Experiências formativas de psicólogos docentes de uma universidade interiorana: análise fenomenológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Revista (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/37363 |
Resumo: | Objetivamos compreender o processo formativo de psicólogos docentes de uma instituição pública de ensino superior situada na cidade de Vitória da Conquista, interior do estado da Bahia. A pesquisa foi orientada qualitativamente pelo método fenomenológico empírico de Amedeo Giorgi e foi conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro docentes. As experiências dos professores apontam para várias dificuldades relacionadas a: adequação da matriz curricular; distanciamento administrativo da sede localizada em Salvador; uma sobrecarga de trabalho, decorrente do número reduzido de docentes. Contudo, as experiências docentes demonstram significados positivos, especialmente do ponto de vista formativo e pessoal para lidar com o desenvolvimento local e institucional, dos aspectos relacionais proximais entre discentes e docentes e do retorno à terra natal. Concluímos, ainda, com o apontamento de pesquisas comparativas entre o processo formativo docente na capital e no interior, além de uma análise do Projeto Político Pedagógico e da matriz curricular do curso pesquisado para entender como ele se configura em suas especificidades na capital e no interior. |
id |
PUC_SP-14_3752524ca0a3fcbd41959393bf5bf215 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37363 |
network_acronym_str |
PUC_SP-14 |
network_name_str |
Psicologia Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiências formativas de psicólogos docentes de uma universidade interiorana: análise fenomenológicafenomenologiaformação do psicólogoprofessoresuniversidadesObjetivamos compreender o processo formativo de psicólogos docentes de uma instituição pública de ensino superior situada na cidade de Vitória da Conquista, interior do estado da Bahia. A pesquisa foi orientada qualitativamente pelo método fenomenológico empírico de Amedeo Giorgi e foi conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro docentes. As experiências dos professores apontam para várias dificuldades relacionadas a: adequação da matriz curricular; distanciamento administrativo da sede localizada em Salvador; uma sobrecarga de trabalho, decorrente do número reduzido de docentes. Contudo, as experiências docentes demonstram significados positivos, especialmente do ponto de vista formativo e pessoal para lidar com o desenvolvimento local e institucional, dos aspectos relacionais proximais entre discentes e docentes e do retorno à terra natal. Concluímos, ainda, com o apontamento de pesquisas comparativas entre o processo formativo docente na capital e no interior, além de uma análise do Projeto Político Pedagógico e da matriz curricular do curso pesquisado para entender como ele se configura em suas especificidades na capital e no interior.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde2019-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/3736310.23925/2594-3871.2019v28i2p287-311Psicologia Revista; v. 28 n. 2 (2019); 287-3112594-38711413-4063reponame:Psicologia Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/37363/30716Copyright (c) 2019 Bianca Oliveira Pinheiro, Paulo Coelho Castelo Branco, Rodrigo Lopes Mirandahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Bianca OliveiraCastelo Branco, Paulo CoelhoMiranda, Rodrigo Lopes2019-12-11T17:55:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37363Revistahttps://revistas.pucsp.br/psicorevistaPRIhttps://revistas.pucsp.br/psicorevista/oaipsicorevista@pucsp.br2594-38711413-4063opendoar:2019-12-11T17:55:57Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências formativas de psicólogos docentes de uma universidade interiorana: análise fenomenológica |
title |
Experiências formativas de psicólogos docentes de uma universidade interiorana: análise fenomenológica |
spellingShingle |
Experiências formativas de psicólogos docentes de uma universidade interiorana: análise fenomenológica Pinheiro, Bianca Oliveira fenomenologia formação do psicólogo professores universidades |
title_short |
Experiências formativas de psicólogos docentes de uma universidade interiorana: análise fenomenológica |
title_full |
Experiências formativas de psicólogos docentes de uma universidade interiorana: análise fenomenológica |
title_fullStr |
Experiências formativas de psicólogos docentes de uma universidade interiorana: análise fenomenológica |
title_full_unstemmed |
Experiências formativas de psicólogos docentes de uma universidade interiorana: análise fenomenológica |
title_sort |
Experiências formativas de psicólogos docentes de uma universidade interiorana: análise fenomenológica |
author |
Pinheiro, Bianca Oliveira |
author_facet |
Pinheiro, Bianca Oliveira Castelo Branco, Paulo Coelho Miranda, Rodrigo Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Castelo Branco, Paulo Coelho Miranda, Rodrigo Lopes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Bianca Oliveira Castelo Branco, Paulo Coelho Miranda, Rodrigo Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
fenomenologia formação do psicólogo professores universidades |
topic |
fenomenologia formação do psicólogo professores universidades |
description |
Objetivamos compreender o processo formativo de psicólogos docentes de uma instituição pública de ensino superior situada na cidade de Vitória da Conquista, interior do estado da Bahia. A pesquisa foi orientada qualitativamente pelo método fenomenológico empírico de Amedeo Giorgi e foi conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro docentes. As experiências dos professores apontam para várias dificuldades relacionadas a: adequação da matriz curricular; distanciamento administrativo da sede localizada em Salvador; uma sobrecarga de trabalho, decorrente do número reduzido de docentes. Contudo, as experiências docentes demonstram significados positivos, especialmente do ponto de vista formativo e pessoal para lidar com o desenvolvimento local e institucional, dos aspectos relacionais proximais entre discentes e docentes e do retorno à terra natal. Concluímos, ainda, com o apontamento de pesquisas comparativas entre o processo formativo docente na capital e no interior, além de uma análise do Projeto Político Pedagógico e da matriz curricular do curso pesquisado para entender como ele se configura em suas especificidades na capital e no interior. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/37363 10.23925/2594-3871.2019v28i2p287-311 |
url |
https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/37363 |
identifier_str_mv |
10.23925/2594-3871.2019v28i2p287-311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/37363/30716 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Bianca Oliveira Pinheiro, Paulo Coelho Castelo Branco, Rodrigo Lopes Miranda https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Bianca Oliveira Pinheiro, Paulo Coelho Castelo Branco, Rodrigo Lopes Miranda https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Revista; v. 28 n. 2 (2019); 287-311 2594-3871 1413-4063 reponame:Psicologia Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Psicologia Revista (Online) |
collection |
Psicologia Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
psicorevista@pucsp.br |
_version_ |
1796797336227151872 |