Entoação e domínios prosódicos em sentenças pseudo-clivadas do português europeu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Svartman, Flaviane Romani Fernandes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras de Hoje (Online)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/2792
Resumo: O objetivo deste trabalho, desenvolvido no quadro teórico da Fonologia Entoacional, é a descrição e análise comparativa da estrutura entoacional das sentenças neutras e pseudo-clivadas do português europeu. Baseando-nos na afirmação de Frota (1994) de que o contorno entoacional das sentenças com estruturas sintáticas especiais do português europeu é localmente e, por vezes, globalmente alterado em relação ao contorno neutro, nossa hipótese é a de que o contorno entoacional associado às sentenças pseudoclivadas seja diferente do contorno entoacional associado às sentenças neutras da referida variedade de português. Os resultados obtidos neste trabalho confirmam esta hipótese: enquanto no contorno das sentenças neutras há geralmente eventos tonais associados apenas à primeira e à última palavras prosódicas do sintagma entoacional, ao contorno das sentenças pseudoclivadas, há mais eventos tonais associados, podendo haver acentos tonais associados às palavras prosódicas cabeça de cada sintagma fonológico que compõe o sintagma entoacional no qual a sentença é mapeada. Além disso, os resultados alcançados por este trabalho sugerem que a estrutura sintática especial associada às sentenças pseudo-clivadas do português europeu é codificada prosodicamente através da estrutura entoacional. Palavras-chave – português europeu; entoação; sentenças pseudo-clivadas; interface sintaxe-fonologia.
id PUC_RS-19_d1fb63facd6ac18fa44da1401f189def
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/2792
network_acronym_str PUC_RS-19
network_name_str Letras de Hoje (Online)
repository_id_str
spelling Entoação e domínios prosódicos em sentenças pseudo-clivadas do português europeuO objetivo deste trabalho, desenvolvido no quadro teórico da Fonologia Entoacional, é a descrição e análise comparativa da estrutura entoacional das sentenças neutras e pseudo-clivadas do português europeu. Baseando-nos na afirmação de Frota (1994) de que o contorno entoacional das sentenças com estruturas sintáticas especiais do português europeu é localmente e, por vezes, globalmente alterado em relação ao contorno neutro, nossa hipótese é a de que o contorno entoacional associado às sentenças pseudoclivadas seja diferente do contorno entoacional associado às sentenças neutras da referida variedade de português. Os resultados obtidos neste trabalho confirmam esta hipótese: enquanto no contorno das sentenças neutras há geralmente eventos tonais associados apenas à primeira e à última palavras prosódicas do sintagma entoacional, ao contorno das sentenças pseudoclivadas, há mais eventos tonais associados, podendo haver acentos tonais associados às palavras prosódicas cabeça de cada sintagma fonológico que compõe o sintagma entoacional no qual a sentença é mapeada. Além disso, os resultados alcançados por este trabalho sugerem que a estrutura sintática especial associada às sentenças pseudo-clivadas do português europeu é codificada prosodicamente através da estrutura entoacional. Palavras-chave – português europeu; entoação; sentenças pseudo-clivadas; interface sintaxe-fonologia.Editora da PUCRS - ediPUCRS2008-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/2792Letras de Hoje; Vol. 42 No. 3 (2007)Letras de Hoje; Vol. 42 Núm. 3 (2007)Letras de Hoje; v. 42 n. 3 (2007)1984-77260101-3335reponame:Letras de Hoje (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/2792/2129Svartman, Flaviane Romani Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-15T12:51:32Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/2792Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/falePRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/oaieditora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br1984-77260101-3335opendoar:2011-06-15T12:51:32Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Entoação e domínios prosódicos em sentenças pseudo-clivadas do português europeu
title Entoação e domínios prosódicos em sentenças pseudo-clivadas do português europeu
spellingShingle Entoação e domínios prosódicos em sentenças pseudo-clivadas do português europeu
Svartman, Flaviane Romani Fernandes
title_short Entoação e domínios prosódicos em sentenças pseudo-clivadas do português europeu
title_full Entoação e domínios prosódicos em sentenças pseudo-clivadas do português europeu
title_fullStr Entoação e domínios prosódicos em sentenças pseudo-clivadas do português europeu
title_full_unstemmed Entoação e domínios prosódicos em sentenças pseudo-clivadas do português europeu
title_sort Entoação e domínios prosódicos em sentenças pseudo-clivadas do português europeu
author Svartman, Flaviane Romani Fernandes
author_facet Svartman, Flaviane Romani Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Svartman, Flaviane Romani Fernandes
description O objetivo deste trabalho, desenvolvido no quadro teórico da Fonologia Entoacional, é a descrição e análise comparativa da estrutura entoacional das sentenças neutras e pseudo-clivadas do português europeu. Baseando-nos na afirmação de Frota (1994) de que o contorno entoacional das sentenças com estruturas sintáticas especiais do português europeu é localmente e, por vezes, globalmente alterado em relação ao contorno neutro, nossa hipótese é a de que o contorno entoacional associado às sentenças pseudoclivadas seja diferente do contorno entoacional associado às sentenças neutras da referida variedade de português. Os resultados obtidos neste trabalho confirmam esta hipótese: enquanto no contorno das sentenças neutras há geralmente eventos tonais associados apenas à primeira e à última palavras prosódicas do sintagma entoacional, ao contorno das sentenças pseudoclivadas, há mais eventos tonais associados, podendo haver acentos tonais associados às palavras prosódicas cabeça de cada sintagma fonológico que compõe o sintagma entoacional no qual a sentença é mapeada. Além disso, os resultados alcançados por este trabalho sugerem que a estrutura sintática especial associada às sentenças pseudo-clivadas do português europeu é codificada prosodicamente através da estrutura entoacional. Palavras-chave – português europeu; entoação; sentenças pseudo-clivadas; interface sintaxe-fonologia.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/2792
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/2792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/2792/2129
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Letras de Hoje; Vol. 42 No. 3 (2007)
Letras de Hoje; Vol. 42 Núm. 3 (2007)
Letras de Hoje; v. 42 n. 3 (2007)
1984-7726
0101-3335
reponame:Letras de Hoje (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Letras de Hoje (Online)
collection Letras de Hoje (Online)
repository.name.fl_str_mv Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br
_version_ 1799128774009159680