Sorria, você está sendo filmado: subjetividade e câmera na pesquisa psicológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Revista (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/29612 |
Resumo: | O presente artigo é uma problematização teórica do método de videografia na pesquisa em psicologia. Nosso referencial teórico e prático é a psicologia analítica desenvolvida pelo médico psiquiatra e psicólogo Carl Gustav Jung (1875-1961), por sua teoria dos complexos, em especial o conceito de persona e sua concepção energética do símbolo. Sem questionar a objetividade do registro em video, focamos nosso argumento na subjetividade do registrado. Para expor nosso ponto de vista, analisamos o simbolismo da câmera na história do cinema e sua significação no cenário contemporâneo. A partir do conceito de espetáculo desenvolvido por Guy Debord (1931-1994), argumentamos que a onipresença da câmera neste início de século XXI traz implicações importantes para seu uso na pesquisa psicológica. Contrapondo o regime de espetáculo integrado dos anos 1990, propomos a noção de espetáculo desintegrado para pensar as primeiras décadas do século XXI. |
id |
PUC_SP-14_31dd2ad6aded3de51e8825e9f46b0173 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/29612 |
network_acronym_str |
PUC_SP-14 |
network_name_str |
Psicologia Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sorria, você está sendo filmado: subjetividade e câmera na pesquisa psicológicavideografiapersonacomplexocinemaespetáculoO presente artigo é uma problematização teórica do método de videografia na pesquisa em psicologia. Nosso referencial teórico e prático é a psicologia analítica desenvolvida pelo médico psiquiatra e psicólogo Carl Gustav Jung (1875-1961), por sua teoria dos complexos, em especial o conceito de persona e sua concepção energética do símbolo. Sem questionar a objetividade do registro em video, focamos nosso argumento na subjetividade do registrado. Para expor nosso ponto de vista, analisamos o simbolismo da câmera na história do cinema e sua significação no cenário contemporâneo. A partir do conceito de espetáculo desenvolvido por Guy Debord (1931-1994), argumentamos que a onipresença da câmera neste início de século XXI traz implicações importantes para seu uso na pesquisa psicológica. Contrapondo o regime de espetáculo integrado dos anos 1990, propomos a noção de espetáculo desintegrado para pensar as primeiras décadas do século XXI.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde2016-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/29612Psicologia Revista; v. 25 n. 1 (2016); 77-992594-38711413-4063reponame:Psicologia Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/29612/20617Copyright (c) 2016 Marcelo Bichara, Nilton Sousa da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBichara, MarceloSilva, Nilton Sousa da2017-08-03T17:59:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/29612Revistahttps://revistas.pucsp.br/psicorevistaPRIhttps://revistas.pucsp.br/psicorevista/oaipsicorevista@pucsp.br2594-38711413-4063opendoar:2017-08-03T17:59:05Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sorria, você está sendo filmado: subjetividade e câmera na pesquisa psicológica |
title |
Sorria, você está sendo filmado: subjetividade e câmera na pesquisa psicológica |
spellingShingle |
Sorria, você está sendo filmado: subjetividade e câmera na pesquisa psicológica Bichara, Marcelo videografia persona complexo cinema espetáculo |
title_short |
Sorria, você está sendo filmado: subjetividade e câmera na pesquisa psicológica |
title_full |
Sorria, você está sendo filmado: subjetividade e câmera na pesquisa psicológica |
title_fullStr |
Sorria, você está sendo filmado: subjetividade e câmera na pesquisa psicológica |
title_full_unstemmed |
Sorria, você está sendo filmado: subjetividade e câmera na pesquisa psicológica |
title_sort |
Sorria, você está sendo filmado: subjetividade e câmera na pesquisa psicológica |
author |
Bichara, Marcelo |
author_facet |
Bichara, Marcelo Silva, Nilton Sousa da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Nilton Sousa da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bichara, Marcelo Silva, Nilton Sousa da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
videografia persona complexo cinema espetáculo |
topic |
videografia persona complexo cinema espetáculo |
description |
O presente artigo é uma problematização teórica do método de videografia na pesquisa em psicologia. Nosso referencial teórico e prático é a psicologia analítica desenvolvida pelo médico psiquiatra e psicólogo Carl Gustav Jung (1875-1961), por sua teoria dos complexos, em especial o conceito de persona e sua concepção energética do símbolo. Sem questionar a objetividade do registro em video, focamos nosso argumento na subjetividade do registrado. Para expor nosso ponto de vista, analisamos o simbolismo da câmera na história do cinema e sua significação no cenário contemporâneo. A partir do conceito de espetáculo desenvolvido por Guy Debord (1931-1994), argumentamos que a onipresença da câmera neste início de século XXI traz implicações importantes para seu uso na pesquisa psicológica. Contrapondo o regime de espetáculo integrado dos anos 1990, propomos a noção de espetáculo desintegrado para pensar as primeiras décadas do século XXI. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/29612 |
url |
https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/29612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/29612/20617 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Marcelo Bichara, Nilton Sousa da Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Marcelo Bichara, Nilton Sousa da Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Revista; v. 25 n. 1 (2016); 77-99 2594-3871 1413-4063 reponame:Psicologia Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Psicologia Revista (Online) |
collection |
Psicologia Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
psicorevista@pucsp.br |
_version_ |
1796797336151654400 |