“Por que você alterou isso aqui?” As razões que as crianças adotam quando fazem alterações ao revisar seus textos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras de Hoje (Online) |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/18348 |
Resumo: | A revisão de textos é um componente da escrita que atua como um controle de qualidade do que é produzido, buscando a atender as expectativas do escritor. O presente estudo examinou as razões que crianças com diferentes níveis de domínio da escrita adotam ao revisar seus textos. Oitenta crianças do 3º e do 5º ano do ensino fundamental foram solicitadas, em uma entrevista clínica, a justificar as alterações que haviam feito sobre a reprodução escrita de uma história. Verificou-se que as crianças são capazes de explicitar as razões que adotam ao revisar seus textos e que a natureza das razões variava em função do domínio que apresentam sobre a escrita, pois os alunos do 3º ano adotavam razões relacionadas à necessidade de escrever corretamente (legibilidade, obediência às regras linguísticas), enquanto os do 5º ano adotavam tanto essas razões como outras, de natureza semântica, relativas aos propósitos comunicativos do texto. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ “Why did you change this?” The reasons children adopt when revising their texts Abstract: Textual revision is a component of the writing process that controls the quality of the text, seeking to meet the writer’s expectations. This study examined the reasons that children with different levels of mastery of writing adopted when revising their texts. Eighty 3rd and 5th graders of elementary school children were asked, in a clinical interview, to justify the changes they have made in a story they had reproduced. It was found that children are able to explain the reasons they have adopted when revising their texts and that the nature of these reasons varied according to the level of mastery of writing presented by the students, as the 3rd graders adopted reasons related to the need to write correctly (readability, obedience to linguistic rules), while the 5th graders adopted both these and other reasons related to semantics in order to attend the communicative purpose of the text. Keywords: Writing texts; Textual revision; Purposes of the review; Children |
id |
PUC_RS-19_0d2a686fcb3003880a10fa1f420f4783 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/18348 |
network_acronym_str |
PUC_RS-19 |
network_name_str |
Letras de Hoje (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“Por que você alterou isso aqui?” As razões que as crianças adotam quando fazem alterações ao revisar seus textosEscrita de textosRevisão textualPropósitos da revisãoCriançasescrita de textos por criancasA revisão de textos é um componente da escrita que atua como um controle de qualidade do que é produzido, buscando a atender as expectativas do escritor. O presente estudo examinou as razões que crianças com diferentes níveis de domínio da escrita adotam ao revisar seus textos. Oitenta crianças do 3º e do 5º ano do ensino fundamental foram solicitadas, em uma entrevista clínica, a justificar as alterações que haviam feito sobre a reprodução escrita de uma história. Verificou-se que as crianças são capazes de explicitar as razões que adotam ao revisar seus textos e que a natureza das razões variava em função do domínio que apresentam sobre a escrita, pois os alunos do 3º ano adotavam razões relacionadas à necessidade de escrever corretamente (legibilidade, obediência às regras linguísticas), enquanto os do 5º ano adotavam tanto essas razões como outras, de natureza semântica, relativas aos propósitos comunicativos do texto. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ “Why did you change this?” The reasons children adopt when revising their texts Abstract: Textual revision is a component of the writing process that controls the quality of the text, seeking to meet the writer’s expectations. This study examined the reasons that children with different levels of mastery of writing adopted when revising their texts. Eighty 3rd and 5th graders of elementary school children were asked, in a clinical interview, to justify the changes they have made in a story they had reproduced. It was found that children are able to explain the reasons they have adopted when revising their texts and that the nature of these reasons varied according to the level of mastery of writing presented by the students, as the 3rd graders adopted reasons related to the need to write correctly (readability, obedience to linguistic rules), while the 5th graders adopted both these and other reasons related to semantics in order to attend the communicative purpose of the text. Keywords: Writing texts; Textual revision; Purposes of the review; ChildrenEditora da PUCRS - ediPUCRS2015-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpsicolinguística, método quasi-experimentalapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/1834810.15448/1984-7726.2015.1.18348Letras de Hoje; Vol. 50 No. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 32-39Letras de Hoje; Vol. 50 Núm. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 32-39Letras de Hoje; v. 50 n. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 32-391984-77260101-333510.15448/1984-7726.2015.1reponame:Letras de Hoje (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/18348/12868Spinillo, Alina Galvaoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-04T18:01:42Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/18348Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/falePRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/oaieditora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br1984-77260101-3335opendoar:2017-01-04T18:01:42Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Por que você alterou isso aqui?” As razões que as crianças adotam quando fazem alterações ao revisar seus textos |
title |
“Por que você alterou isso aqui?” As razões que as crianças adotam quando fazem alterações ao revisar seus textos |
spellingShingle |
“Por que você alterou isso aqui?” As razões que as crianças adotam quando fazem alterações ao revisar seus textos Spinillo, Alina Galvao Escrita de textos Revisão textual Propósitos da revisão Crianças escrita de textos por criancas |
title_short |
“Por que você alterou isso aqui?” As razões que as crianças adotam quando fazem alterações ao revisar seus textos |
title_full |
“Por que você alterou isso aqui?” As razões que as crianças adotam quando fazem alterações ao revisar seus textos |
title_fullStr |
“Por que você alterou isso aqui?” As razões que as crianças adotam quando fazem alterações ao revisar seus textos |
title_full_unstemmed |
“Por que você alterou isso aqui?” As razões que as crianças adotam quando fazem alterações ao revisar seus textos |
title_sort |
“Por que você alterou isso aqui?” As razões que as crianças adotam quando fazem alterações ao revisar seus textos |
author |
Spinillo, Alina Galvao |
author_facet |
Spinillo, Alina Galvao |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Spinillo, Alina Galvao |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita de textos Revisão textual Propósitos da revisão Crianças escrita de textos por criancas |
topic |
Escrita de textos Revisão textual Propósitos da revisão Crianças escrita de textos por criancas |
description |
A revisão de textos é um componente da escrita que atua como um controle de qualidade do que é produzido, buscando a atender as expectativas do escritor. O presente estudo examinou as razões que crianças com diferentes níveis de domínio da escrita adotam ao revisar seus textos. Oitenta crianças do 3º e do 5º ano do ensino fundamental foram solicitadas, em uma entrevista clínica, a justificar as alterações que haviam feito sobre a reprodução escrita de uma história. Verificou-se que as crianças são capazes de explicitar as razões que adotam ao revisar seus textos e que a natureza das razões variava em função do domínio que apresentam sobre a escrita, pois os alunos do 3º ano adotavam razões relacionadas à necessidade de escrever corretamente (legibilidade, obediência às regras linguísticas), enquanto os do 5º ano adotavam tanto essas razões como outras, de natureza semântica, relativas aos propósitos comunicativos do texto. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ “Why did you change this?” The reasons children adopt when revising their texts Abstract: Textual revision is a component of the writing process that controls the quality of the text, seeking to meet the writer’s expectations. This study examined the reasons that children with different levels of mastery of writing adopted when revising their texts. Eighty 3rd and 5th graders of elementary school children were asked, in a clinical interview, to justify the changes they have made in a story they had reproduced. It was found that children are able to explain the reasons they have adopted when revising their texts and that the nature of these reasons varied according to the level of mastery of writing presented by the students, as the 3rd graders adopted reasons related to the need to write correctly (readability, obedience to linguistic rules), while the 5th graders adopted both these and other reasons related to semantics in order to attend the communicative purpose of the text. Keywords: Writing texts; Textual revision; Purposes of the review; Children |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion psicolinguística, método quasi-experimental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/18348 10.15448/1984-7726.2015.1.18348 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/18348 |
identifier_str_mv |
10.15448/1984-7726.2015.1.18348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/18348/12868 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Letras de Hoje; Vol. 50 No. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 32-39 Letras de Hoje; Vol. 50 Núm. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 32-39 Letras de Hoje; v. 50 n. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 32-39 1984-7726 0101-3335 10.15448/1984-7726.2015.1 reponame:Letras de Hoje (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Letras de Hoje (Online) |
collection |
Letras de Hoje (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br |
_version_ |
1799128779158716416 |