Idiom comprehension in the language acquisition period

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Maity
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Duarte Junior, Sergio, Pereira, Laura Baiocco, Ferrari, Caroline Girardi, Lopes, Nichele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras de Hoje (Online)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/29371
Resumo: There are already a bulk of studies addressing idiom comprehension. However, developmental studies testing idiom comprehension in Portuguese are rare. This paper aims at presenting the results of an idiom comprehension task with 270 participants in three age groups (children, adolescents and adults). The task consists of six items: sentences followed by an open-ended question and a dichotomous one. A comparison between the three groups indicates a gradual increase in idiom comprehension. Besides age, linguistic variables such as context, transparency, metaphoricity and familiarity in the comprehension of idioms are discussed. The analyses suggest that this complex phenomenon should be studied considering all those aspects.
id PUC_RS-19_6ec5a617d4e1056b51892dcdb0eff7b9
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/29371
network_acronym_str PUC_RS-19
network_name_str Letras de Hoje (Online)
repository_id_str
spelling Idiom comprehension in the language acquisition periodCompreensão de expressões idiomáticas em período de aquisição da linguagemCompreensão de expressões idiomáticas em período de aquisição da linguagemIdiomsFigurative language comprehensionCognitive linguisticsPsycholinguisticsExpressões idiomáticasCompreensão de linguagem figuradaLinguística cognitivapsicolinguísticaExpressões idiomáticasCompreensão de linguagem figuradaLinguística cognitivapsicolinguísticaThere are already a bulk of studies addressing idiom comprehension. However, developmental studies testing idiom comprehension in Portuguese are rare. This paper aims at presenting the results of an idiom comprehension task with 270 participants in three age groups (children, adolescents and adults). The task consists of six items: sentences followed by an open-ended question and a dichotomous one. A comparison between the three groups indicates a gradual increase in idiom comprehension. Besides age, linguistic variables such as context, transparency, metaphoricity and familiarity in the comprehension of idioms are discussed. The analyses suggest that this complex phenomenon should be studied considering all those aspects.São muitos os estudos sobre a compreensão de expressões idiomáticas. Entretanto, ainda são raros os trabalhos sobre o tema no desenvolvimento da linguagem em língua portuguesa. Este artigo tem por objetivo apresentar a aplicação e os resultados de uma tarefa de compreensão de expressões idiomáticas em 270 participantes em três faixas etárias (crianças, adolescentes e adultos). A tarefa é composta por seis itens: sentenças seguidas de uma pergunta aberta e uma pergunta fechada. A comparação das respostas nos três grupos indica um aumento gradual na compreensão de expressões idiomáticas. Além da idade, discute-se a implicação das variáveis linguísticas contexto, transparência, metaforicidade e familiaridade na compreensão do fenômeno. As análises sugerem que esse fenômeno complexo deve ser estudado levando em conta todos esses aspectos.São muitos os estudos sobre a compreensão de expressões idiomáticas. Entretanto, ainda são raros os trabalhos sobre o tema no desenvolvimento da linguagem em língua portuguesa. Este artigo tem por objetivo apresentar a aplicação e os resultados de uma tarefa de compreensão de expressões idiomáticas em 270 participantes em três faixas etárias (crianças, adolescentes e adultos). A tarefa é composta por seis itens: sentenças seguidas de uma pergunta aberta e uma pergunta fechada. A comparação das respostas nos três grupos indica um aumento gradual na compreensão de expressões idiomáticas. Além da idade, discute-se a implicação das variáveis linguísticas contexto, transparência, metaforicidade e familiaridade na compreensão do fenômeno. As análises sugerem que esse fenômeno complexo deve ser estudado levando em conta todos esses aspectos.Editora da PUCRS - ediPUCRS2017-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/2937110.15448/1984-7726.2017.3.29371Letras de Hoje; Vol. 52 No. 3 (2017): The pragmatics of interlanguage; 391-400Letras de Hoje; Vol. 52 Núm. 3 (2017): A pragmática da interlíngua; 391-400Letras de Hoje; v. 52 n. 3 (2017): A pragmática da interlíngua; 391-4001984-77260101-333510.15448/1984-7726.2017.3reponame:Letras de Hoje (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/29371/16271Copyright (c) 2017 Letras de Hojeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, MaityDuarte Junior, SergioPereira, Laura BaioccoFerrari, Caroline GirardiLopes, Nichele2017-12-21T16:00:37Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/29371Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/falePRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/oaieditora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br1984-77260101-3335opendoar:2017-12-21T16:00:37Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Idiom comprehension in the language acquisition period
Compreensão de expressões idiomáticas em período de aquisição da linguagem
Compreensão de expressões idiomáticas em período de aquisição da linguagem
title Idiom comprehension in the language acquisition period
spellingShingle Idiom comprehension in the language acquisition period
Siqueira, Maity
Idioms
Figurative language comprehension
Cognitive linguistics
Psycholinguistics
Expressões idiomáticas
Compreensão de linguagem figurada
Linguística cognitiva
psicolinguística
Expressões idiomáticas
Compreensão de linguagem figurada
Linguística cognitiva
psicolinguística
title_short Idiom comprehension in the language acquisition period
title_full Idiom comprehension in the language acquisition period
title_fullStr Idiom comprehension in the language acquisition period
title_full_unstemmed Idiom comprehension in the language acquisition period
title_sort Idiom comprehension in the language acquisition period
author Siqueira, Maity
author_facet Siqueira, Maity
Duarte Junior, Sergio
Pereira, Laura Baiocco
Ferrari, Caroline Girardi
Lopes, Nichele
author_role author
author2 Duarte Junior, Sergio
Pereira, Laura Baiocco
Ferrari, Caroline Girardi
Lopes, Nichele
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Maity
Duarte Junior, Sergio
Pereira, Laura Baiocco
Ferrari, Caroline Girardi
Lopes, Nichele
dc.subject.por.fl_str_mv Idioms
Figurative language comprehension
Cognitive linguistics
Psycholinguistics
Expressões idiomáticas
Compreensão de linguagem figurada
Linguística cognitiva
psicolinguística
Expressões idiomáticas
Compreensão de linguagem figurada
Linguística cognitiva
psicolinguística
topic Idioms
Figurative language comprehension
Cognitive linguistics
Psycholinguistics
Expressões idiomáticas
Compreensão de linguagem figurada
Linguística cognitiva
psicolinguística
Expressões idiomáticas
Compreensão de linguagem figurada
Linguística cognitiva
psicolinguística
description There are already a bulk of studies addressing idiom comprehension. However, developmental studies testing idiom comprehension in Portuguese are rare. This paper aims at presenting the results of an idiom comprehension task with 270 participants in three age groups (children, adolescents and adults). The task consists of six items: sentences followed by an open-ended question and a dichotomous one. A comparison between the three groups indicates a gradual increase in idiom comprehension. Besides age, linguistic variables such as context, transparency, metaphoricity and familiarity in the comprehension of idioms are discussed. The analyses suggest that this complex phenomenon should be studied considering all those aspects.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/29371
10.15448/1984-7726.2017.3.29371
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/29371
identifier_str_mv 10.15448/1984-7726.2017.3.29371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/29371/16271
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Letras de Hoje
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Letras de Hoje
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Letras de Hoje; Vol. 52 No. 3 (2017): The pragmatics of interlanguage; 391-400
Letras de Hoje; Vol. 52 Núm. 3 (2017): A pragmática da interlíngua; 391-400
Letras de Hoje; v. 52 n. 3 (2017): A pragmática da interlíngua; 391-400
1984-7726
0101-3335
10.15448/1984-7726.2017.3
reponame:Letras de Hoje (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Letras de Hoje (Online)
collection Letras de Hoje (Online)
repository.name.fl_str_mv Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br
_version_ 1799128781866139648