PARA ALÉM DA VIDEOGRAFIA: Reflexões sobre a metodologia de autoconfrontação na pesquisa em Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1409 |
Resumo: | O nosso principal objetivo, neste trabalho, consiste em discutir o uso da metodologia de autoconfrontação na pesquisa em Educação, focando especialmente dois pontos: o uso de imagens videográficas; e o papel do pesquisador e de um colega de profissão nas sessões de autoconfrontação. Essa discussão se faz necessária porque muitos pesquisadores, especialmente das áreas das Ciências Humanas e Sociais, inclusive no campo da Educação, têm se preocupado em estudar a realidade, como no caso do fenômeno educativo, a partir da dimensão concreta que a constitui, levando em conta seus elementos objetivos e subjetivos. São pesquisadores que, em seus estudos, consideram que a realidade é uma totalidade constituída a partir da articulação de elementos de contradição e mediação. É nessa perspectiva, portanto, que entendemos que a importância do uso de imagens videográficas na pesquisa de autoconfrontação com professores passa, necessariamente, pelo modo como o sujeito da pesquisa é mediado pelos questionamentos do pesquisador e até do colega de profissão que, ao ser convidado, participa das sessões de autoconfrontação cruzada. |
id |
UFPI-5_bc09621cb4ea09b6dfa4f194f38fbe65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1409 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PARA ALÉM DA VIDEOGRAFIA: Reflexões sobre a metodologia de autoconfrontação na pesquisa em EducaçãoPesquisaEducaçãoAtividadeVideografiaAutoconfrontaçãoO nosso principal objetivo, neste trabalho, consiste em discutir o uso da metodologia de autoconfrontação na pesquisa em Educação, focando especialmente dois pontos: o uso de imagens videográficas; e o papel do pesquisador e de um colega de profissão nas sessões de autoconfrontação. Essa discussão se faz necessária porque muitos pesquisadores, especialmente das áreas das Ciências Humanas e Sociais, inclusive no campo da Educação, têm se preocupado em estudar a realidade, como no caso do fenômeno educativo, a partir da dimensão concreta que a constitui, levando em conta seus elementos objetivos e subjetivos. São pesquisadores que, em seus estudos, consideram que a realidade é uma totalidade constituída a partir da articulação de elementos de contradição e mediação. É nessa perspectiva, portanto, que entendemos que a importância do uso de imagens videográficas na pesquisa de autoconfrontação com professores passa, necessariamente, pelo modo como o sujeito da pesquisa é mediado pelos questionamentos do pesquisador e até do colega de profissão que, ao ser convidado, participa das sessões de autoconfrontação cruzada.Universidade Federal do Piauí2012-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1409Languages, Education and Society; No. 25 (2011); 135-148Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 25 (2011); 135-148Linguagens, Educação e Sociedade; n. 25 (2011); 135-1482526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1409/1259Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSOARES, JÚLIO RIBEIRO 2023-09-05T19:37:48Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1409Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2023-09-05T19:37:48Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PARA ALÉM DA VIDEOGRAFIA: Reflexões sobre a metodologia de autoconfrontação na pesquisa em Educação |
title |
PARA ALÉM DA VIDEOGRAFIA: Reflexões sobre a metodologia de autoconfrontação na pesquisa em Educação |
spellingShingle |
PARA ALÉM DA VIDEOGRAFIA: Reflexões sobre a metodologia de autoconfrontação na pesquisa em Educação SOARES, JÚLIO RIBEIRO Pesquisa Educação Atividade Videografia Autoconfrontação |
title_short |
PARA ALÉM DA VIDEOGRAFIA: Reflexões sobre a metodologia de autoconfrontação na pesquisa em Educação |
title_full |
PARA ALÉM DA VIDEOGRAFIA: Reflexões sobre a metodologia de autoconfrontação na pesquisa em Educação |
title_fullStr |
PARA ALÉM DA VIDEOGRAFIA: Reflexões sobre a metodologia de autoconfrontação na pesquisa em Educação |
title_full_unstemmed |
PARA ALÉM DA VIDEOGRAFIA: Reflexões sobre a metodologia de autoconfrontação na pesquisa em Educação |
title_sort |
PARA ALÉM DA VIDEOGRAFIA: Reflexões sobre a metodologia de autoconfrontação na pesquisa em Educação |
author |
SOARES, JÚLIO RIBEIRO |
author_facet |
SOARES, JÚLIO RIBEIRO |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOARES, JÚLIO RIBEIRO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa Educação Atividade Videografia Autoconfrontação |
topic |
Pesquisa Educação Atividade Videografia Autoconfrontação |
description |
O nosso principal objetivo, neste trabalho, consiste em discutir o uso da metodologia de autoconfrontação na pesquisa em Educação, focando especialmente dois pontos: o uso de imagens videográficas; e o papel do pesquisador e de um colega de profissão nas sessões de autoconfrontação. Essa discussão se faz necessária porque muitos pesquisadores, especialmente das áreas das Ciências Humanas e Sociais, inclusive no campo da Educação, têm se preocupado em estudar a realidade, como no caso do fenômeno educativo, a partir da dimensão concreta que a constitui, levando em conta seus elementos objetivos e subjetivos. São pesquisadores que, em seus estudos, consideram que a realidade é uma totalidade constituída a partir da articulação de elementos de contradição e mediação. É nessa perspectiva, portanto, que entendemos que a importância do uso de imagens videográficas na pesquisa de autoconfrontação com professores passa, necessariamente, pelo modo como o sujeito da pesquisa é mediado pelos questionamentos do pesquisador e até do colega de profissão que, ao ser convidado, participa das sessões de autoconfrontação cruzada. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1409 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1409 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1409/1259 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 25 (2011); 135-148 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 25 (2011); 135-148 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 25 (2011); 135-148 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797443447193600 |