discurso Ensino Argumentação |
title_short |
Sentidos argumentativos e polifônicos de números, no discurso, com base na Semântica Argumentativa |
title_full |
Sentidos argumentativos e polifônicos de números, no discurso, com base na Semântica Argumentativa |
title_fullStr |
Sentidos argumentativos e polifônicos de números, no discurso, com base na Semântica Argumentativa |
title_full_unstemmed |
Sentidos argumentativos e polifônicos de números, no discurso, com base na Semântica Argumentativa |
title_sort |
Sentidos argumentativos e polifônicos de números, no discurso, com base na Semântica Argumentativa |
author |
Gomes, Lauro |
author_facet |
Gomes, Lauro Manassi, Norton Pizzi Santos, Noemi Luciane dos |
author_role |
author |
author2 |
Manassi, Norton Pizzi Santos, Noemi Luciane dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Lauro Manassi, Norton Pizzi Santos, Noemi Luciane dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Argumentação linguística Linguagem numérica Discurso Ensino Argumentação |
topic |
Argumentação linguística Linguagem numérica Discurso Ensino Argumentação |
description |
Com base na Semântica Argumentativa, proposta por Oswald Ducrot e colaboradores, este trabalho propõe-se a examinar e a explicitar a relação semântico-argumentativa existente entre linguagens verbal e numérica no discurso. Para tanto, realiza-se uma análise argumentativa e polifônica de um discurso, cujos números nele empregados ganham a função própria de signo linguístico, constituem enunciados e notadamente argumentam. Desse modo, este artigo vai ao encontro de trabalhos desenvolvidos na área de educação matemática, como o de Ole Skovsmose (2013), em que o autor defende que a matemática serve de suporte para argumentações e debates ligados a questões sociais e, portanto, torna-se parte de uma linguagem que influencia na tomada de importantes decisões na sociedade contemporânea. Pretende-se, pois, introduzir uma discussão teórico-aplicada e interdisciplinar, que, além de permitir o avanço das ciências linguística e matemática, poderá fornecer ferramentas de leitura a serem utilizadas no ensino de língua e no de ciências exatas. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Argumentative and polyphonic meanings of numbers, within discourse, based on Argumentative Semantics Abstract: Based on Argumentative Semantics, proposed by Oswald Ducrot and collaborators, this paper aims to examine and to explain the argumentative and semantic relation existing between verbal and numerical language within discourse. Therefore, it is carried an argumentative and polyphonic analysis of one discourse, whose numbers used in it gain the function of the linguistic sign itself, constitute utterances and clearly make argumentations. That way, this paper meets works done within the area of mathematics education, as the work of Ole Skovsmose (2013), in which the author defends that mathematics serve as support for argumentations and debates related to social issues and thus it becomes part of a language that influences the effectuation of important decisions in nowadays society. It is intended, therefore, to introduce a theoretical, applied and interdisciplinary discussion, which, besides allowing the advancement of linguistic and mathematical sciences, can provide reading tools to be used in language teaching and inexact sciences teaching. Keywords: Linguistic argumentation; Numerical language; Discourse; Teaching |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Linguística |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21701 10.15448/1984-7726.2016.1.21701 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21701 |
identifier_str_mv |
10.15448/1984-7726.2016.1.21701 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21701/14343 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Letras de Hoje info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Letras de Hoje |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Letras de Hoje; Vol. 51 No. 1 (2016): Dialogism, polyphony and argumentation in discourse; 99-108 Letras de Hoje; Vol. 51 Núm. 1 (2016): Dialogismo, polifonia e argumentação no discurso; 99-108 Letras de Hoje; v. 51 n. 1 (2016): Dialogismo, polifonia e argumentação no discurso; 99-108 1984-7726 0101-3335 10.15448/1984-7726.2016.1 reponame:Letras de Hoje (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Letras de Hoje (Online) |
collection |
Letras de Hoje (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br |
_version_ |
1799128780926615552 |