A experiência de estudantes sobre a atenção psicológica disponibilizada na universidade: um estudo fenomenológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Grasiela Gomide de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cury, Vera Engler
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Memorandum (Belo Horizonte)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6466
Resumo: Esta pesquisa qualitativa de inspiração fenomenológica buscou compreender e interpretar a experiência de universitários em relação ao atendimento psicológico disponibilizado pela instituição. Treze graduandos, entre 18 e 25 anos, de áreas do conhecimento variadas e que vivenciaram psicoterapia de tempo determinado e/ou grupo terapêutico participaram de encontros individuais de natureza dialógica. A análise, a partir  da construção de narrativas sobre os encontros, num movimento fenomenológico de construção de sentido, evidenciou que os participantes: a) vivenciaram um encontro consigo mesmos e com outras pessoas, desvelando-lhes novos significados; b) perceberam o desencadeamento de um processo pessoal transformador; c) sentiram-se desafiados face a um atendimento breve, d) atribuíram a importância da atenção psicológica mais à descoberta de um novo modo de ser e relacionar-se do que ao aprofundamento de questões; e) consideraram necessária a atenção psicológica na universidade.  Concluiu-se que a atenção psicológica no contexto universitário possibilita um processo de reestruturação pessoal.   
id UFMG-25_29cc709833ad58ffece7fb3e6a26f445
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/6466
network_acronym_str UFMG-25
network_name_str Memorandum (Belo Horizonte)
repository_id_str
spelling A experiência de estudantes sobre a atenção psicológica disponibilizada na universidade: um estudo fenomenológicoatenção psicológicanarrativafenomenologiaexperiênciaEsta pesquisa qualitativa de inspiração fenomenológica buscou compreender e interpretar a experiência de universitários em relação ao atendimento psicológico disponibilizado pela instituição. Treze graduandos, entre 18 e 25 anos, de áreas do conhecimento variadas e que vivenciaram psicoterapia de tempo determinado e/ou grupo terapêutico participaram de encontros individuais de natureza dialógica. A análise, a partir  da construção de narrativas sobre os encontros, num movimento fenomenológico de construção de sentido, evidenciou que os participantes: a) vivenciaram um encontro consigo mesmos e com outras pessoas, desvelando-lhes novos significados; b) perceberam o desencadeamento de um processo pessoal transformador; c) sentiram-se desafiados face a um atendimento breve, d) atribuíram a importância da atenção psicológica mais à descoberta de um novo modo de ser e relacionar-se do que ao aprofundamento de questões; e) consideraram necessária a atenção psicológica na universidade.  Concluiu-se que a atenção psicológica no contexto universitário possibilita um processo de reestruturação pessoal.   Universidade Federal de Minas Gerais2017-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6466Memorandum: Memory and History in Psychology ; Vol. 28 (2015); 221-239Memorandum: Memória e História em Psicologia; v. 28 (2015); 221-2391676-1669reponame:Memorandum (Belo Horizonte)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6466/4053Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Grasiela Gomide deCury, Vera Engler2019-10-22T20:07:57Zoai:periodicos.ufmg.br:article/6466Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/oaidecae@fae.ufmg.br1676-16691676-1669opendoar:2019-10-22T20:07:57Memorandum (Belo Horizonte) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A experiência de estudantes sobre a atenção psicológica disponibilizada na universidade: um estudo fenomenológico
title A experiência de estudantes sobre a atenção psicológica disponibilizada na universidade: um estudo fenomenológico
spellingShingle A experiência de estudantes sobre a atenção psicológica disponibilizada na universidade: um estudo fenomenológico
Souza, Grasiela Gomide de
atenção psicológica
narrativa
fenomenologia
experiência
title_short A experiência de estudantes sobre a atenção psicológica disponibilizada na universidade: um estudo fenomenológico
title_full A experiência de estudantes sobre a atenção psicológica disponibilizada na universidade: um estudo fenomenológico
title_fullStr A experiência de estudantes sobre a atenção psicológica disponibilizada na universidade: um estudo fenomenológico
title_full_unstemmed A experiência de estudantes sobre a atenção psicológica disponibilizada na universidade: um estudo fenomenológico
title_sort A experiência de estudantes sobre a atenção psicológica disponibilizada na universidade: um estudo fenomenológico
author Souza, Grasiela Gomide de
author_facet Souza, Grasiela Gomide de
Cury, Vera Engler
author_role author
author2 Cury, Vera Engler
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Grasiela Gomide de
Cury, Vera Engler
dc.subject.por.fl_str_mv atenção psicológica
narrativa
fenomenologia
experiência
topic atenção psicológica
narrativa
fenomenologia
experiência
description Esta pesquisa qualitativa de inspiração fenomenológica buscou compreender e interpretar a experiência de universitários em relação ao atendimento psicológico disponibilizado pela instituição. Treze graduandos, entre 18 e 25 anos, de áreas do conhecimento variadas e que vivenciaram psicoterapia de tempo determinado e/ou grupo terapêutico participaram de encontros individuais de natureza dialógica. A análise, a partir  da construção de narrativas sobre os encontros, num movimento fenomenológico de construção de sentido, evidenciou que os participantes: a) vivenciaram um encontro consigo mesmos e com outras pessoas, desvelando-lhes novos significados; b) perceberam o desencadeamento de um processo pessoal transformador; c) sentiram-se desafiados face a um atendimento breve, d) atribuíram a importância da atenção psicológica mais à descoberta de um novo modo de ser e relacionar-se do que ao aprofundamento de questões; e) consideraram necessária a atenção psicológica na universidade.  Concluiu-se que a atenção psicológica no contexto universitário possibilita um processo de reestruturação pessoal.   
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6466
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6466/4053
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Memorandum: Memory and History in Psychology ; Vol. 28 (2015); 221-239
Memorandum: Memória e História em Psicologia; v. 28 (2015); 221-239
1676-1669
reponame:Memorandum (Belo Horizonte)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Memorandum (Belo Horizonte)
collection Memorandum (Belo Horizonte)
repository.name.fl_str_mv Memorandum (Belo Horizonte) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv decae@fae.ufmg.br
_version_ 1797053976766578688