Leituras radicais : uma experiência construtivista para a leitura literária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venturella, Valéria Moura
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1970
Resumo: Este trabalho objetiva investigar os fundamentos do pensamento construtivista radical (GLASERSFELD, 1996) e suas repercussões nas concepções de conhecimento, de linguagem e de leitura, bem como na educação. Após o estabelecimento dessa base teórica, o trabalho busca fundar pressupostos para uma abordagem construtivista radical para a leitura literária em sala de aula e realizar uma experiência prática inspirada nesses pressupostos. A investigação qualitativa realizada segundo Maturana (2001) consiste em um estudo de caso exploratório (YIN, 2001) um programa de leitura de contos segundo os princípios construtivistas radicais com dados coletados através de entrevistas semiestruturadas com os participantes, realizadas antes do início e após o final do programa, de autoavaliações também realizadas pelos participantes e de notas de campo resultantes da observação participante da pesquisadora e também coordenadora do programa. Os dados, interpretados através de análise de conteudo (MORAES, 2003), sugerem que a realização de uma abordagem construtivista radical para o processo de leitura literária em sala de aula envolve a apropriação do texto e a interpretação ativa pelo leitor, o compartilhamento do texto e do mundo e a compreensão do outro, bem como a responsabilização pelo mundo experiencial e por sua mudança.
id P_RS_39bd45df2f0ebdc55b1a4d4d43346cde
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/1970
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Amodeo, Maria TerezaCPF:27877027087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709301A2CPF:57789533053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732367A9Venturella, Valéria Moura2015-04-14T13:38:17Z2010-07-012010-03-19VENTURELLA, Valéria Moura. Leituras radicais : uma experiência construtivista para a leitura literária. 2010. 201 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1970Made available in DSpace on 2015-04-14T13:38:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 424468.pdf: 868764 bytes, checksum: d8e48dd43d5fa5f6b672c583e36d417e (MD5) Previous issue date: 2010-03-19Este trabalho objetiva investigar os fundamentos do pensamento construtivista radical (GLASERSFELD, 1996) e suas repercussões nas concepções de conhecimento, de linguagem e de leitura, bem como na educação. Após o estabelecimento dessa base teórica, o trabalho busca fundar pressupostos para uma abordagem construtivista radical para a leitura literária em sala de aula e realizar uma experiência prática inspirada nesses pressupostos. A investigação qualitativa realizada segundo Maturana (2001) consiste em um estudo de caso exploratório (YIN, 2001) um programa de leitura de contos segundo os princípios construtivistas radicais com dados coletados através de entrevistas semiestruturadas com os participantes, realizadas antes do início e após o final do programa, de autoavaliações também realizadas pelos participantes e de notas de campo resultantes da observação participante da pesquisadora e também coordenadora do programa. Os dados, interpretados através de análise de conteudo (MORAES, 2003), sugerem que a realização de uma abordagem construtivista radical para o processo de leitura literária em sala de aula envolve a apropriação do texto e a interpretação ativa pelo leitor, o compartilhamento do texto e do mundo e a compreensão do outro, bem como a responsabilização pelo mundo experiencial e por sua mudança.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10360/424468.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasEDUCAÇÃOCONSTRUTIVISMOLEITURALITERATURA - ENSINOLINGUAGEMCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLeituras radicais : uma experiência construtivista para a leitura literáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL424468.pdf.jpg424468.pdf.jpgimage/jpeg3393http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1970/3/424468.pdf.jpg25a7c03093d82ae74c8266c256f1c64eMD53TEXT424468.pdf.txt424468.pdf.txttext/plain493313http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1970/2/424468.pdf.txte1dc627ff73f969ba06b40116be868b5MD52ORIGINAL424468.pdfapplication/pdf868764http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1970/1/424468.pdfd8e48dd43d5fa5f6b672c583e36d417eMD51tede/19702015-04-30 08:15:33.537oai:tede2.pucrs.br:tede/1970Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Leituras radicais : uma experiência construtivista para a leitura literária
title Leituras radicais : uma experiência construtivista para a leitura literária
spellingShingle Leituras radicais : uma experiência construtivista para a leitura literária
Venturella, Valéria Moura
EDUCAÇÃO
CONSTRUTIVISMO
LEITURA
LITERATURA - ENSINO
LINGUAGEM
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Leituras radicais : uma experiência construtivista para a leitura literária
title_full Leituras radicais : uma experiência construtivista para a leitura literária
title_fullStr Leituras radicais : uma experiência construtivista para a leitura literária
title_full_unstemmed Leituras radicais : uma experiência construtivista para a leitura literária
title_sort Leituras radicais : uma experiência construtivista para a leitura literária
author Venturella, Valéria Moura
author_facet Venturella, Valéria Moura
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amodeo, Maria Tereza
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:27877027087
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709301A2
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:57789533053
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732367A9
dc.contributor.author.fl_str_mv Venturella, Valéria Moura
contributor_str_mv Amodeo, Maria Tereza
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
CONSTRUTIVISMO
LEITURA
LITERATURA - ENSINO
LINGUAGEM
topic EDUCAÇÃO
CONSTRUTIVISMO
LEITURA
LITERATURA - ENSINO
LINGUAGEM
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description Este trabalho objetiva investigar os fundamentos do pensamento construtivista radical (GLASERSFELD, 1996) e suas repercussões nas concepções de conhecimento, de linguagem e de leitura, bem como na educação. Após o estabelecimento dessa base teórica, o trabalho busca fundar pressupostos para uma abordagem construtivista radical para a leitura literária em sala de aula e realizar uma experiência prática inspirada nesses pressupostos. A investigação qualitativa realizada segundo Maturana (2001) consiste em um estudo de caso exploratório (YIN, 2001) um programa de leitura de contos segundo os princípios construtivistas radicais com dados coletados através de entrevistas semiestruturadas com os participantes, realizadas antes do início e após o final do programa, de autoavaliações também realizadas pelos participantes e de notas de campo resultantes da observação participante da pesquisadora e também coordenadora do programa. Os dados, interpretados através de análise de conteudo (MORAES, 2003), sugerem que a realização de uma abordagem construtivista radical para o processo de leitura literária em sala de aula envolve a apropriação do texto e a interpretação ativa pelo leitor, o compartilhamento do texto e do mundo e a compreensão do outro, bem como a responsabilização pelo mundo experiencial e por sua mudança.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-07-01
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-03-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:38:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VENTURELLA, Valéria Moura. Leituras radicais : uma experiência construtivista para a leitura literária. 2010. 201 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1970
identifier_str_mv VENTURELLA, Valéria Moura. Leituras radicais : uma experiência construtivista para a leitura literária. 2010. 201 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 8447345070736321569
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -2856882280194242995
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1970/3/424468.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1970/2/424468.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1970/1/424468.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 25a7c03093d82ae74c8266c256f1c64e
e1dc627ff73f969ba06b40116be868b5
d8e48dd43d5fa5f6b672c583e36d417e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765283312762880