A experiência de estudantes sobre a atenção psicológica disponibilizada na universidade: um estudo fenomenológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Memorandum (Belo Horizonte) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6466 |
Resumo: | Esta pesquisa qualitativa de inspiração fenomenológica buscou compreender e interpretar a experiência de universitários em relação ao atendimento psicológico disponibilizado pela instituição. Treze graduandos, entre 18 e 25 anos, de áreas do conhecimento variadas e que vivenciaram psicoterapia de tempo determinado e/ou grupo terapêutico participaram de encontros individuais de natureza dialógica. A análise, a partir da construção de narrativas sobre os encontros, num movimento fenomenológico de construção de sentido, evidenciou que os participantes: a) vivenciaram um encontro consigo mesmos e com outras pessoas, desvelando-lhes novos significados; b) perceberam o desencadeamento de um processo pessoal transformador; c) sentiram-se desafiados face a um atendimento breve, d) atribuíram a importância da atenção psicológica mais à descoberta de um novo modo de ser e relacionar-se do que ao aprofundamento de questões; e) consideraram necessária a atenção psicológica na universidade. Concluiu-se que a atenção psicológica no contexto universitário possibilita um processo de reestruturação pessoal. |
id |
UFMG-25_29cc709833ad58ffece7fb3e6a26f445 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/6466 |
network_acronym_str |
UFMG-25 |
network_name_str |
Memorandum (Belo Horizonte) |
repository_id_str |
|
spelling |
A experiência de estudantes sobre a atenção psicológica disponibilizada na universidade: um estudo fenomenológicoatenção psicológicanarrativafenomenologiaexperiênciaEsta pesquisa qualitativa de inspiração fenomenológica buscou compreender e interpretar a experiência de universitários em relação ao atendimento psicológico disponibilizado pela instituição. Treze graduandos, entre 18 e 25 anos, de áreas do conhecimento variadas e que vivenciaram psicoterapia de tempo determinado e/ou grupo terapêutico participaram de encontros individuais de natureza dialógica. A análise, a partir da construção de narrativas sobre os encontros, num movimento fenomenológico de construção de sentido, evidenciou que os participantes: a) vivenciaram um encontro consigo mesmos e com outras pessoas, desvelando-lhes novos significados; b) perceberam o desencadeamento de um processo pessoal transformador; c) sentiram-se desafiados face a um atendimento breve, d) atribuíram a importância da atenção psicológica mais à descoberta de um novo modo de ser e relacionar-se do que ao aprofundamento de questões; e) consideraram necessária a atenção psicológica na universidade. Concluiu-se que a atenção psicológica no contexto universitário possibilita um processo de reestruturação pessoal. Universidade Federal de Minas Gerais2017-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6466Memorandum: Memory and History in Psychology ; Vol. 28 (2015); 221-239Memorandum: Memória e História em Psicologia; v. 28 (2015); 221-2391676-1669reponame:Memorandum (Belo Horizonte)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6466/4053Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Grasiela Gomide deCury, Vera Engler2019-10-22T20:07:57Zoai:periodicos.ufmg.br:article/6466Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/oaidecae@fae.ufmg.br1676-16691676-1669opendoar:2019-10-22T20:07:57Memorandum (Belo Horizonte) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A experiência de estudantes sobre a atenção psicológica disponibilizada na universidade: um estudo fenomenológico |
title |
A experiência de estudantes sobre a atenção psicológica disponibilizada na universidade: um estudo fenomenológico |
spellingShingle |
A experiência de estudantes sobre a atenção psicológica disponibilizada na universidade: um estudo fenomenológico Souza, Grasiela Gomide de atenção psicológica narrativa fenomenologia experiência |
title_short |
A experiência de estudantes sobre a atenção psicológica disponibilizada na universidade: um estudo fenomenológico |
title_full |
A experiência de estudantes sobre a atenção psicológica disponibilizada na universidade: um estudo fenomenológico |
title_fullStr |
A experiência de estudantes sobre a atenção psicológica disponibilizada na universidade: um estudo fenomenológico |
title_full_unstemmed |
A experiência de estudantes sobre a atenção psicológica disponibilizada na universidade: um estudo fenomenológico |
title_sort |
A experiência de estudantes sobre a atenção psicológica disponibilizada na universidade: um estudo fenomenológico |
author |
Souza, Grasiela Gomide de |
author_facet |
Souza, Grasiela Gomide de Cury, Vera Engler |
author_role |
author |
author2 |
Cury, Vera Engler |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Grasiela Gomide de Cury, Vera Engler |
dc.subject.por.fl_str_mv |
atenção psicológica narrativa fenomenologia experiência |
topic |
atenção psicológica narrativa fenomenologia experiência |
description |
Esta pesquisa qualitativa de inspiração fenomenológica buscou compreender e interpretar a experiência de universitários em relação ao atendimento psicológico disponibilizado pela instituição. Treze graduandos, entre 18 e 25 anos, de áreas do conhecimento variadas e que vivenciaram psicoterapia de tempo determinado e/ou grupo terapêutico participaram de encontros individuais de natureza dialógica. A análise, a partir da construção de narrativas sobre os encontros, num movimento fenomenológico de construção de sentido, evidenciou que os participantes: a) vivenciaram um encontro consigo mesmos e com outras pessoas, desvelando-lhes novos significados; b) perceberam o desencadeamento de um processo pessoal transformador; c) sentiram-se desafiados face a um atendimento breve, d) atribuíram a importância da atenção psicológica mais à descoberta de um novo modo de ser e relacionar-se do que ao aprofundamento de questões; e) consideraram necessária a atenção psicológica na universidade. Concluiu-se que a atenção psicológica no contexto universitário possibilita um processo de reestruturação pessoal. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6466 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6466/4053 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Memorandum: Memory and History in Psychology ; Vol. 28 (2015); 221-239 Memorandum: Memória e História em Psicologia; v. 28 (2015); 221-239 1676-1669 reponame:Memorandum (Belo Horizonte) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Memorandum (Belo Horizonte) |
collection |
Memorandum (Belo Horizonte) |
repository.name.fl_str_mv |
Memorandum (Belo Horizonte) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
decae@fae.ufmg.br |
_version_ |
1797053976766578688 |