“Por que você alterou isso aqui?” As razões que as crianças adotam quando fazem alterações ao revisar seus textos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spinillo, Alina Galvao
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras de Hoje (Online)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/18348
Resumo: A revisão de textos é um componente da escrita que atua como um controle de qualidade do que é produzido, buscando a atender as expectativas do escritor. O presente estudo examinou as razões que crianças com diferentes níveis de domínio da escrita adotam ao revisar seus textos. Oitenta crianças do 3º e do 5º ano do ensino fundamental foram solicitadas, em uma entrevista clínica, a justificar as alterações que haviam feito sobre a reprodução escrita de uma história. Verificou-se que as crianças são capazes de explicitar as razões que adotam ao revisar seus textos e que a natureza das razões variava em função do domínio que apresentam sobre a escrita, pois os alunos do 3º ano adotavam razões relacionadas à necessidade de escrever corretamente (legibilidade, obediência às regras linguísticas), enquanto os do 5º ano adotavam tanto essas razões como outras, de natureza semântica, relativas aos propósitos comunicativos do texto. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ “Why did you change this?” The reasons children adopt when revising their texts Abstract: Textual revision is a component of the writing process that controls the quality of the text, seeking to meet the writer’s expectations. This study examined the reasons that children with different levels of mastery of writing adopted when revising their texts. Eighty 3rd and 5th graders of elementary school children were asked, in a clinical interview, to justify the changes they have made in a story they had reproduced. It was found that children are able to explain the reasons they have adopted when revising their texts and that the nature of these reasons varied according to the level of mastery of writing presented by the students, as the 3rd graders adopted reasons related to the need to write correctly (readability, obedience to linguistic rules), while the 5th graders adopted both these and other reasons related to semantics in order to attend the communicative purpose of the text. Keywords: Writing texts; Textual revision; Purposes of the review; Children
id PUC_RS-19_0d2a686fcb3003880a10fa1f420f4783
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/18348
network_acronym_str PUC_RS-19
network_name_str Letras de Hoje (Online)
repository_id_str
spelling “Por que você alterou isso aqui?” As razões que as crianças adotam quando fazem alterações ao revisar seus textosEscrita de textosRevisão textualPropósitos da revisãoCriançasescrita de textos por criancasA revisão de textos é um componente da escrita que atua como um controle de qualidade do que é produzido, buscando a atender as expectativas do escritor. O presente estudo examinou as razões que crianças com diferentes níveis de domínio da escrita adotam ao revisar seus textos. Oitenta crianças do 3º e do 5º ano do ensino fundamental foram solicitadas, em uma entrevista clínica, a justificar as alterações que haviam feito sobre a reprodução escrita de uma história. Verificou-se que as crianças são capazes de explicitar as razões que adotam ao revisar seus textos e que a natureza das razões variava em função do domínio que apresentam sobre a escrita, pois os alunos do 3º ano adotavam razões relacionadas à necessidade de escrever corretamente (legibilidade, obediência às regras linguísticas), enquanto os do 5º ano adotavam tanto essas razões como outras, de natureza semântica, relativas aos propósitos comunicativos do texto. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ “Why did you change this?” The reasons children adopt when revising their texts Abstract: Textual revision is a component of the writing process that controls the quality of the text, seeking to meet the writer’s expectations. This study examined the reasons that children with different levels of mastery of writing adopted when revising their texts. Eighty 3rd and 5th graders of elementary school children were asked, in a clinical interview, to justify the changes they have made in a story they had reproduced. It was found that children are able to explain the reasons they have adopted when revising their texts and that the nature of these reasons varied according to the level of mastery of writing presented by the students, as the 3rd graders adopted reasons related to the need to write correctly (readability, obedience to linguistic rules), while the 5th graders adopted both these and other reasons related to semantics in order to attend the communicative purpose of the text. Keywords: Writing texts; Textual revision; Purposes of the review; ChildrenEditora da PUCRS - ediPUCRS2015-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpsicolinguística, método quasi-experimentalapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/1834810.15448/1984-7726.2015.1.18348Letras de Hoje; Vol. 50 No. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 32-39Letras de Hoje; Vol. 50 Núm. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 32-39Letras de Hoje; v. 50 n. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 32-391984-77260101-333510.15448/1984-7726.2015.1reponame:Letras de Hoje (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/18348/12868Spinillo, Alina Galvaoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-04T18:01:42Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/18348Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/falePRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/oaieditora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br1984-77260101-3335opendoar:2017-01-04T18:01:42Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv “Por que você alterou isso aqui?” As razões que as crianças adotam quando fazem alterações ao revisar seus textos
title “Por que você alterou isso aqui?” As razões que as crianças adotam quando fazem alterações ao revisar seus textos
spellingShingle “Por que você alterou isso aqui?” As razões que as crianças adotam quando fazem alterações ao revisar seus textos
Spinillo, Alina Galvao
Escrita de textos
Revisão textual
Propósitos da revisão
Crianças
escrita de textos por criancas
title_short “Por que você alterou isso aqui?” As razões que as crianças adotam quando fazem alterações ao revisar seus textos
title_full “Por que você alterou isso aqui?” As razões que as crianças adotam quando fazem alterações ao revisar seus textos
title_fullStr “Por que você alterou isso aqui?” As razões que as crianças adotam quando fazem alterações ao revisar seus textos
title_full_unstemmed “Por que você alterou isso aqui?” As razões que as crianças adotam quando fazem alterações ao revisar seus textos
title_sort “Por que você alterou isso aqui?” As razões que as crianças adotam quando fazem alterações ao revisar seus textos
author Spinillo, Alina Galvao
author_facet Spinillo, Alina Galvao
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spinillo, Alina Galvao
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita de textos
Revisão textual
Propósitos da revisão
Crianças
escrita de textos por criancas
topic Escrita de textos
Revisão textual
Propósitos da revisão
Crianças
escrita de textos por criancas
description A revisão de textos é um componente da escrita que atua como um controle de qualidade do que é produzido, buscando a atender as expectativas do escritor. O presente estudo examinou as razões que crianças com diferentes níveis de domínio da escrita adotam ao revisar seus textos. Oitenta crianças do 3º e do 5º ano do ensino fundamental foram solicitadas, em uma entrevista clínica, a justificar as alterações que haviam feito sobre a reprodução escrita de uma história. Verificou-se que as crianças são capazes de explicitar as razões que adotam ao revisar seus textos e que a natureza das razões variava em função do domínio que apresentam sobre a escrita, pois os alunos do 3º ano adotavam razões relacionadas à necessidade de escrever corretamente (legibilidade, obediência às regras linguísticas), enquanto os do 5º ano adotavam tanto essas razões como outras, de natureza semântica, relativas aos propósitos comunicativos do texto. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ “Why did you change this?” The reasons children adopt when revising their texts Abstract: Textual revision is a component of the writing process that controls the quality of the text, seeking to meet the writer’s expectations. This study examined the reasons that children with different levels of mastery of writing adopted when revising their texts. Eighty 3rd and 5th graders of elementary school children were asked, in a clinical interview, to justify the changes they have made in a story they had reproduced. It was found that children are able to explain the reasons they have adopted when revising their texts and that the nature of these reasons varied according to the level of mastery of writing presented by the students, as the 3rd graders adopted reasons related to the need to write correctly (readability, obedience to linguistic rules), while the 5th graders adopted both these and other reasons related to semantics in order to attend the communicative purpose of the text. Keywords: Writing texts; Textual revision; Purposes of the review; Children
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
psicolinguística, método quasi-experimental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/18348
10.15448/1984-7726.2015.1.18348
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/18348
identifier_str_mv 10.15448/1984-7726.2015.1.18348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/18348/12868
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Letras de Hoje; Vol. 50 No. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 32-39
Letras de Hoje; Vol. 50 Núm. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 32-39
Letras de Hoje; v. 50 n. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 32-39
1984-7726
0101-3335
10.15448/1984-7726.2015.1
reponame:Letras de Hoje (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Letras de Hoje (Online)
collection Letras de Hoje (Online)
repository.name.fl_str_mv Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br
_version_ 1799128779158716416