Conceição Evaristo: The storyteller
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras de Hoje (Online) |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/40143 |
Resumo: | The current article aims at studying a few iconic aspects in Conceição Evaristo’s tales, highlighting the aspect of orality and the writer’s talent as a storyteller that reflects in her writing. That’s why we chose three tales from the author: “Mansões e puxadinhos” (2017), “O sagrado pão dos filhos’ (2017) and “A moça do vestido amarelo” (2017), all from the book of tales: “Contos de leves enganos e parecenças” (2017) from Conceição Evaristo. Every tale will be analyzed from one or two iconic aspects such as: the denunciation of injustices, the depiction of resilience, the evocation of the ancestrality and the afro-brazilin resistance. To this end, we will rely on Michael Pollak’s concept of underground memories (1993) and the concept of resilience, develop by Eurídice Figueiredo (2020). |
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Conceição Evaristo: The storytellerConceição Evaristo: La cuentistaConceição Evaristo: A contadora de históriasConceição EvaristoTaleAncestralityAfro-brazilian literatureConceição EvaristoCuentoAncestralidadLiteratura afro- -brasileñaConceição Evaristocontoancestralidadeliteratura afro-brasileiraThe current article aims at studying a few iconic aspects in Conceição Evaristo’s tales, highlighting the aspect of orality and the writer’s talent as a storyteller that reflects in her writing. That’s why we chose three tales from the author: “Mansões e puxadinhos” (2017), “O sagrado pão dos filhos’ (2017) and “A moça do vestido amarelo” (2017), all from the book of tales: “Contos de leves enganos e parecenças” (2017) from Conceição Evaristo. Every tale will be analyzed from one or two iconic aspects such as: the denunciation of injustices, the depiction of resilience, the evocation of the ancestrality and the afro-brazilin resistance. To this end, we will rely on Michael Pollak’s concept of underground memories (1993) and the concept of resilience, develop by Eurídice Figueiredo (2020).El presente artículo busca estudiar algunas de las características emblemáticas de los cuentos de Conceição Evaristo, destacando el aspecto de la oralidad y el talento de la autora como cuentista, lo que se insinúa en su escritura. De esa manera, decidimos eligir tres cuentos de la autora: “Mansões e puxadinhos” (2017), “O sagrado pão dos filhos” (2017) y “A moça do vestido amarelo” (2017), todos tirados de la recopilación “Contos de leves enganos e parecenças” (2017) de Conceição Evaristo. Cada cuento será analizado a través de una ou dos características más notables como: la denuncia de las injusticias, la representación de resiliencias, la evocación de resistencias, o la evocación de la ancestralidad y de la resistencia afro-brasileña. Para eso, vamos nos apoyar en el conceito de las memorias subterráneas de Michael Pollak (1993) y en el conceito de la resiliência, desarollado por Eurídice Figueiredo (2020).O presente artigo visa a investigar algumas das características emblemáticas dos contos de Conceição Evaristo, ressaltando o aspecto da oralidade e o talento da autora como contadora de histórias, que transparece na sua escrita. Dessa maneira, resolvemos escolher três contos da autora: “Mansões e puxadinhos” (2017), “O sagrado pão dos filhos” (2017) e “A moça do vestido amarelo” (2017), todos tirados da coletânea de contos “Contos de leves enganos e parecenças” (2017) de Conceição Evaristo. Cada conto será analisado através de uma ou duas características mais marcantes como: a denúncia das injustiças, a representação de resistências, ou a evocação da ancestralidade e da resistência afro-brasileira. Para isso, iremos nos apoiar no conceito das memórias subterrâneas de Michael Pollak (1993) e no conceito da resiliência, desenvolvido por Eurídice Figueiredo (2020).Editora da PUCRS - ediPUCRS2021-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/4014310.15448/1984-7726.2021.2.40143Letras de Hoje; Vol. 56 No. 2 (2021); 292-302Letras de Hoje; Vol. 56 Núm. 2 (2021); 292-302Letras de Hoje; v. 56 n. 2 (2021); 292-3021984-77260101-333510.15448/1984-7726.2021.2reponame:Letras de Hoje (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/40143/27143Copyright (c) 2021 Letras de Hojehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChampagnat, Pauline2021-11-09T20:36:20Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/40143Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/falePRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/oaieditora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br1984-77260101-3335opendoar:2021-11-09T20:36:20Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
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