Grupo de acolhimento: relato da experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Carmen Alvarez da Costa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Medina, Rita Menezes, Bossetto, Sandra, Cruz, Terezinha Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Revista (Online)
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18020
Resumo: Este artigo é resultado de uma produção coletiva de quatro psicólogas da equipe da Clínica de Psiquiatria e Psicologia da Infância e Adolescência (PPIA) do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM). O texto aborda a criação de um dispositivo de atendimento como resposta a uma crise institucional – perda de profissionais e aumento da demanda de casos graves e urgentes. A idéia é de compartilhar esta experiência, ressaltando a reflexão sobre os efeitos clínicos desse recurso, ao qual se deu o nome de grupo de acolhimento. Buscando situar este momento de criação, partiu-se nesse trabalho do relato do contexto histórico e institucional e da análise dos fundamentos éticos que a orientaram. Na seqüência, apresentam-se dois recortes de atendimento: um grupo com crianças e um grupo com adolescentes. A ênfase no poder falar/ser escutado, não ver adiado um pedido de interlocução no momento crítico, constituiu-se em um dos princípios fundamentais do grupo de acolhimento. A partir do reconhecimento da instalação do momento de crise institucional, impeditivo de fluidez nos atendimentos, a equipe, ao lançar mão deste novo recurso, promove mudanças significativas junto aos pacientes, no trato com a "fila de espera", no seu olhar para o trabalho, e para si própria.
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