Revisão de texto no Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Fernanda Rodrigues de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11584
Resumo: A comunicação entre as pessoas passou por diversas transformações e aprimoramentos para chegar ao jeito que está hoje. O avanço tecnológico, com o surgimento da internet, proporcionou uma série de ferramentas para facilitar a comunicação entre os indivíduos. As redes sociais possibilitaram interações em tempo real mesmo estando a muitos quilômetros de distância. Trouxeram uma nova forma de interação e ampliaram os modos de comunicação, o que interferiu na linguagem, no comportamento e na forma de se comunicar. Nesse novo contexto, o Facebook configura um novo suporte virtual que ganhou enorme proporção e visibilidade nos últimos anos, tornando-se um dos maiores veículos de comunicação e de troca de informações do mundo. A fala e a escrita estão intimamente ligadas a essas mudanças, uma vez que elas são as formas mais utilizadas de comunicação. Ambas as modalidades da língua, juntamente com os suportes e os gêneros textuais virtuais, interferem diretamente na profissão do revisor de texto, tendo em vista que este pode lidar com todo e qualquer tipo, formato e objetivo de texto, incluindo os novos, virtuais. Dessa forma, o presente estudo visa a analisar a influência de todos esses fatores – fala, escrita, gêneros textuais virtuais, redes sociais – na profissão do revisor de textos, com foco no contexto do Facebook, no gênero postagem institucional. Esta pesquisa mostrou que é possível revisar um texto retirado dessa rede, desde que se trate de uma página institucional, cujos alcance nacional e numeroso público-alvo exigem que a linguagem seja utilizada sem desvios formais. Por essa razão, tais páginas podem ser revisadas à luz da Gramática Tradicional, mesmo estando inseridas em um gênero textual rápido e informal.
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Nesse novo contexto, o Facebook configura um novo suporte virtual que ganhou enorme proporção e visibilidade nos últimos anos, tornando-se um dos maiores veículos de comunicação e de troca de informações do mundo. A fala e a escrita estão intimamente ligadas a essas mudanças, uma vez que elas são as formas mais utilizadas de comunicação. Ambas as modalidades da língua, juntamente com os suportes e os gêneros textuais virtuais, interferem diretamente na profissão do revisor de texto, tendo em vista que este pode lidar com todo e qualquer tipo, formato e objetivo de texto, incluindo os novos, virtuais. Dessa forma, o presente estudo visa a analisar a influência de todos esses fatores – fala, escrita, gêneros textuais virtuais, redes sociais – na profissão do revisor de textos, com foco no contexto do Facebook, no gênero postagem institucional. Esta pesquisa mostrou que é possível revisar um texto retirado dessa rede, desde que se trate de uma página institucional, cujos alcance nacional e numeroso público-alvo exigem que a linguagem seja utilizada sem desvios formais. Por essa razão, tais páginas podem ser revisadas à luz da Gramática Tradicional, mesmo estando inseridas em um gênero textual rápido e informal.Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-03-23T19:50:02Z No. of bitstreams: 1 51306840.pdf: 1199248 bytes, checksum: d7e39e1190111240e8d9674873edcef8 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-03-23T19:50:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 51306840.pdf: 1199248 bytes, checksum: d7e39e1190111240e8d9674873edcef8 (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-23T19:50:12Z (GMT). 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