Os primeiros dias de um curso de lógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Troster, Tomás
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Xavier, Roger
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cognitio (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/article/view/52379
Resumo: Este breve artigo esboça a opinião de um lógico sobre algumas ideias básicas que deveriam ser apresentadas nos primeiros dias de qualquer curso de lógica. Ele trata da natureza e dos objetivos da lógica. Ele discute o que um estudante pode esperar alcançar com o estudo da lógica e também alerta sobre os problemas e obstáculos que um estudante deverá superar ou com os quais deverá aprender a conviver. O artigo também introduz vários termos-chave que um estudante encontrará na lógica.Uma proposição é ou verdadeira ou falsa per se – e não “para esta ou aquela pessoa”. Um argumento é ou válido ou inválido per se – e não “para esta ou aquela pessoa”. Uma argumentação é ou concludente ou inconcludente – não per se, mas sim para uma pessoa.No entanto, que uma dada argumentação seja concludente para uma certa pessoa é sem dúvida uma questão indissociável dos pensamentos subjetivos de tal pessoa, mas apenas em certos aspectos: se uma determinada argumentação é concludente para uma pessoa, mas não para outra, a primeira sabe de algo que a segunda não sabe. Além disso, nem toda argumentação que alguém pensa ser concludente para certa pessoa é de fato concludente para tal pessoa. O caráter concludente de uma argumentação envolve outros elementos além da subjetividade.Algumas leituras são sugeridas ao longo do texto em citações entre parênteses e listadas nas referências bibliográficas no final do artigo.
id PUC_SP-15_d75acaa611cb7079621768d99fd27f6f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/52379
network_acronym_str PUC_SP-15
network_name_str Cognitio (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Os primeiros dias de um curso de lógicalógicaargumentaçãopetição de princípiodemonstraçãodeduçãoEste breve artigo esboça a opinião de um lógico sobre algumas ideias básicas que deveriam ser apresentadas nos primeiros dias de qualquer curso de lógica. Ele trata da natureza e dos objetivos da lógica. Ele discute o que um estudante pode esperar alcançar com o estudo da lógica e também alerta sobre os problemas e obstáculos que um estudante deverá superar ou com os quais deverá aprender a conviver. O artigo também introduz vários termos-chave que um estudante encontrará na lógica.Uma proposição é ou verdadeira ou falsa per se – e não “para esta ou aquela pessoa”. Um argumento é ou válido ou inválido per se – e não “para esta ou aquela pessoa”. Uma argumentação é ou concludente ou inconcludente – não per se, mas sim para uma pessoa.No entanto, que uma dada argumentação seja concludente para uma certa pessoa é sem dúvida uma questão indissociável dos pensamentos subjetivos de tal pessoa, mas apenas em certos aspectos: se uma determinada argumentação é concludente para uma pessoa, mas não para outra, a primeira sabe de algo que a segunda não sabe. Além disso, nem toda argumentação que alguém pensa ser concludente para certa pessoa é de fato concludente para tal pessoa. O caráter concludente de uma argumentação envolve outros elementos além da subjetividade.Algumas leituras são sugeridas ao longo do texto em citações entre parênteses e listadas nas referências bibliográficas no final do artigo.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/article/view/5237910.23925/2316-5278.2021v22i1:e52379Cognitio: Revista de Filosofia; Vol. 22 No. 1 (2021): Cognitio: Revista de Filosofia; e52379Cognitio: Revista de Filosofia; v. 22 n. 1 (2021): Cognitio: Revista de Filosofia; e523792316-52781518-7187reponame:Cognitio (São Paulo. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/article/view/52379/38757Copyright (c) 2021 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTroster, TomásXavier, Roger2021-12-31T22:19:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/52379Revistahttps://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofiaPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/oairevcognitio@gmail.com2316-52781518-7187opendoar:2021-12-31T22:19:17Cognitio (São Paulo. Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os primeiros dias de um curso de lógica
title Os primeiros dias de um curso de lógica
spellingShingle Os primeiros dias de um curso de lógica
Troster, Tomás
lógica
argumentação
petição de princípio
demonstração
dedução
title_short Os primeiros dias de um curso de lógica
title_full Os primeiros dias de um curso de lógica
title_fullStr Os primeiros dias de um curso de lógica
title_full_unstemmed Os primeiros dias de um curso de lógica
title_sort Os primeiros dias de um curso de lógica
author Troster, Tomás
author_facet Troster, Tomás
Xavier, Roger
author_role author
author2 Xavier, Roger
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Troster, Tomás
Xavier, Roger
dc.subject.por.fl_str_mv lógica
argumentação
petição de princípio
demonstração
dedução
topic lógica
argumentação
petição de princípio
demonstração
dedução
description Este breve artigo esboça a opinião de um lógico sobre algumas ideias básicas que deveriam ser apresentadas nos primeiros dias de qualquer curso de lógica. Ele trata da natureza e dos objetivos da lógica. Ele discute o que um estudante pode esperar alcançar com o estudo da lógica e também alerta sobre os problemas e obstáculos que um estudante deverá superar ou com os quais deverá aprender a conviver. O artigo também introduz vários termos-chave que um estudante encontrará na lógica.Uma proposição é ou verdadeira ou falsa per se – e não “para esta ou aquela pessoa”. Um argumento é ou válido ou inválido per se – e não “para esta ou aquela pessoa”. Uma argumentação é ou concludente ou inconcludente – não per se, mas sim para uma pessoa.No entanto, que uma dada argumentação seja concludente para uma certa pessoa é sem dúvida uma questão indissociável dos pensamentos subjetivos de tal pessoa, mas apenas em certos aspectos: se uma determinada argumentação é concludente para uma pessoa, mas não para outra, a primeira sabe de algo que a segunda não sabe. Além disso, nem toda argumentação que alguém pensa ser concludente para certa pessoa é de fato concludente para tal pessoa. O caráter concludente de uma argumentação envolve outros elementos além da subjetividade.Algumas leituras são sugeridas ao longo do texto em citações entre parênteses e listadas nas referências bibliográficas no final do artigo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/article/view/52379
10.23925/2316-5278.2021v22i1:e52379
url https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/article/view/52379
identifier_str_mv 10.23925/2316-5278.2021v22i1:e52379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/article/view/52379/38757
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Cognitio: Revista de Filosofia; Vol. 22 No. 1 (2021): Cognitio: Revista de Filosofia; e52379
Cognitio: Revista de Filosofia; v. 22 n. 1 (2021): Cognitio: Revista de Filosofia; e52379
2316-5278
1518-7187
reponame:Cognitio (São Paulo. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Cognitio (São Paulo. Online)
collection Cognitio (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv Cognitio (São Paulo. Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv revcognitio@gmail.com
_version_ 1803387422337138688