Writing and scar: from colonization to prison
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Ibero-Americanos |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/iberoamericana/article/view/32813 |
Resumo: | Este trabajo pretende hacer dialogar algunas imágenes de la serie Cicatriz, de Rosângela Rennó, con la escrita de/sobre la cárcel en diferentes momentos de la historia de la literatura brasileña, a la luz del concepto de colonización en su sentido lato, en relación con los conceptos de biopolítica (Foucault) y necropolítica (Mbembe). Representando momentos dictatoriales diversos, se analizan, bajo el enfoque de la imagen de la cicatriz/tatuaje asociada a la de la escrita, escenas de Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos (1954), Cartas da prisão (1977), O canto na fogueira (1977) y Batismo de Sangue (2006), de Frei Betto, además de la trilogía de Luiz Alberto Mendes: Memórias de um sobrevivente (2001), Às cegas (2005) y Confissões de um homem livre (2015). |
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Writing and scar: from colonization to prisonEscrita y cicatriz: de la colonización a la cárcelEscrita e cicatriz: da colonização à prisãoCicatriz. Colonización. Escrita. Cárcel. Necropolítica.Scar. Colonization. Writing. Prison. Necropolitics.Cicatriz. Colonização. Escrita. Prisão. Necropolítica.Este trabajo pretende hacer dialogar algunas imágenes de la serie Cicatriz, de Rosângela Rennó, con la escrita de/sobre la cárcel en diferentes momentos de la historia de la literatura brasileña, a la luz del concepto de colonización en su sentido lato, en relación con los conceptos de biopolítica (Foucault) y necropolítica (Mbembe). Representando momentos dictatoriales diversos, se analizan, bajo el enfoque de la imagen de la cicatriz/tatuaje asociada a la de la escrita, escenas de Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos (1954), Cartas da prisão (1977), O canto na fogueira (1977) y Batismo de Sangue (2006), de Frei Betto, además de la trilogía de Luiz Alberto Mendes: Memórias de um sobrevivente (2001), Às cegas (2005) y Confissões de um homem livre (2015).This work intends to establish a dialog involving some images in the series Scars (Cicatrizes), by artist Rosângela Rennó, and the writings from/about different moments in the history of Brazilian Literature, under the light of the concept of colonization, in its lay sense, in relation to the concepts of biopolitics (Foucault) and necropolitics (MBembe). By way of the re-enactment of diverse dictatorial moments, the present work analyses scenes from Memórias do Cárcere, by Graciliano Ramos (1954), Cartas da prisão (1977), O Canto na fogueira (1977) and Batismo de Sangue (2006), by Frei Betto, in addition to the trilogy from Luiz Alberto Mendes: Memórias de um sobrevivente (2201), Às cegas (2005) and Confissões de um homem livre, under the focus of the image of the scar/tattoo associated with that of writing.Este trabalho pretende fazer dialogar algumas imagens da série Cicatriz, de Rosângela Rennó, com a escrita de/sobre a prisão em diferentes momentos da história da literatura brasileira, à luz do conceito de colonização em seu sentido lato, em relação com os conceitos de biopolítica (Foucault) e necropolítica (Mbembe). Representando momentos ditatoriais diversos, analisamse, sob o enfoque da imagem da cicatriz/tatuagem associada à da escrita, cenas de Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos (1954), Cartas da prisão (1977), O canto na fogueira (1977) e Batismo de Sangue (2006), de Frei Betto1, além da trilogia de Luiz Alberto Mendes: Memórias de um sobrevivente (2001), Às cegas (2005) e Confissões de um homem livre (2015).Editora da PUCRS - ediPUCRS2019-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/iberoamericana/article/view/3281310.15448/1980-864X.2019.2.32813Estudos Ibero-Americanos; Vol. 45 No. 2 (2019): Dossier: Memories of Colonial Violence: recognizing the past and struggles for the future; 36-48Estudos Ibero-Americanos; Vol. 45 Núm. 2 (2019): Dossier: Memorias de la Violencia Colonial: reconocimientos del pasado y luchas por el futuro; 36-48Estudos Ibero-Americanos; v. 45 n. 2 (2019): Dossiê: Memórias da Violência Colonial: reconhecimentos do passado e lutas pelo futuro; 36-481980-864X0101-406410.15448/1980-864X.2019.2reponame:Estudos Ibero-Americanosinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/iberoamericana/article/view/32813/18030Copyright (c) 2019 Ivete Waltyhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWalty, Ivete Lara Camargos2019-07-22T20:05:28Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/32813Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/iberoamericanaPRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/iberoamericana/oaieditora.periodicos@pucrs.br||eia@pucrs.br1980-864X0101-4064opendoar:2019-07-22T20:05:28Estudos Ibero-Americanos - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
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Este trabajo pretende hacer dialogar algunas imágenes de la serie Cicatriz, de Rosângela Rennó, con la escrita de/sobre la cárcel en diferentes momentos de la historia de la literatura brasileña, a la luz del concepto de colonización en su sentido lato, en relación con los conceptos de biopolítica (Foucault) y necropolítica (Mbembe). Representando momentos dictatoriales diversos, se analizan, bajo el enfoque de la imagen de la cicatriz/tatuaje asociada a la de la escrita, escenas de Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos (1954), Cartas da prisão (1977), O canto na fogueira (1977) y Batismo de Sangue (2006), de Frei Betto, además de la trilogía de Luiz Alberto Mendes: Memórias de um sobrevivente (2001), Às cegas (2005) y Confissões de um homem livre (2015). |
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