A tomada de perspectiva social: uma análise qualitativa com estudantes paraibanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Izayana Pereira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sampaio, Leonardo, Formiga, Nilton, Abreu, Eloá Losano, Moreira, Pollyana, Camino, Cleonice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Revista (Online)
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/29613
Resumo: Este estudo teve o objetivo avaliar a capacidade de tomada de perspectiva de estudantes (crianças, adolescentes e adultos) matriculados nas redes pública e privada de ensino da cidade de João Pessoa e verificar a influência das variáveis idade, tipo de escola e gênero sobre esta capacidade. O enfoque teórico adotado foi a teoria de Robert Selman sobre a tomada de perspectiva social. Participaram 149 estudantes com idades variando entre 5 e 26 anos, homens e mulheres; estes responderam um questionário com o dilema de Olga e o dilema dos Sem-terra e dados sócio-demográficos. As respostas sobre os dilemas foram categorizadas conforme os níveis de tomada de perspectiva social propostos por Selman. A análise das freqüências de respostas dadas ao dilema de Olga revelou diferenças significativas em relação à variável idade; não foram encontradas diferenças quanto às variáveis tipo de escola e sexo. Já a análise das freqüências de respostas dadas ao dilema dos sem terra revelou diferenças significativas quanto à idade e o tipo de escola. Os resultados foram discutidos com base na literatura e em estudos empíricos pertinentes.
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