Grupo de acolhimento: relato da experiência
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Revista (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18020 |
Resumo: | Este artigo é resultado de uma produção coletiva de quatro psicólogas da equipe da Clínica de Psiquiatria e Psicologia da Infância e Adolescência (PPIA) do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM). O texto aborda a criação de um dispositivo de atendimento como resposta a uma crise institucional – perda de profissionais e aumento da demanda de casos graves e urgentes. A idéia é de compartilhar esta experiência, ressaltando a reflexão sobre os efeitos clínicos desse recurso, ao qual se deu o nome de grupo de acolhimento. Buscando situar este momento de criação, partiu-se nesse trabalho do relato do contexto histórico e institucional e da análise dos fundamentos éticos que a orientaram. Na seqüência, apresentam-se dois recortes de atendimento: um grupo com crianças e um grupo com adolescentes. A ênfase no poder falar/ser escutado, não ver adiado um pedido de interlocução no momento crítico, constituiu-se em um dos princípios fundamentais do grupo de acolhimento. A partir do reconhecimento da instalação do momento de crise institucional, impeditivo de fluidez nos atendimentos, a equipe, ao lançar mão deste novo recurso, promove mudanças significativas junto aos pacientes, no trato com a "fila de espera", no seu olhar para o trabalho, e para si própria. |
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Grupo de acolhimento: relato da experiênciaEste artigo é resultado de uma produção coletiva de quatro psicólogas da equipe da Clínica de Psiquiatria e Psicologia da Infância e Adolescência (PPIA) do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM). O texto aborda a criação de um dispositivo de atendimento como resposta a uma crise institucional – perda de profissionais e aumento da demanda de casos graves e urgentes. A idéia é de compartilhar esta experiência, ressaltando a reflexão sobre os efeitos clínicos desse recurso, ao qual se deu o nome de grupo de acolhimento. Buscando situar este momento de criação, partiu-se nesse trabalho do relato do contexto histórico e institucional e da análise dos fundamentos éticos que a orientaram. Na seqüência, apresentam-se dois recortes de atendimento: um grupo com crianças e um grupo com adolescentes. A ênfase no poder falar/ser escutado, não ver adiado um pedido de interlocução no momento crítico, constituiu-se em um dos princípios fundamentais do grupo de acolhimento. A partir do reconhecimento da instalação do momento de crise institucional, impeditivo de fluidez nos atendimentos, a equipe, ao lançar mão deste novo recurso, promove mudanças significativas junto aos pacientes, no trato com a "fila de espera", no seu olhar para o trabalho, e para si própria.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde2014-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18020Psicologia Revista; v. 17 n. 1/2 (2008); 43-582594-38711413-4063reponame:Psicologia Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18020/13381Copyright (c) 2014 Carmen Alvarez da Costa Carvalho, Rita Menezes Medina, Sandra Bossetto, Terezinha Almeida Cruzhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Carmen Alvarez da CostaMedina, Rita MenezesBossetto, SandraCruz, Terezinha Almeida2024-04-19T20:35:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18020Revistahttps://revistas.pucsp.br/psicorevistaPRIhttps://revistas.pucsp.br/psicorevista/oaipsicorevista@pucsp.br2594-38711413-4063opendoar:2024-04-19T20:35:28Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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