Formação do indivíduo, capitalismo liberal e psicanálise: algumas contribuições da primeira geração da escola de Frankfurt
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Revista (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/29614 |
Resumo: | O presente artigo tem como referencial teórico a Teoria Crítica da Sociedade proposta pela primeira geração da Escola de Frankfurt, especialmente as contribuições de T. W. Adorno e H. Marcuse. Pretende-se discutir contribuições e contradições da psicanálise freudiana a partir da formação do indivíduo no capitalismo, como também, descrever a relação indivíduo e sociedade, dando prioridade às contradições do indivíduo liberal na perspectiva freudiana à luz da crítica da Escola de Frankfurt. Para tanto, foram tomadas como base do estudo três obras de Freud consideradas relevantes no que tange a relação indivíduo, sociedade e cultura. A psicanálise freudiana é apresentada a partir da sua defesa e crítica da ideologia liberal levando-se em consideração a perspectiva dos autores de referência. Destaca-se a importância da psicanálise como instrumento de crítica social, mesmo com seus aspectos ideológicos, pois esta, em suas próprias contradições, mantém a não identidade na relação indivíduo e sociedade fazendo ao mesmo tempo a defesa e a crítica da ideologia liberal e acentuando o caráter repressivo da civilização. |
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