Os primeiros dias de um curso de lógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cognitio (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/article/view/52379 |
Resumo: | Este breve artigo esboça a opinião de um lógico sobre algumas ideias básicas que deveriam ser apresentadas nos primeiros dias de qualquer curso de lógica. Ele trata da natureza e dos objetivos da lógica. Ele discute o que um estudante pode esperar alcançar com o estudo da lógica e também alerta sobre os problemas e obstáculos que um estudante deverá superar ou com os quais deverá aprender a conviver. O artigo também introduz vários termos-chave que um estudante encontrará na lógica.Uma proposição é ou verdadeira ou falsa per se – e não “para esta ou aquela pessoa”. Um argumento é ou válido ou inválido per se – e não “para esta ou aquela pessoa”. Uma argumentação é ou concludente ou inconcludente – não per se, mas sim para uma pessoa.No entanto, que uma dada argumentação seja concludente para uma certa pessoa é sem dúvida uma questão indissociável dos pensamentos subjetivos de tal pessoa, mas apenas em certos aspectos: se uma determinada argumentação é concludente para uma pessoa, mas não para outra, a primeira sabe de algo que a segunda não sabe. Além disso, nem toda argumentação que alguém pensa ser concludente para certa pessoa é de fato concludente para tal pessoa. O caráter concludente de uma argumentação envolve outros elementos além da subjetividade.Algumas leituras são sugeridas ao longo do texto em citações entre parênteses e listadas nas referências bibliográficas no final do artigo. |
id |
PUC_SP-15_d75acaa611cb7079621768d99fd27f6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/52379 |
network_acronym_str |
PUC_SP-15 |
network_name_str |
Cognitio (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os primeiros dias de um curso de lógicalógicaargumentaçãopetição de princípiodemonstraçãodeduçãoEste breve artigo esboça a opinião de um lógico sobre algumas ideias básicas que deveriam ser apresentadas nos primeiros dias de qualquer curso de lógica. Ele trata da natureza e dos objetivos da lógica. Ele discute o que um estudante pode esperar alcançar com o estudo da lógica e também alerta sobre os problemas e obstáculos que um estudante deverá superar ou com os quais deverá aprender a conviver. O artigo também introduz vários termos-chave que um estudante encontrará na lógica.Uma proposição é ou verdadeira ou falsa per se – e não “para esta ou aquela pessoa”. Um argumento é ou válido ou inválido per se – e não “para esta ou aquela pessoa”. Uma argumentação é ou concludente ou inconcludente – não per se, mas sim para uma pessoa.No entanto, que uma dada argumentação seja concludente para uma certa pessoa é sem dúvida uma questão indissociável dos pensamentos subjetivos de tal pessoa, mas apenas em certos aspectos: se uma determinada argumentação é concludente para uma pessoa, mas não para outra, a primeira sabe de algo que a segunda não sabe. Além disso, nem toda argumentação que alguém pensa ser concludente para certa pessoa é de fato concludente para tal pessoa. O caráter concludente de uma argumentação envolve outros elementos além da subjetividade.Algumas leituras são sugeridas ao longo do texto em citações entre parênteses e listadas nas referências bibliográficas no final do artigo.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/article/view/5237910.23925/2316-5278.2021v22i1:e52379Cognitio: Revista de Filosofia; Vol. 22 No. 1 (2021): Cognitio: Revista de Filosofia; e52379Cognitio: Revista de Filosofia; v. 22 n. 1 (2021): Cognitio: Revista de Filosofia; e523792316-52781518-7187reponame:Cognitio (São Paulo. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/article/view/52379/38757Copyright (c) 2021 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTroster, TomásXavier, Roger2021-12-31T22:19:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/52379Revistahttps://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofiaPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/oairevcognitio@gmail.com2316-52781518-7187opendoar:2021-12-31T22:19:17Cognitio (São Paulo. Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os primeiros dias de um curso de lógica |
title |
Os primeiros dias de um curso de lógica |
spellingShingle |
Os primeiros dias de um curso de lógica Troster, Tomás lógica argumentação petição de princípio demonstração dedução |
title_short |
Os primeiros dias de um curso de lógica |
title_full |
Os primeiros dias de um curso de lógica |
title_fullStr |
Os primeiros dias de um curso de lógica |
title_full_unstemmed |
Os primeiros dias de um curso de lógica |
title_sort |
Os primeiros dias de um curso de lógica |
author |
Troster, Tomás |
author_facet |
Troster, Tomás Xavier, Roger |
author_role |
author |
author2 |
Xavier, Roger |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Troster, Tomás Xavier, Roger |
dc.subject.por.fl_str_mv |
lógica argumentação petição de princípio demonstração dedução |
topic |
lógica argumentação petição de princípio demonstração dedução |
description |
Este breve artigo esboça a opinião de um lógico sobre algumas ideias básicas que deveriam ser apresentadas nos primeiros dias de qualquer curso de lógica. Ele trata da natureza e dos objetivos da lógica. Ele discute o que um estudante pode esperar alcançar com o estudo da lógica e também alerta sobre os problemas e obstáculos que um estudante deverá superar ou com os quais deverá aprender a conviver. O artigo também introduz vários termos-chave que um estudante encontrará na lógica.Uma proposição é ou verdadeira ou falsa per se – e não “para esta ou aquela pessoa”. Um argumento é ou válido ou inválido per se – e não “para esta ou aquela pessoa”. Uma argumentação é ou concludente ou inconcludente – não per se, mas sim para uma pessoa.No entanto, que uma dada argumentação seja concludente para uma certa pessoa é sem dúvida uma questão indissociável dos pensamentos subjetivos de tal pessoa, mas apenas em certos aspectos: se uma determinada argumentação é concludente para uma pessoa, mas não para outra, a primeira sabe de algo que a segunda não sabe. Além disso, nem toda argumentação que alguém pensa ser concludente para certa pessoa é de fato concludente para tal pessoa. O caráter concludente de uma argumentação envolve outros elementos além da subjetividade.Algumas leituras são sugeridas ao longo do texto em citações entre parênteses e listadas nas referências bibliográficas no final do artigo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/article/view/52379 10.23925/2316-5278.2021v22i1:e52379 |
url |
https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/article/view/52379 |
identifier_str_mv |
10.23925/2316-5278.2021v22i1:e52379 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/article/view/52379/38757 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cognitio: Revista de Filosofia; Vol. 22 No. 1 (2021): Cognitio: Revista de Filosofia; e52379 Cognitio: Revista de Filosofia; v. 22 n. 1 (2021): Cognitio: Revista de Filosofia; e52379 2316-5278 1518-7187 reponame:Cognitio (São Paulo. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Cognitio (São Paulo. Online) |
collection |
Cognitio (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cognitio (São Paulo. Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revcognitio@gmail.com |
_version_ |
1803387422337138688 |