Gestão das Diferenças Humanas nos Espaços Organizacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Jamille Barbosa Cavalcanti
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Carreiras e Pessoas
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/8883
Resumo: Em torno da gestão da diversidade da força de trabalho não há um consenso sobre como gerenciar as diferenças existentes entre as pessoas nos espaços organizacionais, quando consideradas categorias de identidade social, tais como: o gênero e a etnia/cor da pele. Há quem defenda a ideia de tais diferenças precisam ser consideradas com base no pressuposto de que pessoas pertencentes a tais categorias não têm as mesmas oportunidades dos homens brancos. Mas, há quem adote um posicionamento contrário, por defender critérios meritocráticos onde prevalecem a imparcialidade e a crença nos esforços individuais. Em meio a esse impasse, este ensaio teórico tem por objetivo apresentar um estudo sobre o significado e a representatividade das diferenças humanas em tais espaços, bem como, discutir modelos de gestão com foco na valorização e na dissolução das diferenças sociais existentes entre as pessoas em meio à realidade brasileira. Espera-se com isso, contribuir para o desenvolvimento de diferentes perspectivas e propósitos de estudos voltados para as temáticas em pauta, abrindo assim, uma discussão sobre os seus possíveis cursos de ação no contexto organizacional.
id PUC_SP-10_6b5fc4bb5b85b85563116c10d7b6e35a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8883
network_acronym_str PUC_SP-10
network_name_str Revista de Carreiras e Pessoas
repository_id_str
spelling Gestão das Diferenças Humanas nos Espaços OrganizacionaisEm torno da gestão da diversidade da força de trabalho não há um consenso sobre como gerenciar as diferenças existentes entre as pessoas nos espaços organizacionais, quando consideradas categorias de identidade social, tais como: o gênero e a etnia/cor da pele. Há quem defenda a ideia de tais diferenças precisam ser consideradas com base no pressuposto de que pessoas pertencentes a tais categorias não têm as mesmas oportunidades dos homens brancos. Mas, há quem adote um posicionamento contrário, por defender critérios meritocráticos onde prevalecem a imparcialidade e a crença nos esforços individuais. Em meio a esse impasse, este ensaio teórico tem por objetivo apresentar um estudo sobre o significado e a representatividade das diferenças humanas em tais espaços, bem como, discutir modelos de gestão com foco na valorização e na dissolução das diferenças sociais existentes entre as pessoas em meio à realidade brasileira. Espera-se com isso, contribuir para o desenvolvimento de diferentes perspectivas e propósitos de estudos voltados para as temáticas em pauta, abrindo assim, uma discussão sobre os seus possíveis cursos de ação no contexto organizacional.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)2011-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/888310.20503/recape.v1i2.8883Revista de Carreiras e Pessoas; v. 1 n. 2 (2011)2237-142710.20503/recape.v1i2reponame:Revista de Carreiras e Pessoasinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/8883/6554Copyright (c) 2019 Revista de Carreiras e Pessoas (ReCaPe). ISSN 2237-1427info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Jamille Barbosa Cavalcanti2024-09-04T15:58:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8883Revistahttps://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/PRIhttps://revistas.pucsp.br//index.php/ReCaPe/oairecape@pucsp.br2237-14272237-1427opendoar:2024-09-04T15:58:52Revista de Carreiras e Pessoas - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão das Diferenças Humanas nos Espaços Organizacionais
title Gestão das Diferenças Humanas nos Espaços Organizacionais
spellingShingle Gestão das Diferenças Humanas nos Espaços Organizacionais
Pereira, Jamille Barbosa Cavalcanti
title_short Gestão das Diferenças Humanas nos Espaços Organizacionais
title_full Gestão das Diferenças Humanas nos Espaços Organizacionais
title_fullStr Gestão das Diferenças Humanas nos Espaços Organizacionais
title_full_unstemmed Gestão das Diferenças Humanas nos Espaços Organizacionais
title_sort Gestão das Diferenças Humanas nos Espaços Organizacionais
author Pereira, Jamille Barbosa Cavalcanti
author_facet Pereira, Jamille Barbosa Cavalcanti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Jamille Barbosa Cavalcanti
description Em torno da gestão da diversidade da força de trabalho não há um consenso sobre como gerenciar as diferenças existentes entre as pessoas nos espaços organizacionais, quando consideradas categorias de identidade social, tais como: o gênero e a etnia/cor da pele. Há quem defenda a ideia de tais diferenças precisam ser consideradas com base no pressuposto de que pessoas pertencentes a tais categorias não têm as mesmas oportunidades dos homens brancos. Mas, há quem adote um posicionamento contrário, por defender critérios meritocráticos onde prevalecem a imparcialidade e a crença nos esforços individuais. Em meio a esse impasse, este ensaio teórico tem por objetivo apresentar um estudo sobre o significado e a representatividade das diferenças humanas em tais espaços, bem como, discutir modelos de gestão com foco na valorização e na dissolução das diferenças sociais existentes entre as pessoas em meio à realidade brasileira. Espera-se com isso, contribuir para o desenvolvimento de diferentes perspectivas e propósitos de estudos voltados para as temáticas em pauta, abrindo assim, uma discussão sobre os seus possíveis cursos de ação no contexto organizacional.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/8883
10.20503/recape.v1i2.8883
url https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/8883
identifier_str_mv 10.20503/recape.v1i2.8883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/8883/6554
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Carreiras e Pessoas (ReCaPe). ISSN 2237-1427
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Carreiras e Pessoas (ReCaPe). ISSN 2237-1427
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Carreiras e Pessoas; v. 1 n. 2 (2011)
2237-1427
10.20503/recape.v1i2
reponame:Revista de Carreiras e Pessoas
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Revista de Carreiras e Pessoas
collection Revista de Carreiras e Pessoas
repository.name.fl_str_mv Revista de Carreiras e Pessoas - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv recape@pucsp.br
_version_ 1809281796009885696