Experiências formativas de psicólogos docentes de uma universidade interiorana: análise fenomenológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Bianca Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Castelo Branco, Paulo Coelho, Miranda, Rodrigo Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Revista (Online)
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/37363
Resumo: Objetivamos compreender o processo formativo de psicólogos docentes de uma instituição pública de ensino superior situada na cidade de Vitória da Conquista, interior do estado da Bahia. A pesquisa foi orientada qualitativamente pelo método fenomenológico empírico de Amedeo Giorgi e foi conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro docentes. As experiências dos professores apontam para várias dificuldades relacionadas a: adequação da matriz curricular; distanciamento administrativo da sede localizada em Salvador; uma sobrecarga de trabalho, decorrente do número reduzido de docentes. Contudo, as experiências docentes demonstram significados positivos, especialmente do ponto de vista formativo e pessoal para lidar com o desenvolvimento local e institucional, dos aspectos relacionais proximais entre discentes e docentes e do retorno à terra natal. Concluímos, ainda, com o apontamento de pesquisas comparativas entre o processo formativo docente na capital e no interior, além de uma análise do Projeto Político Pedagógico e da matriz curricular do curso pesquisado para entender como ele se configura em suas especificidades na capital e no interior.
id PUC_SP-14_3752524ca0a3fcbd41959393bf5bf215
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37363
network_acronym_str PUC_SP-14
network_name_str Psicologia Revista (Online)
repository_id_str
spelling Experiências formativas de psicólogos docentes de uma universidade interiorana: análise fenomenológicafenomenologiaformação do psicólogoprofessoresuniversidadesObjetivamos compreender o processo formativo de psicólogos docentes de uma instituição pública de ensino superior situada na cidade de Vitória da Conquista, interior do estado da Bahia. A pesquisa foi orientada qualitativamente pelo método fenomenológico empírico de Amedeo Giorgi e foi conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro docentes. As experiências dos professores apontam para várias dificuldades relacionadas a: adequação da matriz curricular; distanciamento administrativo da sede localizada em Salvador; uma sobrecarga de trabalho, decorrente do número reduzido de docentes. Contudo, as experiências docentes demonstram significados positivos, especialmente do ponto de vista formativo e pessoal para lidar com o desenvolvimento local e institucional, dos aspectos relacionais proximais entre discentes e docentes e do retorno à terra natal. Concluímos, ainda, com o apontamento de pesquisas comparativas entre o processo formativo docente na capital e no interior, além de uma análise do Projeto Político Pedagógico e da matriz curricular do curso pesquisado para entender como ele se configura em suas especificidades na capital e no interior.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde2019-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/3736310.23925/2594-3871.2019v28i2p287-311Psicologia Revista; v. 28 n. 2 (2019); 287-3112594-38711413-4063reponame:Psicologia Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/37363/30716Copyright (c) 2019 Bianca Oliveira Pinheiro, Paulo Coelho Castelo Branco, Rodrigo Lopes Mirandahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Bianca OliveiraCastelo Branco, Paulo CoelhoMiranda, Rodrigo Lopes2019-12-11T17:55:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37363Revistahttps://revistas.pucsp.br/psicorevistaPRIhttps://revistas.pucsp.br/psicorevista/oaipsicorevista@pucsp.br2594-38711413-4063opendoar:2019-12-11T17:55:57Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências formativas de psicólogos docentes de uma universidade interiorana: análise fenomenológica
title Experiências formativas de psicólogos docentes de uma universidade interiorana: análise fenomenológica
spellingShingle Experiências formativas de psicólogos docentes de uma universidade interiorana: análise fenomenológica
Pinheiro, Bianca Oliveira
fenomenologia
formação do psicólogo
professores
universidades
title_short Experiências formativas de psicólogos docentes de uma universidade interiorana: análise fenomenológica
title_full Experiências formativas de psicólogos docentes de uma universidade interiorana: análise fenomenológica
title_fullStr Experiências formativas de psicólogos docentes de uma universidade interiorana: análise fenomenológica
title_full_unstemmed Experiências formativas de psicólogos docentes de uma universidade interiorana: análise fenomenológica
title_sort Experiências formativas de psicólogos docentes de uma universidade interiorana: análise fenomenológica
author Pinheiro, Bianca Oliveira
author_facet Pinheiro, Bianca Oliveira
Castelo Branco, Paulo Coelho
Miranda, Rodrigo Lopes
author_role author
author2 Castelo Branco, Paulo Coelho
Miranda, Rodrigo Lopes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Bianca Oliveira
Castelo Branco, Paulo Coelho
Miranda, Rodrigo Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv fenomenologia
formação do psicólogo
professores
universidades
topic fenomenologia
formação do psicólogo
professores
universidades
description Objetivamos compreender o processo formativo de psicólogos docentes de uma instituição pública de ensino superior situada na cidade de Vitória da Conquista, interior do estado da Bahia. A pesquisa foi orientada qualitativamente pelo método fenomenológico empírico de Amedeo Giorgi e foi conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro docentes. As experiências dos professores apontam para várias dificuldades relacionadas a: adequação da matriz curricular; distanciamento administrativo da sede localizada em Salvador; uma sobrecarga de trabalho, decorrente do número reduzido de docentes. Contudo, as experiências docentes demonstram significados positivos, especialmente do ponto de vista formativo e pessoal para lidar com o desenvolvimento local e institucional, dos aspectos relacionais proximais entre discentes e docentes e do retorno à terra natal. Concluímos, ainda, com o apontamento de pesquisas comparativas entre o processo formativo docente na capital e no interior, além de uma análise do Projeto Político Pedagógico e da matriz curricular do curso pesquisado para entender como ele se configura em suas especificidades na capital e no interior.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/37363
10.23925/2594-3871.2019v28i2p287-311
url https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/37363
identifier_str_mv 10.23925/2594-3871.2019v28i2p287-311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/37363/30716
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Bianca Oliveira Pinheiro, Paulo Coelho Castelo Branco, Rodrigo Lopes Miranda
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Bianca Oliveira Pinheiro, Paulo Coelho Castelo Branco, Rodrigo Lopes Miranda
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Revista; v. 28 n. 2 (2019); 287-311
2594-3871
1413-4063
reponame:Psicologia Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Psicologia Revista (Online)
collection Psicologia Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv psicorevista@pucsp.br
_version_ 1796797336227151872