Uma experiência de articulação entre ensino e extensão: o projeto “Dispositivos grupais na rede pública de saúde”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Revista (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18018 |
Resumo: | O texto apresenta um projeto de extensão desenvolvido na Faculdade de Psicologia da PUC-SP que teve por objetivo colaborar para o aprimoramento das práticas grupais desenvolvidas por profissionais da rede pública de saúde por meio de atividades de formação e de apoio à sistematização, análise e problematização de algumas dessas práticas. O projeto apoiou dez equipes (UBS, ambulatórios e serviços especializados) na escrita e no debate de suas práticas grupais, tendo contribuído para promover uma rede de troca de saberes entre os serviços e visibilidade para as invenções por eles produzidas. O trabalho discute ainda o estatuto das práticas grupais nos serviços públicos de saúde e as razões do déficit de formação dos seus agentes: um efeito da privatização dos bens públicos, em detrimento de políticas de formação dos profissionais que atuam nas instituições públicas, condenados a práticas pouco valorizadas e pouco legitimadas, com resultados devastadores de ineficácia, precariedade e desqualificação social. Discutem-se também as concepções de formação e extensão que orientam nosso trabalho, na direção de permitir a construção de uma postura de colaboração técnico-teórica que mobilize novas culturas de funcionamento no campo da saúde. |
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